02 fevereiro 2009

Conselhos para Justificar Concelhos

Do que realmente se trata é de justificar o nosso concelho. Haverá realmente valor que justifique no futuro, o nosso concelho!?
E no passado, terá havido justificações aceitáveis para se ter construído aquele castelo!? Terão sido loucos aqueles que decidiram a nossa história ao longo destes 800 anos!? E aqueles que pugnaram pela defesa das regalias e direitos alcançados ao longo da história!? E aquela ideia de construir a linha do Tua ou o “campo de aviação”!? E aqueles que lutaram lá fora e quiseram depois voltar!? E os que aqui decidiram investir as suas vidas em trabalho honesto e aqui decidiram ficar!? Não teriam conseguido arrumar lugar mais hospitaleiro!? Terão sido loucos os que desbravaram as encostas do Douro e do Tua!?
Tenho alguns dados que me permitem fazer uma comparação entre o nosso concelho e o de Valpaços.
Valpaços tem conseguido impor-se como cidade mesmo que muito próxima de duas outras grandes cidades, a de Chaves e a de Mirandela. É verdade que tem muito melhores acessos que nós. Mas será que o seu concelho é mais rico que o nosso!? Terá o concelho de Valpaços mais potencialidades agrícolas, turísticas, naturais, maior dimensão ou potencial humano!? Investirá este concelho mais remessas dos seus emigrantes!?
Falei recentemente com o Presidente do Município de Valpaços, deu-me o exemplo de que, um dos investimentos feitos a pensar no futuro, foi na criação de energia eólica e hídrica. Disse-me que recebe por ano o valor de 2 milhões de contos em resultante deste investimento e que esse valor será a herança complementar com que pode contar quem o venha substituir. Este exemplo diz muito sobre a perspectiva com que se gere um município.
Enumerem-se então apenas algumas das nossas potencialidades naturais e conclua-se sobre como será, se formos capazes de as saber aproveitar.
Águas de S. Lourenço; Exploração de granitos; Exploração dos recursos hídricos e eólicos; Potencialidades do turismo – natural e património construído; Gastronomia; Agricultura biológica; Floresta; Cinegética; Produção animal.
Em conclusão direi que chegamos aqui por nossa culpa e depende da nossa capacidade a viabilização do futuro. A alternativa pode ser delegar noutros, esse futuro o que, também há-de ter as suas conveniências, sobretudo para os que valorizam a subserviência e desconhecem a sua identidade.

13 comentários:

Unknown disse...

Com tanto optimismo seu,só gostaria que,juntamente com HR,viesse a formar um executivo camarário.
JLM

Anónimo disse...

bendita a Patria que tão ditosos filhos tem

Anónimo disse...

Caro HC, com a devida autorização, deixe-me fazer minhas as suas palavras, no seguimento, aliás, do meu comentário anterior sobre o mesmo assunto. Deixe-me só lembrar que essas valências que ambos apontámos irão potenciar muitas outras que poderão tornar o concelho de Carrazeda num dos mais prósperos da região. Assim haja coragem, serenidade, inteligência e... muito optimismo! Carrazeda, nas mãos certas, será dona do futuro!
Cumps.
h. r.

Anónimo disse...

É por demais evidente a constatação feita por Hélder Carvalho, porque bem conhecedor da nossa realidade.
Não se tratará de "desafiar" o HC a potenciar uma candidatura à Câmara Municipal!
Do que não tenho dúvidas é que ele seria para o nosso concelho uma das maiores valias de que precisamos, embora alguns, poucos, assim não achem.
As coisas devem acertar-se com boa vontade e esperança em dias melhores e o PS deveria estar atento às apostas que precisamos de fazer para não regredirmos ainda mais.
Estará na hora de começar a fazer passar a mensagem de mudança efectiva, com as pessoas certas nos lugares certos!
O Concelho está primeiro e é por ele que devemos trabalhar.
Se assim fizermos olharemos pelo futuro de nossos filhos e netos!
M. Lameiras

Anónimo disse...

parabens pela primeira vez verifico que o sr HC mudou de discurso e da algum valor aos que ficaram
afinal os que ficaram sao os resistentes e nao os menos inteligentes e os menos corajosos

Anónimo disse...

parabens pela primeira vez verifico que o sr HC mudou de discurso e da algum valor aos que ficaram
afinal os que ficaram sao os resistentes e nao os menos inteligentes e os menos corajosos

Anónimo disse...

Todos têm razão!
As minudências devem acantonar-se em sítio apropriado!
Preocupemo-nos então com o "moribundo" concelho de Carrazeda que tão mal tratado tem sido ao longo dos anos.
As diferenças para serem tratadas, devem ser discutidas olhos nos olhos.
Não será a coberto do anonimato que tal se atingirá!
Creio que antes da eleições deveria ser aberto um amplo debate para que as tais pequenas diferenças sejam finalmente "arrumadas".
Feito isso, então que cada um se proponha trabalhar neste ou naquele partido político, ou mesmo como "independentes", mostrando o que pretende fazer, como e com quem, para que o noso concelho, finalmente, entre no caminho do tão famigerado desenvolvimento.
Muitos caminhos já foram apontados e outros haverá.
Se assim não for,vamos cair no ridículo e já habitual processo de um mês antes das eleições, tudo querer fazer e dizer...
Nessas condições o "povo" não apreenderá coisa nenhuma e para ele, apenas a perspectiva de votar se mantém como acto rotineiro, sem interesse, porque continuamente carregado de simbolismo habitual, ou seja,na dúvida,
VOTA-SE NA SETA nem que a coberto dela estejam os mesmos e habituais cidadãos comprometidos por tanto atraso e infelicidade concelhia!

Anónimo disse...

Que Futuro o PS quer para Carrazeda se quando é oposição simplesmente não se ouve.
O exemplo é a nova nomeação do novo Chefe de Divisão.
Tenham vergonha...Como é possivel...
Já sei é amigo pessoal do Faustino.

Anónimo disse...

Boa!
Este comentário de 04FEV-12:30 acertou na muche!

Anónimo disse...

O último anónimo tem razão...Não sei porque é que os vários partidos demoram a apresentar os candidatos para assim haver debate de ideias para o Concelho...adiar leva a que não haja compromissos sérios com o povo que de forma tradicional vota na seta que por Carrazeda nem sempre foi seta e quantas vezes andava envenenada....e ainda anda...cilindrada a Dra Olimpia é o que se vê....
Penso que o melhor candidato para o Concelho actualmente seria o sr DR Helder Carvalho- maturidade e saber e sensibilidade fariam do nosso rico Concelho um Concelho melhor...
Espero que ao menos faça parte da equipa do Sr Faustino, homem honesto, dedicado, e muito sensivel para os casos humanos. Penso que com uma boa equipa a seu lado fará bom trabalho para Carrazeda...
Gorada a hipotese da lista independente e afastado o Sr Eugénio, só o PS pode fazer algo pela nossa terra mas é preciso que a Secção Local do PS se revitalize e vá para o terreno e começe uma estratégia de vitória...não se pode servir a dois senhores...
MH

Anónimo disse...

também concordo
em vez de vender estátuas para fora vendia-as cá dentro e enchia carrazeda de putos e de meninas todos a rir e a bater palmas
Finalmente Carrazeda pareceria feliz e povoada

Anónimo disse...

Estátuas, afinal, está a fazer o actual poder instalado, de tal forma que se o Hélder Carvalho viesse já as crianças (putos como você diz) e meninas limpavam as lágrimas da felicidade!Este(a) anónimo(a) de 08FEV-21:00 deveria preocupar-se em vez de "soalheiro", em ser razoável nas apreciações para que daí sobressaiam qualidades capazes de construir Carrazeda!
É que o seu assentimento, batendo palmas à política que felizmente vê chegado o seu fim no decorrer de 2009, muito contribuiu para falta de povoamento a que se refere.
Se tiver filhos e netos lembre-se deles e do seu futuro em Carrazeda!

Anónimo disse...

Ao anónimo de dia 04FEV09, ás 09H25, tenho que lhe dizer uma coisa séria e verdadeira se alguém não se encontra ou teve que abandonar a terra da qual gosta tanto como você, é porque teve necessidade de procurar uma vida melhor!!!!!!!!!!
Se nos preocumaos ou não, mesmo ausentes, com o bem estar e a evolução de Carrazeda, concelho e aldeias, claro que todos preocupamos com aquilo que é nosso!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se O Helder Carvalho é ou não bom, do que conheço pessoalmente acho-o uma pessoa inteleigente, capaz e de um carater excepcional, haja vontade, de quem o assim quiser, fazer dele um bom Presidente de Camara, pois capacidades ele tem.

Anónimo.