05 setembro 2009

Carrazeda em ponto morto

A OPINIÃO E DISTRACÇÃO DOS AUTARCAS
Foi a 4 deste mês que a RBA – a Rádio do Tio João – Bragança, convidou os candidatos à autarquia de Carrazeda de Ansiães para os entrevistar e oxalá o exemplo desta rádio seja seguido por outras nomeadamente a nossa Rádio Ansiães.
Aceitaram o debate 3 candidatos a saber o PS – Augusto Faustino; o PSD – José Luis Correia e o BE – José Alegre. Foi divertido. Expuseram cada um por si as ideias de um Programa, que viriam a concretizar no caso de serem eleitos e atento à entrevista para os que não ouviram eis o retrato possível vivido na primeira pessoa.
O candidato do PSD -José Luís Correia fez saber que se preparou para o debate e trouxe trabalho feito de casa, para esclarecer devidamente os eleitores e ouvintes. A título de exemplo e concretamente sobre as Termas de São Lourenço, disse que os Pombalenses têm razão em desconfiar dos políticos que só fazem promessas, falou de um projecto que existe, que há uma maquete sobre o trabalho a realizar e que está aprovado. Aqui o candidato do PS aludiu à qualidade de vereador do executivo e disse : - Desconheço a existência de qualquer maquete, ou projecto com medidas em fase de execução. Ocasião que o candidato do PSD aproveitou para recordar ao candidato que anda “distraído na política” e disse mais que foi feita uma reunião da assembleia municipal na freguesia de Pombal, para esclarecer a população sobre esta matéria as Termas de S. Lourenço. Mais uma vez se exaltou o candidato do PS e houve trocas de mimos azedos. Pensando bem desculpa-se ao vereador o não saber das reuniões da assembleia municipal, não é da sua competência e, só o desconhecimento do acontecimento é que dá um ar triste à fotografia. Foi este candidato que se autoelogiou e fez muita demagogia barata, quem nos tentou explicar o que se passou com a realização das eleições na concelhia do PSD para a escolha do candidato a autarquia, eleição entre 3 candidatos, tendo dito que apesar de “ser convidada pela concelhia, Olímpia Candeias, sabia e sempre soube que tinha de se submeter a sufrágio” ter obtido 4 votos, perdeu a favor desta que obteve 9 votos. Diria que foi uma prestação fraca, entusiasmado com dados, que lhe foram fornecidos por fonte segura e dou-lhe dez valores.
O candidato do PS- Augusto Faustino, estudou o assunto, esteve calmo excepto em um ou -dois momentos do debate e contra o adversário do PSD, a quem deu conselhos para não se distrair. Atento à dívida do Município, alegou que aprovou medidas que foram mal aplicadas e agravaram o défice e que na sua opinião a dívida é de cerca de 11 milhões de €uros. Apresentou soluções às diversas questões, que se apoiam “na iniciativa privada”. Eu, não consigo encontrar investidores que estejam interessados em investir o seu capital em Carrazeda. Ao contrário do Augusto Faustino que encontra parceiros via sociedades privadas ou publico privadas, para o desenvolvimento Turístico do concelho, a construção de um Hotel e finalmente a jóia da coroa as Termas de São Lourenço. Diria que foi entusiasmado que expôs o seu programa, excedendo-se em optimismo e acredita piamente no que promete, defendendo uma auditoria às contas publicas, ideia lançada pelo candidato do BE – José Mesquita, Dou doze valores.
A candidatura do Bloco de Esquerda- José Alegre Mesquita, salientou o estatuto de independentes que estão nesta candidatura que é apoiada pelo Bloco de Esquerda. Este candidato recordou os velhos tempos da fundação da Rádio Ansiães, nervoso inicialmente e retomando a confiança no decorrer da entrevista. Defendeu e bem, o programa para gerir a autarquia, apresentou ideias e soluções que os outros apoiaram, concretamente a auditoria às contas do Município. Quanto á questão do São Lourenço, sem entrar em euforias ou em planos de maquetes, apresentados na Feira da Maça, - defende: - Acessos rodoviários seguros para quem se desloque às Termas. –Um balneário moderno e funcional que sirva com dignidade os utentes que procuram aquelas Termas. – O apoio de pessoal habilitado, médicos – com horário a definir- e enfermeiros, - Paralelamente aqui os privados são convidados a investir nos alojamentos e na industria hoteleira. Diria que José Alegre teve uma boa prestação e fez reparos justos à condução do programa, deixou aos eleitores as suas ideias e o que pensa fazer, a este candidato dou a nota de treze valores.
Para terminar uma nota que foi comum a todos os candidatos, a ausência das outras candidaturas que não compareceram. Pessoalmente sou capaz de entender a ausência do candidato do PCP e do PPM, já a candidatura da dama de ferro Olímpia Candeias, deixa dúvidas que se acentuam, depois do esclarecimento que o José Luís fez da actuação da concelhia do PSD . À pergunta: - Encontra-se o PSD de Carrazeda dividido? Obviamente,

9 comentários:

Anónimo disse...

s´o 13 valores ao «seu» candidato? pocha, você faria melhor, manel pinto?

Anónimo disse...

Salvos sejam , dois pedantes contra um realista, o Zé Mesquita...
Nas autárquicas contam as pessoas e não os partidos...
Prefiro o Professor Primário José Mesquita ao José Luis....e o Augusto está razoável mas falta-lhe também hmildade...

Anónimo disse...

a dama de ferro já começou a enferrujar...

Anónimo disse...

Seja neutro Pinto e diga a verdade

Anónimo disse...

bravo, atè o jam foi corrido a suficiente.

Anónimo disse...

Amigo Manuel Pinto: Carrazeda em ponto morto ou em "banho maria"?!...

Anónimo disse...

O Senhor Manuel Barreiras Pinto, é muito DIVERTIDO!
Achou o debate na RBA "divertido", o mesmo é dizer-se, achou-o "distraído" para não ir mais fundo e dizer que foi uma "palhaçada" (entre aspas, pois claro);
Faltou evidentemente a Drª Olímpia Candeias, ao que se diz por não concordar ir a Bragança para debater Carrazeda.
A Drª Olímpia, a meu ver, tem toda a razão!
Ir a Bragança para debater Carrazeda é, no mínimo, caricato.
Era mais fácil deslocar-se a RBA a Carrazeda, ou era mais fácil, em conjunto com a Rádio Ansiães, realizarem até 2 debates a partir de Carrazeda! E porque não a partir do Castelo de Ansiães, para os candidatos ficarem lembrados das suas raízes enquanto povo!
Porque não desde S. Lourenço, já que tanto se preocupam com as águas termais, pois até o candidato do PSD disse que os Pombalenses têm razão em desconfiar dos políticos que só fazem promessas...!
Claro que ele, valha-nos ao menos isso, não faz promessas!
É só certezas e são tantas que até disse que já havia um projecto para o local, etc., etc.,.
Bom, de tudo dito sobre S. Lourenço, valeu-lhe a maqueta, que de facto existe, mesmo não sendo uma verdadeira maqueta, outrossim esboço,mas não lhe chame projecto senhor candidato do PSD!
É inadmissível também que o candidato do PS não saiba da Maqueta, (ESBOÇO) pois toda a gente sabe e até os do Pombal sempre enganados, sabiam!
De facto na aldeia do Pombal fizeram os senhores deputados uma assembleia Municipal para mais uma vez enganarem o povo, em qual trama o Senhor candidato do PSD também alinhou e desde há muito...
Não era importante o vereador Augusto Faustino estar presente, porque até podia, mesmo sem intervir!
Para ele teria sido melhor, acho eu, porque que não participou no malabarismo com que sempre brindaram a Junta de Freguesia do Pombal e os próprios Pombalenses no seu todo!
Por outro lado o Senhor Faustino também não deve zangar-se muito porque afinal, NUNCA levou a sério o mandato de deputado que o povo lhe conferiu, para agora se apresentar, tal como José Luís, como as seriedades políticas em primeira mão!
Qual a dívida do Município afinal?E o que é que ela limita, ou não as intenções de investimento no concelho?
Para o José Luís isso não existe, porque não sabe!
Para o Faustino, diz que acha ser cerca de 11 milhões de €!
Acha serem...?
Então não devia saber exatamente?
Sobre privados para investimentos nas Termas o José Luís diz que ninguém arrisca! Bom, este discurso era o mesmo do Eugénio de Castro quando chegou a Carrazeda!
Para o Faustino é o privado que resolve o problema, mas cegamente, pois nesta altura já devia saber que grupos de privados lhe dariam essa confiança de pelo menos uma deslocação a Carrazeda e S. Lourenço!
Ou melhor, até os devia ter cá trazido!
Sabiam, ou não que já houve privados que vieram ao concelho e nem sequer foi preciso haver eleições?
E quem os chamou?
E por quem foram recebidos?
E o que ficou combinado?
Depois o Bloco e José Mesquita disse o óbvio, mas disse-o de facto!
AUDITORIA ÀS CONTAS DO MUNICÍPIO!
E a partir daí então viria a renogociação de dívidas com bancos e fornecedores,
DEPOIS,
Acessos seguros às termas, balneários funcionais ( não sei onde já vi isto escrito há muito tempo), apoio técnico e médico, sem o que não pode haver funcionalidade legal, etc., etc..
Pelo pouco que sei, a não construção de balneário, que aliás fazia parte do contrato elaborado entre a Câmara e o Estado Português, esteve na origem de uma queixa ao Ministério da Economia, que tem a Câmara Municipal neste momento, ENTALADA!
E o mais que se irá ver!
Isto tem a ver com o cancelamento do empréstimo que a Câmara tinha na Caixa Geral de Depósitos para investir em S. Lourenço!
A partir daí como é que o balneário de que fala o José Mesquita poderia ser feito e, consequentemente, ser cumprido o contrato que a Câmara fez com o Estado?
Senhor Manuel Pinto:
Fale e fale muito e de preferência acertadamente!
Critique e critique muito, mas com independência assertiva!

Anónimo disse...

Este Blog é muito apagado, nem vale a pena abri-lo.
Paulo

Anónimo disse...

Carrazeda em tempo morto? Tenho visto a caravana do PSD crescer de dia para dia. Em ponto morto estão as outras campanhas e candidatos.
Judite