04 julho 2011

Governo vai cortar entre mil e 1500 freguesias

É uma notícia do "I" (veja aqui). É um corte de mais de um terço no número de freguesias. Na mesma notícia, o governo prepara-se também para "reduzir o número de eleitos locais, reorganizar o sector empresarial local e passar algumas competências municipais para um nível supramunicipal." O memorando da troika (veja aqui) impõe a redução significativa de concelhos e freguesias e as alterações deverão entrar já em vigor no próximo ciclo eleitoral local. No seu programa, o governo fala apenas na promoção de "um acordo político alargado que viabilize uma reorganização do mapa administrativo visando a optimização e racionalização do número de órgãos autárquicos". Se há dúvidas, os responsáveis do governo apenas acrescentam que o memorando da troika é para cumprir.
No nosso concelho haverá condições para manter alguma freguesia? O número de residentes em cada freguesia tem vindo a diminuir drasticamente e algumas já estão em vias de extinção. O cartão de cidadão tem vindo também a diminuir o número de votantes pela associação do local de votação à residência. Os vínculos entre os eleitos e os eleitores são ténues e a pressão das populações na defesa dos seus presidentes de junta não terá qualquer expressão. O papel das juntas nas aldeias será facilmente substituível por uma qualquer equipa municipal, com proveito na racionalização de meios e recursos...

18 comentários:

Anónimo disse...

Vá lá,vá lá.Talvez fiquemos com o concelho.Mas sem freguesias, pois nenhuma delas tem razão de existir.
Os serviços municipais podem bem resolver os problemas de todas elas.
JLM

Anónimo disse...

Carai, isto anda tudo de patas para o ar. O JLM agora diz que o concelho não acaba. O JAM diz que acaba. O Camões não dizia que o mundo é composto de mudança?

josé alegre mesquita disse...

Decifrar as letras V.º Ex.ª saberá, mas compreender, duvido!...
E já agora que pensa, V.ª Ex.ª?

Anónimo disse...

Será que o "loby" da Associação de Municípios permite que mexam nos "caciques"? Pormim acho muito bem, neste e na maioria dos Concelhos do País não se justificam freguesias, a não ser mesmo para isso, "criar freguesia"isto é, "clientelas"! E acho que devem fazer o mesmo com alguns Municípios; fundi-los. Sabem que há Concelhos com 3mil, 4 e 5mil habitantes? Que é isto, senão freguesias? Sabem que há Concelhos com apenas 1 freguesia? É a hora de uma nova reorganização Administrativa!

Anónimo disse...

Não fique zangado, senhor professor. A coerência há muito que deixou de ser como a palavra de honra. Só os burros não mudam, mesmo com a realidade a bater-lhes na cara!

Anónimo disse...

Vá lá, afinal para que servem Concelhos como o nosso?
Para servir os caciques locais?
Zequinhas e outros que tais?

Anónimo disse...

Os governos têm medo de melindrar os defensores,a todo o custo, dos seus concelhos,embora estes não tenham já as características mínimas de municípios.
Por isso,os concelhos devem manter-se,porém apenas com os serviços administrativos estritamente necessários.As freguesias essas devem ir à vida numa boa parte pois já poucas pessoas ficam melindradas com isso.
JLM

Anónimo disse...

Os burros não mudam mesmo, e quem nasce torto também!!!

Anónimo disse...

Por um comunicado que andou por aí a freguesia de Pombal é uma das que parece não fazer falta.
Se o Presidente não «RESPONDE» ...
Para que serve?

Anónimo disse...

O que vale mesmo é que esse e seus acompanhantes são presidente, secretária e tesoureiro, mas de Paradela e não de Pombal, pelo que...está tudo dito!
Foi mesmo Paradela que os elegeu!

Anónimo disse...

Não querendo fazer generalizações, nem ofender ninguém, há presidentes de junta que transformaram a junta numa coutada sua e da família!Todos conhecem!..E as festas e comes e bebes(muitos beberes)servem para chamar o povo que se pela por um copo!...E assim se desenvolve uma aldeia...

Anónimo disse...

É ISSO MESMO E NÃO MAIS QUE ISSO!

Anónimo disse...

Com tanta gente iluminada no nosso concelho (e sem ironias)deve haver uma explicação para que continuemos entregues a gente que "sobrevive" à sombra do poder e de um cartão. "...o mundo é composto de mudança...". Venha ela, porque já tarda.

Anónimo disse...

Este Governo vai cortar nas freguesias? Esperemos para ver!... Não viram hoje o coro de autarcas que não, que eles não teem culpa do descalabro da despesa e que cortar freguesias e municípios nem pensar!...É que se acaba muito tacho a muito freguês!...Até agora ainda não vi nada a sério, é tudo ShoW Off!...

Anónimo disse...

Vamos ver se é desta vez que algum presidente dos 19 se levanta na assembleia municipal a reclamar a freguesia :) ou se continuam a ir para la a maior parte deles a dormir a cesta e a ganhar a senha de presença:)

Anónimo disse...

Este é o nobre serviço que os presidentes de junta prestam à Nação! mais meter uns trocos aos bolsos do trator,da máquina, dos caminhos, das facturas de telefone...dá um jeitão!

Anónimo disse...

carrazeda passa para o concelho de vila flor já......

Anónimo disse...

Há muito que estamos a cavar a nossa própria sepultura...
Neste tempo ainda há presidentes de junta de freguesia no nosso concelho (e se calhar nos outros é igual) a levar idosos a passeios ao rio e a outros sítios, a merendas e copos/votos!
Com este tipo de analfabetismo primário, com este tipo de procedimento tão deplorável, e dizer que não há um presidente de Câmara, como olhos na cara para observar tão ridículas atitudes, fazendo parar este churrilho de asneiras!
Que mais queremos nós que não seja o chicote em cima do pelo?!
Com franqueza!