02 dezembro 2009

Volfrâmio

Lembro de trabalhar na busca do volfrâmio na época da guerra numa companhia alemã num lugar chamado Pranheira …Carrazeda de Ansiães....Então fui para lá lavar daquela terra que saia dos tuneles onde saia o minério…andei muito tempo eu e muito pessoal a lavar aquela terra…onde ficava o volfrâmio no fundo daquelas caleiras de madeira …. Essa companhia saiu mais ou menos em 1946, 1947 mas depois ficaram uns portugueses lá com ela…ficaram uns 3 a 4 anos...mas já era uma exploração mais fraca …o volfrâmio trouxe bastante benefício porque acontece o seguinte…trabalhava lá muita gente daquelas aldeias todas por ali e de outras terras ...então muitos começaram a explorar aqueles terrenos por conta deles e a vender para compradores…mas aquilo era uma coisa provisória faz de conta que era como estes mieniros aí em Minas que andam atrás do ouro ...garimpeiros...assim era na altura lá em Portugal...

Para quando uma investigação sobre as minas da Pranheira? Não tarda ninguém sobra para ajudar a recordar...

3 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente e ao que se sabe, foi a enterrar à cerca de 2 semanas o último trabalhador vivo das ditas minas. João Moura, mais conhecido por "João Rato". Faleceu de diversas complicações respiratórias e dérmicas resultantes do trabalho nas ditas minas. Quem conhece a zona sabe que existem inumeras entradas para os poços cobertas pela vegetação, não deixando de ser um perigo, nomeadamente para as crianças de etnia cigana que tão perto habitam....penso que deviam ser tomadas medidas para selar de uma vez os poços ....até à data não se verificaram acidentes, mas.........mais vale prevenir que remediar..


Carrazedense desiludido....

Anónimo disse...

Não é só no Amêdo que existem os poços abertos pela extração do Volfrâmio,mas também em Pombal de Ansiães na zona denominada Portela de Cota.Estes não constituem perigo para as crianças como os do Amêdo, mas sim para os adultos nomeadamente caçadores que desconheçam a zona.

PILOTO disse...

Tambem os há na Cabreira.