As obras do túnel do Marão estão paradas, desde ontem, situação que se vai manter nos próximos três meses e afeta cerca de 1.400 trabalhadores.
O sindicato diz que é por falta de verbas, a construtora nega e diz que é uma decisão da concessionária. Ler aqui
Esta é uma notícia com pouca repercussão em termos informativos porque nisto de contenção e de poupança, a corda quebra sempre pela parte mais fraca. Uma situação destas numa ligação de regiões do litoral resultaria numa catadupa noticiosa e em várias acções de protesto. Teme-se que as obras estejam paradas durante bem mais tempo ou até indefinidamente. De forma realística, interessar-nos-á a construção do túnel? Se pararem o IP2 e o IC5 quem estranhará. Não é isso que merecemos!?
36 comentários:
Exactamente prof. Mesquita.
Pare-se IC5 e IP2! Já estamos habituados às curvinhas...
Para os apaniguados do Dr. Passos que venham justificar a paragem com a crise (porque para Sócrates a crise nada justificava, agora justifica e justificará tudo) eu respondo-lhe que já ajudei a pagar muitos km de AE, IC's etc. etc. no litoral. Julgava que era tb hora dos outros ajudarem a pagar os nossos acessos que esperávamos à décadas.
Pelos vistos não!
Toma transmontano!
Esta noticia só me apraz uma questão;
Porque continuam a querer deixar morrer transmontanos no IP4 ????
Ateu
Peço a quem de direito que expliquem com verdade a paragem do
Tunel do Marão.
Deixo aqui um apelo aos que não votaram Pasos Coelho,não consumam ÁGUA DO MARÃO.
Cambada de canalhas.
Desta vêz o S. PEDRO mais a sua tropilha na vêz do S.JOÃO fizeram aquela tão apetitosa salada de que estavam esfomeados.
Comeram tanta e ficaram tão enfartados que conseguiram o que queriam,pararam a auto-estrada para o distrito de Bragança ao cancelarem as obras no Túnel do Marão.
Que dizem os autarcas dos Concelhos do Distrito de Bragança?.É que aqueles que não votaram PASSOS gostavam se saber o que pensam e o que estão a pensar fazer.
Fico à espera de uma resposta.
ESSA GENTE NÃO PASSA DE UMA MATILHA DE CÃES RAIVOSOS.
ESTÁ BEM DEMONSTRADO AO TOMAREM ESTA DECISÃO.
É o que verdadeiramente merecemos!
Nem agradecidos fomos ao tal tão falado "não engenheiro"...
A mim fazía-me uma diferença do caraças que o então 1º ministro tivesse sido formado ao domingo...
Fazía-me uma diferença do caraças que lhe chamassem mentiroso só porque em determinadas coisas não conseguia cumprir por impossibilidades que outros sempre lhe causaram...
Faz-me diferença isso sim, verificar a injustiça anunciada desde logo, quer pela Manelinha e agora o "defacto" do Passos Coelho...
Somos realmente uma pequena "seita" que mais não merecemos do que sermos enxovalhados por estes políticos maníacos, armados em honestos, que não realmente não são!
Fiquemos pois por aqui e anexados a Espanha que estaríamos bem melhor...
Desejo ardentemente que as obras do túnel do Marão,da A-4,do IC-5 e do IP-2 não parem até porque,como dizia um político que não se caracterizava pelos gastos(Salazar),o Estado deve abrir estradas para que os particulares possam fazer o resto,isto é,o investimento que dá o desenvolvimento.
Nos tempos que correm,no entanto, não servem quaisquer estradecas,como no tempo de Salazar.
JLM
Nunca fomos respeitados!
Quando algo nos possa favorecer com dezenas e dezenas de anos de atraso, há sempre alguém que nos ----!
Os nossos PSDs são um espetáculo!
Os nossos autarcas são um espetáulo!
AGUENTEMO-NOS!
Estranho em ver tantos Transmontanos com dinheiro para ir de carro para o Porto.
É estranho que comentadores como este de 29 de Junho pelas 02:22PM, tenham o trabalho de se fazer a esta "estrada" da indignação, contrapondo com a dúvida da crise no País!
Porque é que o(a) Sr.(a) se haá-de alimentar em tempo de crise?
Tanta gente trabalha no litoral;
Tanta gente negoceia no litoral;
Tanta gente se desloca para formação e estudos;
Tanta gente vais aos hospitais ver seus doentes;
Tanta gente, para tanta coisa;
E afinal ainda há gente que não tem respeito pelo nosso atraso!
Podem não ir para o Porto pois de Amarante ao Porto já temos auto-estrada,o que está em causa é o percurso de Amarante a Bragança.
Na verdade há gente que podemos classificar de (PENEDOS COM DOIS OLHOS)isto no século XXI é um atentado ao desenvolvimento da mais desprotegida região portuguesa que se chama TRÁS-OS-MONTES.
AGUENTAMO-NOS diz um anónimo,aguentamo-nos uma porra,então não foi também com o dinheiro dos nossos impostos que se construiram as outras auto-estradas e em localidades que algumas quase não são separadas?.
Porque é que nós que sempre fomos esquecidos por todos os governantes e agora que houve um que quis fazer JUSTIÇA ao lançar para o terreno estas três grandes obras,vêm para-las?.
Nós TRANSMONTANOS queremos saber porque é que isto está a acontecer,quem são os culpados,se é o governo ou se são as empresas concessionárias.Por favor Senhores Presidentes das Câmaras cujas localidades iriam ser beneficiadas pela auto-estrada assumam as vossas responsabilidades e vão saber o porquê desta interrupção que eles dizem ser por 90 dias mas que pode ser para sempre,porque afinal não é só o TÚNEL DO MARÃO QUE ESTÁ PARADO AS PONTES TAMBÉM ESTÃO.Vão para o terreno e não se demorem que o POVO TRANSMONTANO quer uma resposta.
DE TRÁS-OS-MONTES.
Param-se as obras do túnel, da A4 e quem sabe do IC5! Os transmontanos merecem, pois não teve o PSd no Distrito uma das miores votações? É esta a paga! Só que havia de ser só para os que votaram PSd....o pior cego é o que não quer ver! Mas virá mais!
BEM FEITA para os que votaram PSD!!!
A mim, nunca me enganou,nem enganará jamais...Preferia de longe o Pinóquio do que o Calhau com Dois Olhos!...E os Drs que devem as suas licenciaturas de fim de semana que compraram,claro está!... E quem é que não comprou a sua , seja ela qual for? É que anda para aqui alguém, a julgar-se melhor do que os engenheiros de domingo, e outros que tais e mtos .
Cada um tem aquilo que merece e aquilo que pede!!!...Quem foi que votou nele quem foi?
Hão-de arrepelar-se quando lhe cortarem metade do subsídio de natal e de férias. E já vão com sorte por não ser todo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Era bom saber o que dizem os "nossos" deputados no Parlamento. Eram bom saber que, ao menos, mostraram indignação, ou então concordância. mas parece que, como em tantas outras, vão passar a legislatura sem abrir a boca...
EA
Estes transmontanos não aprenderam nada! Mas já tiveram tempo´!Continuam a acreditar na conversa dos políticos, que fazem sempre o contrário do que prometem. O Sócrates desdizia-se todos os dias, o Passos que ainda agora tomou posse, fez logo o contrário do que prometeu na campanha! Mas os transmontanos (sobretudo) puseram os votos todos no mesmo cesto! Os deputados do distrito estavam era preocupados em garantir o lugarzinho deles!É que cá fora não há benesses nem mordomias!
"FECHAM OS TÚNEIS DO MARÃO - ABREM AS CALDAS DE S. LOURENÇO"
Afinal é tudo, ou quase, por culpa da água!
CARO JOSÉ MESQUITA:
Espero de compreendas esta minha impaciência para ver este comentário publicado. Ele é um desabafo incontido por verificar que o meu (nosso) concelho tão maltratado é!
E é-o pela incompetência que o nosso poder político emprega nas políticas encetadas!
Agora há para aí comunicações e convites para empurrar pessoas para S. Lourenço, para, na mira de merendarem de borla, serem animadas a subscrever tratamentos termais, PAGANDO-OS, mas não lhe sendo devida e honestamente explicado que todas elas vão ser meras cobaias nos estudos a que se sujeitam, cuja qualidade em que intervêm lhes dá o direito de questionarem ao que vão e os riscos que sempre correm ao aceitarem fazer parte de um estudo carregado de seriedade e qualidade técnica, já que vão ser garantia do poder curativo de que se revestem tais águas.
Por outro lado onde já se viu que um Município, detentor de estâncias termais, utilize cobaias humanas, iludindo-as ao pagamento de tratamentos que para o serem (tratamentos) haveria que primeiramente ser um estância concessionada e esta ainda o não é!
Pois se os estudos só ainda agora vão começar, como é possível que já se façam tratamentos pagos por taxas Municipais?
Ou esta gente é toda louca ou então pensam tratar-se de pessoas inqualifacavelmente analfabetas!
Ó médico de família de cada uma das pessoas que se vão sujeitar a tratamentos, é chamado a intervir, mas fá-lo-á na convicção que a Entidade Municipal tem garantidos todos os direitos das pessoas?
Hoje em dia havemos de convir que a Responsabilidade Civil é do Município se este não enveredar pelo pouco abonatário ato declarativo individual de cada aquista que se oferece como cobaia, rejeitando responsabilidade Municipal se riscos de vida houver!
Pergunta-se então:
Tendo o Município "político" um advogado presente nas deliberações, nada questiona os decisores da maioria?
Nada questiona por exemplo sobre o facto da freguesia de Pombal não ser ouvida nem achada sobre a matéria presente nem futura?
Sobre seus direitos e seu posicionamento nas várias matérias em ampla análise dos cinco Municípios da bacia do Tua?
Então a freguesia de Pombal só assite à merenda?
Teremos então que vamos ter muito a discutir porque se pensam que Pombal se vai calar, estarão muito enganados!
Professor José Mesquita:
Creio que bem entendes o exposto e que é nosso dever pelo menmos, ALERTAR!
Estes Srs. anónimos querem saber muito de política, mas são é "políticos de bancada" com umas palas nos olhos que se ajoelham para o "engenheiro" criminoso que foi quem já mais perto esteve de acabar com o país. Têm razão numa coisa: quis dar-nos a estrada. Mas agora no outro prato da balança ponham o que nos tirou e vão ver qual pesa mais.
Estes "políticos de bancada" pelos vistos não se informaram e não sabem o que é uma PPP. Leiam os jornais e vão perceber que o que se passou foi que acabou o dinheiro nos bancos, o governo não teve nada a ver com isto. Abram os olhos.
Boy
Quem mais ganhou com estas estradas do interior não foi o poivo transmontano mas sim o Coelhone da Mota engil...Abram os olhos pois eles já nos abriram a carteira!!!
Ass. Eles comem tudo
As maiores PPPs vão ser as da saúde! Cá estaremos para ver e aguentar. Já falta pouco, infelizmente! E aqui é o nosso maior bem,a SAude!
ó boy, se souberes ler os jornais vais ver que quem nos roubou o dinheiro dos bancos foram os banqueiros e que a crise instalada não é só em Portugal mas no mundo inteiro. Trata-se de uma crise geral que atravessa continentes. Ora lê lá bem os jornais, se souberes, claro.
Pois é e lá vamos nós na enxurrada,não é sr comentarista das 11:55 de o3 de jul?!...
Os jornais dizem o que lá põem!
E o que nos interessa é o que se passa aqui e o que se passa é porque nós deixamos!!!
Todos sabemos quem são os grandes ladrões que por aqui andam, e nós continuamos a acreditar neles ,não é?
Porque não votamos na oposição, já que nós não temos poder nenhum e percebemos muito pouco de política!!!
Pelos vistos este último anónimo mal sabe ler pois o boy estava a referir-se ao dinheiro para a estrada e não ao que se passa no país. Tudo o que tenho lido e ouvido sobre esta matéria do túnel tem somente a ver com o facto de os privados que se chegaram à frente com o dinheiro, estarem precisamente... sem dinheiro.
É bom lembrar que muita da responsabilidade do buraco em que estamos se deve precisamente aos "boys" dos 3 partidos PS e PSD/CDS que na sua maioria são os maiores incomtetentes e são colocados em lugares de topo com ordenados vergonhosamente elevados e imerecidos!É ou não verdade que a corrupção e o tráfico de influências de toda essa rapaziada desbaratou uma boa parte do nosso dinheiro?
Ah!!!Então já há para aqui,para além de mim, pelo -s um comentarista,que sabe quem nos levou e continua a arrastar para o buraco,só porque os seus interesses são os seus grandes ordenados ?!
ATENÇÃO,abrem-se as TERMAS DE S.LOURENÇO para os "SEGUNDOS ESTUDOS".Quando será que elas abrirão já devidamente legalizadas e prontas para servir os utentes, não só na questão das suas águas curativas para muitas e diversas doenças ,mas também nos acessos dignos, assim como na parte que diz respeito à parte hoteleira estadia e lazer?.Esperemos que estes novos estudos não tomem o caminho dos primeiros.Gato escaldado de água fria tem medo...
O Povo começa a sacudir o jugo! É difícil aguentar por muito mais tempo este estado de coisas! Uns empanturram-se e outros revoltam-se a assistir!
Ouvi hoje na Rádio Ansiães que este Presidante já gastou no S. Lourenço 886 mil Euros!!! E inda agora começou!... Vamos ver onde isto vai chegar!
O anterior também investiu lá muito dinheiro quando instalou o primeiro pavilhão e mandou que fossem elaborados os primeiros estudos,e depois o que vimos?.
Estudos e todo o processo caducado por pura maldade,disso não tenham a menor dúvida,o dinheiro até nem era dele!...
Resumo,TUDO O VENTO LEVOU.
O que está a ser feito agora só no fim se verá.De uma coisa podem estar certos que este Presidente se vai virar para LOURENÇO até às próxmas eleições ai isso vai,depois veremos qual vai ser o seu procedimento,mas a sua maior bandeira na próxima campanha vão ser as TERMAS DE S. LOURENÇO com toda a certeza,A MENOS QUE ELE QUEIRA FAZER VER AO SEU ANTECESSOR QUE FOI ELE QUE LEVANTOU O QUE O DITO DEIXOU CAÍR DEVIDO À SUA ÍNDLOLE MALDOSA.
POMBALENSE.
Disse a Rádio Ansiães que este Presidente já gastou em S. Lourenço 886.000 euros?
Atenção Carrazeda de Ansiães, corremos perigo de vida!
Isto só de doidos varridos!
A Rádio disse isso?
Com base em quê?
Isso seria o custo do balneário definitivo para funcionalidade das termas que o Eugénio de Castro se comprometeu a fazer e que pela falha todo o processo anterior caducou!
Pode lá ser uma coisa destas!
A menos que em Carrazeda se espere uma TROIKA que nos agregue desde já a Vila Flor e Moncorvo!
Olha q|uesta!
Não, não...
Os de Vila Flor não nos querem... nem sem dívidas!
Os de Moncorvo ainda não consultei! Mas vou falar com eles... mas desconfio!
http://bode-ranhoso.blogspot.com/2010/08/esta-historia-do-tunel-do-marao-esta.html
Obras do Marão “estrategicamente” interrompidas?
O alerta vem do Sindicato da Construção de Portugal, que denuncia o facto das obras do túnel do Marão ficarem interrompidas por (pelo menos) 90 dias, dada que não há verba para continuar a obra. Ora estando a obra concessionada, e depois do empreiteiro ter reconhecido que teria recebido ordens da concessionária para parar com os trabalhos, pergunta-se o que estará por detrás de tudo isto. Esta “manobra” da concessionária é velha como o mundo. Como a intenção do novo Governo é de apertar o cinto, de não autorizar as tão famosas “derrapagens” financeiras nas empreitadas (e tão do agrado das construtoras que estão habituadas a receber o dobro e mais do que foi adjudicado), esta atitude será mais uma forma de pressão para tentar renegociar o montante contratualizado. Quem mete esta gente na ordem? Ou me engano muito, ou este tipo de “anomalias” vão-se multiplicar com a entrada do novo Governo.
http://www.dodouro.com/noticia.asp?idEdicao=362&id=24730&idSeccao=4130&Action=noticia
E nós sempre a perder!
Enviar um comentário