AI OS SANTOS POPULARES!...
Portugal dizem os comentadores políticos e confirmam todos os políticos de todos os partidos, vive uma grande crise. O novo Governo de maioria PSD/CDS alerta os portugueses para as medidas urgentes e necessárias de apertar o cinto e não só. Vamos ter de aceitar um agravamento de impostos, por exemplo do Iva, cortes nas salários e pensões enfim um mar de problemas. Mas, enquanto as medidas chegam e não chegam, como diz o povo: - “Enquanto o pau vai e vem, folgam as costas..”.
Assim se entende a devoção aos nossos Santos Populares. Lá vai Santo António que Lisboa, mais uma vez honrou com as festas da cidade e que festas?!!!Depois vem o São João e desta vez foi na Invicta, a capital do Norte – o Porto, carago fez festa rija e o santo merece e por fim o São Pedro desta feita em Macedo de Cavaleiros – porque a tradição de São Pedro em Carrazeda de Ansiães, já há muito que se perdeu.-
Porém, não fica o concelho de Carrazeda sem participar activamente nos festejos aos santos populares. São as Associações Recreativas e Culturais das aldeias e também as Juntas de Freguesia, que promovem passeios, que organizam jogos tradicionais e festivais com sardinha e porco no espeto como se este início de Verão, fosse o último Verão das suas vidas.
Assim é que nos dias 24,25 e 26 de Junho, difícil mas mesmo difícil é escolher a aldeia para entrar e participar na festa, tal é a variedade e a oferta. Também a Câmara do concelho deu uma ajuda com a realização da II Feira Medieval da Idade Média. Vamos recordar o passado?! Mas como assim se nós ainda não saímos desse passado!!... Carrazeda continua na mesma desde a década de 80, aqui nada, rigorosamente nada acontece.
A população diminuiu numa década em mais de 1.500 almas, emigraram e imigram jovens e menos jovens. Aqui vivem os que se resignam e aspiram ver um dia a conclusão do IC5 para melhor se deslocarem a outras localidades. Deixou de haver o festival da música medieval, para haver estas feiras onde o povo, não vai comprar porque não há nada para vender. Vendem-se ilusões e momentos de encanto com serpentes e outros animais, exibem-se dançarinas e ouve-se música de antigamente. Os habitantes da vila e do concelho, com outras vestes modernas, óculos de sol e chaves do carro nas mãos e telemóveis á cintura, procuram com sorrisos amarelos uma diferença que não existe. O aspecto exterior não é tudo, não é pela albarda que se conhecem os burros... Mas pela mentalidade, pelo pensamento e acções do presente que nos possam conduzir rumo ao futuro...
E, como irão dizer os nossos governantes. Portugal é diferente da Grécia, não se podem comparar. Mas não se podem esquecer que do Norte ao Sul de Portugal, há pessoas que não compreendem o que se passa e necessitam de ajuda para perceber o que se passa á sua volta.
17 comentários:
Sei que tudo faz parte da vida.
Mas será com festas e festinhas,evento?; aqui ou ali que se resolvem os problemas do Concelho já de si tão carenciado em todas as vertentes?.Será com cruzeiros no RIO DOURO a custo zero para os idosos?.
E bom que a parte cultural não seja esquecida,mas o que eu depreendo é que tudo isto é um tapa olhos e a preparação para as próximas eleições.
Continue a defender os seus interesses SR Presidente e olhe só para as festinhas em vêz de trabalhar e defender com unhas e dentes os interesses de Carrazeda.
Aproveite agora que até lhe saíu na rifa um governo laranginha.
E se acrescentasse-mos o S.LUIS aos Santos Populares,que acham?.
Sempre era mais uma festa que ele tinha para aparecer...já que agora está em todas! E o Povo, simples, gosta é de festas!
È verdade caros trasmontanos,eis que é chegada a noticia que eu tanto temia,visto que existem por lá ,naqueles laranjais, quem fosse contra a auto-estrada para Trás -os-Montes,criticando o anterior governo de fazer estradas onde não passavam carros,ora aí está a decisão que eu temia,mas que os transmontanos(não todos claro)até mereciam....PARARAM AS OBRAS NO TÙNEL DO MARÂO...por quanto tempo? temo que indefinidamente.Pode ser que as pessoas agora vejam o erro que cometeram no passado dia 5 de Junho,e que isto sirva de alerta para o futuro amigos.
Manel, tu carrega-lhes!É que está boa aquela dos «óculos de sol e chaves do carro nas mãos e telemóveis á cintura». Só falta mesmo a saquinha a tiracolo, com a máquina fotográfica!
A paragem do túnel do Marão é para já o primeiro guardanapo do maço que está a ser aberto,muitos mais virão,disso não há dúvidas.
Agora limpem-se todos os transmontanos já que foi o distrito que mais votou no psd.
Isto é começo duma procissão que já está a sair do adro.
Sr. MBP.
Era este GUARDANAPO que queria?
Estou à espera do seu comentário.
ÓCULOS DE SOL, ATÉ O ADMNISTRADOR USA. E MÁQUINA FOTOGRÁFICA. qUE MAL BEM DAÍ AO MUNDO, MANEL?
Os óculos de sol até no Inverno dão jeito porque servem de paineis solares na cabeça, para ver se apanham uns raios de sol para aclarar as ideias....
Diz o 1º anónimo para o Senhor Presidente trabalhar,não sabe que ele não precisa de trabalhar,de tomar decisões de ver o que está bem ou mal,porque tem quem faça isso tudo por ele?
Ele apenas é o 1º porque de resto ele não manda nada de nada.
É SÓ INCOMPETÊNCIA.
E aqueles que lhe poem os papeis à frente para assinar e o aconselham nas leis, será que são incompetentes?
SÃO IGUAIS,SEM TIRAR NEM PÔR,CALDEIRA DE PÊRO BOTELHO.
Essa incompetência ficou bem provada no relatóro da Inspeção!
Se fosse competente então o relatório da dita Inspecção seria outro.Neste caso, ou ele não pesca puto da matéria, ou não sabe interpertrar o que lê, ou não sabe ler...
Ainda bem que se nota a incompetência!Cada um de nós devia fazer e só, aquilo para que foi preparado.E querendo poleiros políticos teriam que preparar-se nessa área, muito mais do que o que estão preparados muitos deles.
Ah! E trocando de posto, deveriam ganhar o mesmo que ganhavam na função que tinham. Se assim fosse veríamos como muitos apesar de bons ginastas abandonariam a corrida!...
Bem dito,parabéns ao anónimo anterior.
Inteiramente de acordo!
Enviar um comentário