13 outubro 2009

EFEITOS DO TEMPORAL -OUTUBRO 2009

CARRAZEDA DE ANSIÃES.
Após a inundação de àgua com origem em fortes trovoada, que abalou o concelho de Carrazeda de Ansiães no dia 11 de Outubro. Aqui fica o testemunho de um sobrevivente que assistiu a tudo e o relato posterior da situação actual, com recados para o futuro.
Quando em Portugal se deu o 25 de Abril -no ano de 1974-, o povo de Ansiães ficou marcado pela apatia, pela desconfiança e medo dos “comunistas” e de todos os que defendiam as ideias de esquerda como os “socialistas”. O povo nunca quis saber quem eram os “fascistas”.
A história recente, teve episódios que marcaram o medo do povo. Há 35 anos que a opção foi tomada e partidos como o CDS e o PPD, em conjunto ou separados, são os políticos que melhor defendem os interesses desta gente.
Os partidos mudam de nome, mudam de política e de dirigentes, têm as suas querelas interiores, casamentos, divórcios, ruptura na família, mas mantêm o sìmbolo, a chaminé.
Quem é quem?Quem representa este ou aquele partido. Quem defende esta ou outra ideia para resolver problemas concretos tem algum interesse!? Todos se querem governar, e parece que é um bom emprego e dá muito dinheiro… são todos iguais.
Assim pensa o povo de Ansiães que não vê diferenças entre os candidatos, mesmo entre alguns – que propunham oferecer o que ganhassem nas funções de representantes do povo e por essa via em serviço na autarquia – à Cruz Vermelha Portuguesa ou outras Instituições de Solidariedade Social que ajudam efectivamente quem precisa.
Posto isto Carrazeda de Ansiães é notícia na freguesia de “Lavandeira” e porque aqui o povo votou com o mesmo numero de votos nos dois Partidos concorrentes o PS e o PSD, a causa próxima e determinante é a vontade do povo que não quer o Presidente da Junta que actualmente exerce essas funções. Não é alheio a tudo isto o que se passa com a gestão dos dinheiros da milagrosa Santa Eufémia e o povo, não dorme, e como diz o ditado “A Justiça tarda, mas vem.”.
Também Fontelonga, após o aparecimento de uma lista do PSD, contra o actual Presidente da Junta de freguesia - que pecou pelo não alinhamento e optou pelo apoio à candidata Olimpia Cadeias - teve um papel decisivo nestas eleições de 2009. Porque no resultado final, o candidato José Luis Correia , tem 2 mandatos, a candidata Olimpia tem os mesmos dois mandatos e o papel charneira do PS que conquistou 1 mandato.
Neste quadro, o candidato do PSD/PPD que obteve mais 67 votos que a concorrente Candeias é o Presidente, sem maioria é um símbolo sem força. Forçado será obter apoios, quer do PS ou da rival Olímpa. Se quiser trabalhar, apresentar obra feita e dar a cara pelo concelho, é muito diferente de dar “brindes” e não foram poucos. Alguns candidatos já choraram o açúcar, o arroz, o azeite e vinho que distribuíram na esperança de manterem os cargos e o poder que tinham. Bendita seja a democracia e a hora em que se iniciou o 25 de Abril de 1974.

18 comentários:

Anónimo disse...

Caro Manuel Pinto.

Confesso que não percebo a parte da Fontelonga.

Pecar pelo não alinhamento??? mas então os grupos de cidadãos com candidaturas independentes não são vistos com bons olhos?

confusas estas suas ideias.....

\GF

Anónimo disse...

Apraz-me registar que em nenhum dos blog's estejam publicados os resultados destas eleições...

Eleitor PS

Anónimo disse...

Peço desculpa, mas duvido que no blog ao lado publiquem o meu comentário relativo às eleições autárquicas. Sendo assim, cá vai:
Penso que a análise feita não será bem correcta. Ora vejamos:
Em 2005 o PSD, sózinho amealhou 2631 votos. Ora este ano, com a coligação nao conseguiu ir além dos 1766 votos (dois partidos coligados).....O PS perdeu cerca de 300 votos. Acho que quem ficou a ganhar, foi a Independente, pois conseguiu 1699 votos. Portanto não houve transferência de votos do PS para a Independente, mas sim uma grande votação na Independente. O PSD coligado teve claramente uma derrota política. Com o Sr. Eugénio enquanto candidato, nunca tal se passou. O PSD perdeu cerca de 1000 votos e se lhe juntarmos os do CDS, então perdeu muito mais......Com o bloco de esquerda as pessoas foram muito injustas, eles não mereciam.

Anónimo disse...

O que se vai passar na Lavandeira?

Anónimo disse...

Agora os 3 t da junta de carrazeda...TIRAM TACHO TITO.

Anónimo disse...

ah, foi o temporal, um terrível acidente!

Anónimo disse...

Para quando a demissão da comissão politica concelhia do psd.
Esta vitória (psd/cds) tem um sabor amargo e quando se pede o rolar de cabeças a nível nacional, que dizer desta concelhia? Assobia-se para o lado!!!
A limpeza é urgente e muito papel higiénico para certo blog.
O concelho só fica a ganhar se houver um bom entendimento entre todos os autarcas (união da família carrazedense), e esse passo deve ser dado pelo eleito presidente da câmara.
Pede-se dignidade para os vencidores e vencidos.

Anónimo disse...

Também no Seixo a "fonte" secou por lá .... é uma "grande" Pena....

Anónimo disse...

De facto como afirmou um "Negociador" de alianças do CDS "O povo vai saber distinguir o Trigo do Joio".
Não é que o Homem tinha mesmo Razão. Tanta razão que os vitoriosos acabam mesmo por ser os Grandes derrotados destas autárquicas. Há coisa Fantásticas não há ??

Anónimo disse...

APOIADO!

Anónimo disse...

É de lamentar que façam comentários em relação à freguesia de Lavandeira, sem saber sequer do que falam.
Gostava que dissessem em que se baseia este Sr. Manuel Barreiras Pinto, para falar de assuntos que desconhece, já para não dizer que confunde Igreja com Junta de freguesia.
Para esclarecimento e informação deste Sr., informo-o que as duas entidades "Fábrica da Igreja" e "Junta de Freguesia" são entidades diferentes e independentes uma da outra. A primeira é tutelada pela igreja e regida segundo as normas do clero, a segunda é um órgão de soberania, mais propriamente uma autarquia local e exerce poder sobre si mesmo.
Parece-me que antes de publicarmos seja o que for, devemos apurar a veracidade dos factos, já para não dizer que a afirmação que faz e passo a citar, ”… o povo votou com o mesmo número de votos nos dois Partidos concorrentes o PS e o PSD, a causa próxima e determinante é a vontade do povo que não quer o Presidente da Junta que actualmente exerce essas funções. Não é alheio a tudo isto o que se passa com a gestão dos dinheiros da milagrosa Santa Eufémia e o povo, não dorme, e como diz o ditado “A Justiça tarda, mas vem.”, salienta que o povo não quer o actual presidente da junta. No entanto, o comentário justo e sensato seria, que as opiniões do povo da Lavandeira estão muito divididas, já que falamos de um empate.
Quando se fazem comentários em público, os mesmos devem ser claros, verdadeiros e justos, por uma questão de ética, o que não me parece, de todo, serem as suas afirmações.
Se não tem informações fidedignas, aconselho-o a consultar fontes seguras de informação, para não ludibriar e deturpar a realidade da freguesia e paróquia de Lavandeira.
Não se fie em boatos para fazer comentários públicos de informações do que não conhece.

Anónimo disse...

Felizmente, o povo, quando quer, sabe escolher e fazer "JUSTIÇA". Tratando-se de atitudes menos dignas, cometidas por quem os representa, por exemplo, ainda sabe defender melhor os seus DIREITOS, através do voto que, afinal, é a sua arma que usa em legitima defesa, escolhendo os melhores e os que lhe apresentam o plano de acção mais relevante, face às suas necessidades, em cada momento. Não é verdade?!

Anónimo disse...

Prof.Mesquita, fui sua aluna à alguns anos atrás e sei que é uma pessoa íntegra e que publíca as opiniões expressas independentemente das tendências partidárias dos que aqui comentam, já o mesmo não se pode dizer de outros.
Só quero expressar o muito orgulho que tenho no meu pai, no meu irmão e nas pessoas que tiveram a coragem de ter uma opinião própria e não ficarem calados com o que lhe queriam impor. Já outros o que importa, é os tachos que poderão ocupar e não, terem dignidade e dormirem de consciência tranquila.
Tenho pena que não tenha sido eleito, porque o que esta terra precisa é de gente que se interesse e que queira trabalhar.
Daqui a 4 anos, veremos quem tinha razão.

Neusa Almeida

Anónimo disse...

SENHOR PROFESSOR UM HOMEM QUE SE DIZ DO BLOCO DE ESQUERDA E QUE ATE GOSTEI DE OUVIR FALAR , COM MUITA DIGNIDADE E EDUCAÇAO
PERMITIR QUE ALGUEM QUE SE DIZIA ESTAR DO SEU LADO VIR DEFENDER TODOS AQUELES QUE ENGORDARAM COM OS NOSSOS IMPOSTOS
NAO VALERA APENA DIZER QUEM A SUA INTELIGENCIA NAO O ENGANARA
CUMPRIMENTOS

Anónimo disse...

Sim, no Seixo de Ansiães as Fontes de águas turvas secaram. De nada valeu a troca de tintas. Esperemos que agora o Seixo navegue em águas bem mais cristalinas...

Anónimo disse...

Estamos mal? Sim estamos.
Somos dos mais atrasados? Sim somos
De quem a culpa?
DO PSD/CDS ou do PS?
É fácil de responder.
Se sempre fomos (des)governados pela Direita ele não podem sacudir a água do capote, têm 101% da culpa.
Estamos na cauda da Europa, na cauda de Portugal, na cauda do distrito, na cauda dos nossos políticos, e na cauda dos nossos tachistas.
Só vamos acordar quando carrazeda for uma anexa de VILA FLOR.
Eles comem tudo e não deixam nada…
Ass: movimento zapatista todos pela mudança.

Anónimo disse...

E QUEM PERDEU,FOS-TE TU SÓ TU E NUNCA EU,AFINAL O PAPEL PRINCIPAL É MEU SÓ MEU.
PS.

Anónimo disse...

só o zé mesquita ganhou