25 abril 2009

E a procissão só ainda vai no adro...

PSD divide-se e arrisca perder hegemonia após 20 anos

"O social-democrata Eugénio de Castro prepara-se para terminar 20 anos de vida autárquica na Câmara de Carrazeda de Ansiães com três candidatos saídos das fileiras do PSD a quererem suceder-lhe no cargo.

A situação é considerada singular no distrito de Bragança e foi hoje confirmada com a apresentação de uma das candidaturas independentes e o reconhecimento da concelhia do PSD de que, nestas eleições, o partido irá enfrentar "uma dificuldade acrescida".

O PSD escolheu como candidato oficial um presidente de junta de freguesia, José Luís Correia, a antiga vereadora e deputada social-democrata Olímpia Candeias apresentou-se hoje como candidata independente e o actual vereador, António Augusto, promete também avançar como independente.

No seio do PSD há já quem diga que "o impensável pode acontecer" com a disputa eleitoral a ser decidida entre a independente Olímpia Candeias e o candidato do PS, Augusto Faustino, que concorreu nas últimas autárquicas contra o actual presidente Eugénio de Castro.

"Obviamente que concorro para ganhar", afirmou hoje Olímpia Candeias que disse à Lusa ter tomado a decisão de avançar como por ter sido "insistentemente pressionada pela população a fazê-lo".

Olímpia Candeias foi vereadora durante dois mandatos, entre 1997 e 2005, ano em que integrou as listas do PSD por Bragança às eleições legislativas, tendo ocupado o lugar de deputada durante poucos meses.

Considera que "a expectativa inicial era de que fosse naturalmente a candidata à Câmara", desde que o actual presidente recusou outra recandidatura.

Diz ter sido "maltratada" pela concelhia local do PSD, porque "antes de o ser já era" o candidato que acabou por ser oficializado, José Luis Correia, presidente da junta de freguesia de Vilarinho da Castanheira há 20 anos.

A concelhia do PSD reagiu de imediato à candidatura independente, acusando, em comunicado, Olímpia Candeias de "descarado oportunismo político para se servir e não para servir as populações".

Em declarações à Lusa, o presidente da concelhia, João Gonçalves disse que lamenta que "no PSD haja pessoas como Olímpia Candeias que não respeitam as regras", referindo-se ao processo de aprovação do candidato nos órgãos próprios.

João Gonçalves admite que a candidatura de Olímpia Cadeias "é uma dificuldade acrescida" para o PSD local porque "pode agregar alguns eleitores", mas promete continuar o "rumo traçado".

Escusou-se no entanto a comentar a falada candidatura do actual vereador, António Augusto, como independente "por ainda não ser oficial e porque não é militante do PSD", tendo integrado as listas há quatro anos como independente.

Questionado pela Lusa sobre o caso de Carrazeda de Ansiães, o presidente da distrital do PSD de Bragança, Adão Silva, limitou-se a elogiar as qualidades do candidato oficial do partido, José Luís Correia.

"O PSD fez uma opção muito sensata, acho que temos um grande candidato, profundamente ligado ao concelho, com conhecimento autárquico, professor, com muitas mostras de seriedade e honestidade e das pessoas mais trabalhadores", frisou.

O concelho de Carrazeda de Ansiães tem cerca de sete mil eleitores e elege cinco vereadores"

no DN
::::::::::::::::::::::::::::
Leia aqui o comunicado do PSD
::::::::::::::::::::::::::::
Olímpia Candeias diz que não foi bem tratada pelo seu partido. Leia aqui.

16 comentários:

Anónimo disse...

Foi damasiadamente bem tratada, não merecendo, como se comprova com a atitude que tomou. A Virtude, honestidade e dignidade, dignificam sempre as pessoas, mas ela não pensa assim.

Anónimo disse...

Não fale em dignidade sr.anónimo, pois a única pessoa digna nesse partido é a , ou melhor era a Drª. Olímpia Candeias.Concordem ou nãotambém foi à custa dela que Carrazeda esteve representada na Assembleia da República...TOMA...ENCAIXA
Ex PSD

Anónimo disse...

O seu partido queria o tgv e agora acha que não é oportuno, como é virtuoso,honesto e digno e necessário não ser subserviente e contestar com actos corajosos de se disponibilizarem para servir as pessoas...e não dar o aval a decisões de interesse-basta ver a constituição da Cl do PSD e o que fizeram os da COmisão Concelhia das Pessoas Sem Dignidade????
Deixem-se de moralismos e de prmoessas vãs...O PSD não é de gente arraceira...eu não sou e sou do PSD....
Com esse discurso troliteiro a lembrar os tempos da ignorancia e do PREC vão longe...

Anónimo disse...

Arruaceiros, os verdadeiros PSD não são arruaceiros, gostam da verdade e averdade não está com os Independentes. Esses é que são os arruaceiros do PSD.

Anónimo disse...

Ó sr. anónimo você disse tudo ...não é e é do PSD! Melhor você não sabe é o que é...!
A ignorância é sempre atrevida.
PSD revoltado.

Anónimo disse...

Estes PSD revoltados... isto é que não entendo. Futuramente empunham a bandeira do possível vencedor. Há sempre alguém que espera pelo final da campanha, oportunismo...
AC

Anónimo disse...

Oh amigo, revoltados estão os dissidentes, não lhe ofereceram poleiro, foram cantar de galo para os independentes.
F.P.

Anónimo disse...

Na verdade, esta senhora deve ser a mais recente aquisição do psd, quanto a militância... acorde senhora, sempre viu a politica como oportunismo, gosta sim, do barulho das luzes.
Mas é certo de que quem lhe esta a dar a mão, rapido se arrependerá!
Sofia

Anónimo disse...

Claro, quando quiserem continuar a chular a Câmara, já é tarde.
Maria

Anónimo disse...

QUAL É O PAPEL DO ACTUAL PRESIDENTE NESTA FESTA TODA?????????? alguém me explica que eu não percebo nada de politica.....

Anónimo disse...

VAI PELA CANDEIA QUE ILMINA SR. ANONIMO. É POR QUEM VAI O SR. PRESIDENTE.

Anónimo disse...

Nem precisa saber. É só MEDITAR!... Não vê que os actos falam por si?!

Anónimo disse...

O Presidente da Camara é soldado em todas as frentes de ataque, está com gregos e troianos...

Maria

Anónimo disse...

ISTO AGORA SIM É DEMOCRACIA EM PLENO.OS PSD`S PODEM VOTAR NÃO NUM,NÃO EM DOIS MAS SIM EM TRÊS CANDIDATOS, E SÓ ESCOLHER.
NUNCA ESTIVE TÃO DE ACORDO COM A NOSSA COMISSÃO POLITICA, JAMAIS HOUVE UM PROCESSO TÃO DEMOCRÁTICO.PARABENS.

Anónimo disse...

Candidato do PSD, que eu saiba só há um, é o José Luís e mais nenhum...

Anónimo disse...

As pessoas são livres de escolher... independentemente das suas convicções partidárias! Devemos ter em atenção, nos locais pequenos, que por vezes é mais importante votar nas pessoas do que nos próprios partidos!!! Pensem nisso!!! tirem as palas dessas cabeças, e olhem em todas as direcçoes... e mais importante os votos são secretos por isso nao tenham medo de votar em quem vocês realmente acreditam , e nao votem naquele em que acredita o seu amigo do lado!