03 fevereiro 2009

A LIGA DOS AMIGOS DA ANTA


Foram convocados para o dia 31 de Janeiro do corrente ano os elementos fundadores da Liga dos Amigos da Anta, para um almoço queteve lugar, num dos Restaurantes da nossa terra. O objectivo foi “Comemorar a existência de 25 anos “ daquela Associação.
Está viva, de boa saúde e recomenda-se. Da reunião a quatro saiu a vontade férrea de dar vida e continuidade à “Liga dos Amigos da Anta, que vai realizar no próximo dia 6 de Março pelas 21 horas, na sede da Junta de Freguesia de Zêdes, a Assembleia Geral.

24 comentários:

Anónimo disse...

E tem que ser na Junta de Freguesia de Zedes?
Porque não pode ser noutro lugar?

Anónimo disse...

Junta de Freguesia de Zêdes,
Na foto uma placa: Pala da Moura, localização, Vilarinho da Castanheira!!!!!

Anónimo disse...

Como é que um almoço com apenas quatro comensais para comemorar os 25 anos de uma associação, pode reflectir essa pujança que se apregoa como estando de boa saúde e que se recomenda? Será que essa associação só tem quatro sócios? Bem sei que dizem ser os fundadores, mas então, numa comemoração com este significado, só são convidados os fundadores? Então os outros sócios? Não é assim que se angariam novos associados e não os angariando, não os chamando, uma associação não pode desenvolver-se.
Esta é apenas uma crítica que se pretende construtiva, pois o que desejo é que esta associação vá para a frente, se desenvolva e que tenha muito sucesso, pois trabalho não lhes falta.

Anónimo disse...

No extracto publicado no MB de 1-4-1983 consta que a LIAA tem por
fim "a defesa,preservação,enriquecimento e divulgação dos monumentos megaliticos e imoveis de interesse histórico,artístico ou pitoresco e de obras naturais"...Assim ao divulgar-se a anta do Vilarinho e ao realizar-se a AG em Zedes, é uma forma de divulgar a duas e chamar a atenção para a necessidade da defesa e preservação da Anta de Zedes pelos autarcas e pelas pessoas no seu todo.
Penso que a Direcção está aberta à aceitação de novos sócios para tal é necessário que os mesmos sejam propostos por um sócio...
E a pujança é sempre relativa...pois para as questões culturais em Carrazeda as pessoas parece que andam arredias...e há tanta coisa a defender...e a divulgar...
A crítica é sempre boa desde que construtiva...todos os carrazedense serão bem vindos...!
Partidarites à parte...Vamos a isso!
Eu também me vou associar...se nós nada defendermos...os vindouros o que receberão????

Anónimo disse...

Acho que os amigos da anta de zedes tem mt trabalho pela frente.
Alem de ter mt maus acessos, n tem espaço para virar um carro, espaço envolvente,fraca sinalização dai terem que usar um fotografia a anta de Vilarinho da Castanheira.
Deixem-s de tainadas e metam mãos á obra.
Gostaria que a foto fosse removida

obrigado

Anónimo disse...

Como pode uma associação com quatro gatos pingados funcionar? Ou será que por detrás desta associação não está as autárquicas que se avizinham? penso que sim, senão vejam quem são os promotores deste encontro a quatro.

Anónimo disse...

Julgo que existência da LIGA tratará da defesa das Antas que haja e não apenas da de Zedes.
Pelo teor do comentário que antecede, quem o escreveu só pode ser de Vilarinho da Castanheira que parece não querer ver a fotografia da "sua" Anta na publicidade da Liga que ele reputa tratar-se apenas de uma Associação que trata apenas da defesa da Anta de Zedes.
Olhar miseribilista este!
Tratando a coisa por maior, parece que este comentador nem se lembra que os de Vilarinho da Castanheira, se pretendem ver eleito um presidente de Câmara da zona da "sua Anta", como parece ser o caso, deve ser mais solidário e observante de regras convenientes a tal desiderato!
Não se lembra o mesmo comentarista que é exactamente por este tipo de procedimentos que muitos e cada vez mais munícipes, criticam a existência de um museu em Vilarinho, pretendido como "concelhio";
Ou mesmo que a melhoria da envolvente da Anta de Vilarinho e sua moderna sinalização se deve a tratamento de favor da Anta de Vilarinho em detrimento da de Zedes, como aliás muitos outros investimentos em Vilarinho em detrimento das restantes freguesias do concelho de Carrazeda de Ansiães;
Aí não houve nunca solidariedade da freguesia de Vilarinho para com o resto do concelho;
É exactamente por isso que a candidatura do homem de Vilarinho à Câmara precisará de enorme solidariedade de muitos autarcas e eis autarcas concelhios e talvez a não tenha!
Por isso o Senhor comentarista, das duas uma:
Ou não pretende ver eleito o "seu" candidato a presidente, ou se o deseja, deve estudar melhor a forma político-comportamental para futuro, mesmo partindo do princípio que não enganará ninguém!

M. Lameiras

Anónimo disse...

Que mania a de criticarem só por criticar?Mas que tainadas?os da Câmara?Os da Liga têm o direito de confraternizar, e não é a eles que cabe a obrigação de fazer tais obras mas a de sensibilizar...acho eu que até estou a pensar associar-me....
E a Liga dos amigos da anta ao que sei não é só da de Zedes...
Mas quem é o anónimo para sugerir a remoção da foto...que bairrismo saloio!
Se está tão animado porque não põe já maus à obra, associa-se e inclusive vá a uma reunião publica da Câmara e manifeste a sua indignação lá, porque ninguém lhe bate e assim dá mais visibilidade às questões pertinentes e factuais que levantou...OH sr anónimo de 5.2. das 9:25...não basta opinar é preciso como cidadão intervir e participar...
De facto a Anta de Zedes tem uma importância enorme e os poderes autárquicos nada fazem para mudar a situação...será que é por Zedes ter poucos eleitores e Vilarinho ter muitos??????
MH

Anónimo disse...

Ao que sei teriam sido convidados todos os fundadores e outros.
Ouvi que apenas se disponibilizaram quatro, que por acaso pagaram o seu bom almoço de seu bolso (isto não é Câmara Municipal, dizem eles)!
O serem poucos não quer dizer que se não recomende!
Ao contrário, na pujança o senhor comentarista tem razão. Assim não é pujante!
Reunião em Zedes?
Qual é o problema?
Se em Carrazeda, se em Vilarinho, qual o problema?

Anónimo disse...

ouve eleicoes mas os socios nem sabem. A direçào vira o disco e toca o mesmo.
Temos um grande blog en Zedes, porque escolher este blog que muita gente da minha terra e imigrantes nào conhecem porque muitos deles sào socios.
Deviam meter a Associassao à frente e a politica depois para uma pequena Aldeia como a nossa desde que esta gente pegou na associassao nao podia ser pior

Anónimo disse...

Grande salgalhada aqui vai...o anónimo ou anónima de 7.01.29.00, fala sem saber do que está a falar...mistura a Liga dos Amigos da Anta, com a ACDZedes...será que o comentador já fez alguma coisa pela sua ACDzedes?
Quando for a reunião da AGeral seria interessante que aparecesse e se disponibiliza-se a colaborar com os dirigentes da ACDzedes.
Quanto a outro comentador, que até parece ter ficado pingado de inveja, não é um grande número que faz grande a gente...
Olhem a LIAA ao que sei está aberta...podem associar-se e não inventem porque ao que sei, nada tem haver com nada, mas tem tudo haver com amor sensivel à terra-ao Concelho, que passados anos continua no essencial igual e a hora é de defender e preservar...e saibamos honrar a nossa provincia de trás-os-montes e alto douro...
Não ao Mapa Socrático da regionalização. PQ Alentejo e não Trás-os-Miontes?
MH

Anónimo disse...

O anónimo de 06FEV das 09:47 deve ser uma pessoa super inteligente!

Inteligente e de imaginação fértil!
Diz que
..."eram 4 gatos pingados", mas depois tem receio dos mesmos porque vai haver eleições autárquicas!
Ao que chega a burrice!

Anónimo disse...

Perreu peu peu, perreu peu peu...
quem o entende?
MH diz não ao mapa Socrático da Regionlização. Que mapa?
E que tem a ver o "seu" tal mapa com o assunto que vinha sendo comentado?
Depois "PQ Alentejo e não Trás-Os-Montes?"
Que é isto?
Parece que anda tudo maluco!!!

Anónimo disse...

Depois de todos os comentários que li até agora mesmo sendo sócio fundador demitia-me imediatamente.
Como "tainadas" se cada um pagou o que comeu?.
Que eu saiba foi publicado neste blog ou noutro já não sei que iria haver uma reunião para aquele dia, se não foram é porque não quiseram,ou precisavam de convite por escrito?.
Mas que grandes personalidades!!!...
Não consultaram o blog para estarem presentes mas consultaram-no para a critica.É assim que querem promover e levar para a frente a dita Associação?
Continuem que vão bem.

Anónimo disse...

Boas estas apreciações aos ditos!
A culpa não é só dos críticos, mas sim de quem os atura!

Anónimo disse...

Boas estas apreciações aos ditos!
A culpa não é só dos críticos, mas sim de quem os atura!

Anónimo disse...

É uma vergonha tanto disparate pelo motivo de quatro pessoas se juntarem nos copos num restaurante a discutirem nada de novo pela preservação das antas deste concelho.Deixem-nos descansar e fazer a digestão que o tempo das vacas magras está a chegar.

Anónimo disse...

Vou responder também ao anónimo de ex.Fev.06-09:47.
Se algum dos presentes na reunião da LIAA lhe deve alguma coisa, apresente-lhe a conta!
Qualquer um deles vive bem e pagar-lhe-á!
Diga também o que têm o mesmos a ver com as autárquicas, e sabe que mais:
Se é assim tão esperto, peça-lhe contas pessoalmente que de certeza não fica sem troco!

Anónimo disse...

Depois de ter lido alguns "bons" disparates sobre esta temática, é preciso dizer que os sócios da Colectividade em causa foram, ao que sei, convidados por escrito!
De cerca de duas dezenas, apenas seis se dignaram responder e quatro compareceram!

Anónimo disse...

Sendo conforme o que este último anónimo diz, isso é sinal de que a colectividade não soube da melhor maneira dialogar e incentivar os sócios para a efeméride. E essa crítica têm que a aceitar, pois é reconhecida por vós. Só tendes é que melhorar para a próxima. E já agora, divulgar o vosso plano de actividades para o próximo ano. Onde está ele? Saudações associativas.

Anónimo disse...

Senhores sócios fundadores que participaram no almoço ou jantar ou lá o que foi,DEMITAM-SE TODOS e os criticos que tomem conta dela.
Acreditem que se fosse eu não estava para ouvir o que aqui tem sido dito.
Façam-se homens primeiro e depois apareçam.
OS CRITICOS BEM ENTENDIDO.

Anónimo disse...

Resposta ao "Anónimo de Qua Fev 11, 03:35:00 PM que disse:"É uma vergonha tanto disparate pelo motivo de quatro pessoas se juntarem nos copos num restaurante a discutirem nada de novo pela preservação das antas deste concelho.Deixem-nos descansar e fazer a digestão que o tempo das vacas magras está a chegar."

R:- Juntaram-se para almoçar (o Sr não almoça?) e para confraternizar, ao que sei e se discutiram algo de novo, só quem esteve sabe, porque se não esteve não diga atoardas porque afinal ninguém lhe deve nada a si.
E é no tempo de "vacas magras" que se tem de estar mais atento e fazer algo mais e melhor pela preservação do que é de todos.
Pelos vistos é dos que critica por criticar e alinha na defesa do quanto menos melhor...ou então delicia-se a nada fazer para poder criticar, pensando que esse direito lhe advem pela omissão de participação.
Até adorei e estou a adorar este debates porque se fica com a ideia das gentes de Carrazeda, desde os ignorantes, aos invejosos, aos trabalhadores, aos que debatem educadamente e democraticamente.
Afinal mais vale poucos e bons do que muitos e apenas contempladores do nada...
Afinal quem arrotou não foram os que confraternizaram, como o anónimo diz gostaria de fazer a digestão descansado...
Bem afinal mesmo quatro terão de passar as passas do Algarve para terem de remar contra a maré dos intolerantes, espertinhos do costume...e acomodados!
Ps: Pelo que li e sei nenhum dos 4 se meteu com ninguém e nem quiz ensinar ninguém e bebeu normalmente.Não é um grupo ao que sei taineiro.
Eu-Pró-LIAA.

Anónimo disse...

Ó Sr. inteligente:
Que tem a ver o plano de actividades com a reunião que foi marcada?
Se foi marcada para reanalizar a falta de planos anteriores, quiçá, a inactividade verificada, para quê então o plano de actividades?
Diz, não saberem dialogar?
Afinal, todos os sócios, parece tratar-se de gente com cultura acima da média!
Nessas condições como aferir o modo e qualidade de diálogo?
Não bastou dizer-se na carta/convite o porquê da reunião e o que se pretendia?
Francamente!

Anónimo disse...

Mas a crítica, sendo construtiva, faz parte das regras democráticas em vigor, felizmente, no nosso país. Quem critica construtivamente, não é contra, mas a favor da causa e neste caso, a causa é a Associação de Zedes, a quem desejo muitos êxitos e que contribuam para o desenvolvimento cultural do nosso concelho.