17 novembro 2008

Dura Lex Sed Lex

DAR A VOLTA À LEI
Este pretende ser um breve apontamento, para dizer o que se passa neste concelho do interior que dá pelo nome de Carrazeda de Ansiães.
O Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa Agrícola de Carrazeda, ( que tem 3.502 sócios registados oficialmente, mas se excluirmos os que já faleceram, e ainda os que não pertencem à àrea social que se circunscreve ao concelho de Carrazeda de Ansiães- artº 3º dos Estatutos, restam apenas 1.500) – convocou para o dia 25/11/2008 as Eleições para os Corpos Sociais, alegando que assinou a mesma Convocatória a solicitação do Presidente da Cooperativa.
Esta convocatória Sr. Presidente, viola a Lei Portuguesa, dado que a Cooperativa recorreu da sentença proferida pelo Digº Juiz do Tribunal Judicial de Carrazeda, e esse recurso segue os tramites legais. Mais a Cooperativa pagou a fiança de 500 € para os efeitos suspensivos. Logo, não há lugar a Eleições enquanto nada for dito sobre o Recurso que está em curso, sob pena de o Tribunal Administrativo vír a dar provimento e razão ao Recurso e com as consequências inerentes.
Que o actual Presidente queira fazer as coisas a seu gosto e a seu belo prazer como tem feito, é uma coisa, violar a Lei é outra. Não pode alegar desconhecimento de causa, porque gastou o dinheiro da Cooperativa que é dos sócios, ele é um sócio trabalhador e que cobra pelo tempo que gasta. Alegar que foi ele e sómente graças a ele que algo foi feito na Cooperativa, não passa de vaidade maldosa, desprezando o trabalho de equipa dos outros membros. Tem aqui Sr.Presidente, uma oportunidade ùnica de mostrar que é diferente:
-Aguarde com paciência o resultado do Recurso, continue o seu trabalho e em data oportuna e com a legal e devida antecedência, convoque eleições e os resultados lhe façam bom proveito.

3 comentários:

Anónimo disse...

Carrazeda no seu melhor!
Caro Sr. Manuel Barreiras Pinto: Lateraliza-se a Lei, esconde-se, baralha-se, enxovalha-se... enfim, tratam-se mal os cidadãos e até parece que nada se passa!
A sua disponibilidade para enfrentar eleições para a Cooperativa, tem que se lhe diga.
O Senhor já sabia com o que conta para eventualmente atingir os objectivos traçados, mas também sabe que ganhar eleições é uma tarefa do fim do mundo, porque afinal a democracia neste concelho encontra-se doente e não é só na Câmara Municipal, no Futebol Clube de Carrazeda ou na Santa Casa da Misericórdia.
As pessoas estão já habituadas a servir de capacho e não vai ser o Senhor Manuel Pinto que vai mudar este "mundo" onde um comerciante local disse um dia: " Carrazeda, Carrazeda, por mais camisas que vistas, nunca deixas de ser Carrazeda".
E mesmo que o Senhor Manuel Pinto viesse a ganhar as eleições para a Cooperativa, nada tardava que se iria arrepender de tamanho empreendimento.
Esta terra não está traçada nem fadada para grandes qualificativos de desenvolvimento.
As pessoas não se dão conta das suas reais capacidades e não são capazes de assumir com dignidade as competências de que são capazes.
Olham a todo o momento o oportunismo e mesmo que haja desonra, o que lhe interessa é o ganho, a ganância do poder, do dinheiro, do posso e mando...
O resto nada interessa!
Depois vem o medo que assalta não apenas os impreparados, mas também os letrados...
O Senhor Pinto não vê como são tantos os anónimos que escrevem neste e outros blogs, de forma escondida, como eu próprio por exemplo?
Carrazeda é isto meu caro amigo e não passará disto!
Claro que o Senhor me dirá:...mas então se ninguém fizer nada por isto, tudo segue na mesma!!!
O problema é que não é um, nem dois que são precisos, mas sim todos, ou quase todos, e esses o Senhor não sabe sequer quem são, porque os que aborda (e são alguns) dizem-lhe de caras ESTAR FARTOS DE PALHAÇADAS!

Anónimo disse...

No ramo de uma palmeira
um «bico de melro» está
com uma altura que insiste
em ser apenas de lá.

Mas um menino que passa
aponta a fisga e dispara.
e o drama não foi a morte
- foi a voz que se calara,
a voa do «bico de melro»
que no momento cantava
sem ver a traição da fisga
do menino que passava.
MJFiel

Anónimo disse...

É só "finórios" à frente dos destinos das nossas Instituições mais representativas - Câmara, Santa Casa, Cooperativa Agª e Clube de Futebol -!
SIGA, mas à retaguarda!