08 julho 2010

RIO DOURO - DE OURO ÉS





PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL
A auto – estrada que é o nosso Rio Douro, por aqui em Foz Tua e no cais da Senhora da Ribeira, se movimentam os Turistas que tanto gostam de visitar o nosso concelho e o Castelo de Ansiães. Por terras de Ansiães, os barcos que nos visitam na auto – estrada do Douro.
Fui recentemente repetir a “ROTA DO DOURO” e foi com agrado que verifiquei o que a seguir nesta nota breve vos deixo para reflectir.
A estrada continua com as dimensões minúsculas e de meter medo ao mais ousado dos automobilistas . As ervas que crescem á vontade nas bermas mais dificultam o trajecto.
Depois da Senhora da Ribeira para a frente, aqui há que redobrar a atenção e cuidado que o Rio Douro corre mesmo ali ao lado. Seguimos estrada fora e alguns pescadores lá estavam a praticar o seu desporto favorito, uma oportunidade para o Clube de Caça e Pesca de Carrazeda aproveitar, há potencial, jovens e não jovens interessados, em provas desportivas. Oportunidade para se criar um troféu “Rota do Douro- Pesca ano 2010.”
Mais tarde a subida para Lousa – Torre de Moncorvo, distante 9 Klm do Rio Douro, paisagem deslumbrante e uma estrada em muito bom estado de conservação, nada mas mesmo nada comparável aos 2 Klm de buracos, crateras e outros estragos da estrada municipal que liga o cruzamento de São Salvador do Mundo ao concelho de São João da Pesqueira. Atenção sr. Presidente da Câmara. Com este cartão de visita os Turistas da parte de cá “fogem a sete pés” do seu concelho. Não há direito em pleno século XX ter a estrada naquele estado lamentável. Nem os condenados ao trabalho na vila de S. João da Pesqueira e outros de da Pesqueoira trabalham na vilka de Carrazeda, mereciam tal castigo.
È que nem o São Salvador do Mundo, consegue encontrar uma justificação para o não arranjo daquela via, as autoridades são responsáveis, o comércio tem prejuízo e não há necessidade.
Senhor Presidente da Câmara de São João da Pesqueira - Siga o exemplo dos concelhos vizinhos Carrazeda e Vila Flor, que vão ter uma IC 5 a qual vai dar oportunidade de saír mais depressa para Vila Real, para o Porto, para o outro Mundo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Quem fala desta forma e, apresenta um texto desta maneira, deve e tem o dever de proteger bem o seu telhado de vidro, caro Manuel Pinto....

Anónimo disse...

Se não fores tu, Manel, isto anda tudo morto!

Anónimo disse...

Uma das nossas características como colectivo é sermos avarentos no reconhecimento do valor dos outros.
Preferimos dizer mal, ou pôr muitas reticências quando aparece uma coisa bem feita. Mjfiel.

Anónimo disse...

Antes com o Eugenio ninguem dizia nada, agora em menos de um ano ja tem de estar tudo feito?

Anónimo disse...

" Aos Sr. Autarcas "

Há mais de 2 anos que estão 4 montes de aterro ou saibro, num dos passeios junto à rotunda que serve Amedo Luzelos, dando mau jeito aos utilizadores do mesmo e, um aspecto negativo para quem nos visita.