13 maio 2008

Maio em Revista

“AQUI DA MINHA RUA”
Reformado: - Amigos, vamos homenagear, guardando um minuto de silêncio, pelo grande poeta José Afonso. Autor de canções como Senhora do almortão, A morte saiu à rua e claro está, Grândola vila morena “… terra da fraternidade, o povo é quem mais ordena dentro de ti, oh cidade.” Foi com esta canção que há 34 anos atrás, os militares de Abril fizeram a Revolução dos Cravos no dia 25.
Catita: - oh, oh, oh, há 34 anos ainda eu andava por aí num vago projecto de gente, para encarnar no ventre da minha mãe, quando teve uma relação fugidia com o meu pai, assim teve início a minha vida.
Fininho: -E que vida, valeu o esforço dos teus pais és perfeita e harmoniosa nas curvas delicadas do teu corpo, tens as medidas ideais e a beleza perfeita nesse rosto, onde brilham uns olhos marotos, desculpa a franqueza Catita, mas é verdade.
Maria Fumaça:- Cravo vermelho ao peito, símbolo da liberdade e de recordação dos milhares de políticos que se aproveitaram da porca da política e se alimentaram durante muitos anos. Alguns não faziam nada na vida e foram para a política, assim é que vivem à sua custa, alimentam vícios, distribuem benesses aos familiares e amigos, porque mentiram ao povo e acertaram no Partido onde se meteram. Quem os não conhece?!!!
Gibóia: - A XX Feira do Livro de 25/04/ a 1/05/08 em Carrazeda de Ansiães, há 20 anos que assim é, o alívio da consciência perante uma data à qual se deve a felicidade de uma vida,vivida para nós, com a hipocrisia de dizer que é para o bem de todos e ao serviço dos outros. No dia 25 às 14 h Ficamos a saber: - Que em Vilarinho da Castanheira há uma Banda Filarmónica. Foi inaugurada a escultura do Italiano na Praça dos Combatentes a que deu o nome de Carrazeda de Ansiães-2007- aquele arco tem 5 m de altura e de comprimento 12 m. faz parte de um conjunto de dez obras que farão parte integrante do “PARQUE INTERNACIONAL DE ESCULTURAS EM GRANITO AO AR LIVRE” de Carrazeda de Ansiães. E desse conjunto de 10 obras já temos 4 a saber: -“ Os sete livros da arte e da vida” – Alberto Carneiro- “A pedra bulideira” – Carlos Barreira.” “Em louvor dos limites” de Michael Warren. “ Carrazeda de Ansiães-2007” de Mauro Stacioli e ainda o Mark Brusse que está já a fazer uma intervenção em 4 momentos por cada ângulo da Praça D. Lopo Vaz de Sampaio, monumento a inaugurar em 2009. Qualquer cidadão de Carrazeda, sabe da história e significado destas magnificas obras de granito, que ficaram a custo zero aos cofres da autarquia. Houve Teatro um drama representado pelos alunos do 3º Ano do Curso Técnico de Turismo /Piat da Escola Profissional de Ansiães e Poemas de Abril e outros poetas, no salão dos Bombeiros de Carrazeda, onde há espaço para a exposição de livros e um pequeno palco e auditório para actividades culturais.
Reformado: - Foi já no dia 28 que assisti à peça “ a partir de amanhã” – grupo mundo perfeito- com uma bonita e jovem intérprete que num monólogo, prendeu a atenção dos presentes, que gostaram e soube a pouco, o resto fica para amanhã. No dia 1 de Maio, assisti pelas 16 h à actuação do Rancho Folclórico “Mirandanças” que nada tem a ver com os pauliteiros de Miranda de Cércio, e com as suas danças, estes são de lá perto - como a sorrir confessava uma jovem.
Catita: - Pois foi no dia 2 de Maio, que a bomba rebentou lá em casa, a minha prima Efigénia derretida em lágrimas, porque ouviu na Rádio Ansiães que Eugénio de Castro, não se recandidata à Câmara de Carrazeda nas próximas eleições em 2009. Olhem que chorava como uma madalena, coitadinha, até parece que tinha morrido alguém da família. Coitadinha.
Fininho: - Cá para mim tenho uma teoria e explicação para isso: - Para as eleições de 2009, ainda faltam muitos dias, - muita água vai passar por baixo da ponte- e, a um ano e meio de distância, foi um belo golpe político lançar este balão de ensaio – só para ver o efeito. E, pelos vistos o movimento feminino, sentiu-se, queixou-se e ainda vai organizar o baile das carpideiras para que Eugénio de Castro mude de opinião e não será preciso carpir muito.
Maria Fumaça: - Eu cá não tenho razão de queixa, todas as minhas amigas lá têm os filhos empregados, e até o meu afilhado Joaquim conseguiu entrar para a recolha do lixo e assim ganhar para criar os filhinhos.
Gibóia: - Mas, quem se sentiu verdadeiramente foram os da Oposição, até vieram deitar foguetes e anunciar a festa. Dizem eles que Eugénio de Castro, já se sentia esgotado, já não tem mais nada para dar. Atenção rapazes… Não é com a fraqueza dos outros e à sua custa que nós vamos querer conquistar o direito ao poder. Menosprezar o sucessor do PSD, é burrice e pensar numa vitória fácil, sustentada pela queda do ídolo no mínimo é ignorância pura do que é a vida.
Catita: - Cala as tuas ideias políticas, aqui o segredo é a alma do negócio e olha que se eu contasse aquilo que sei, mas foi com o silêncio que aprendi a viver e a governar a vida, não me tenho dado mal com isso. E, para as mentes perversas que numa mini-saia ajustada a delgada cintura e perna bem torneada, já sonham com uma mulher fácil, uma mulher vadia, da vida, para esses, aqui fica o ponto final.
Sugestão: - Adquiram e leiam no “Jornal O Pombal “ do próximo mês de Maio, a continuação dos problemas, sugestões e ideias dos meus queridos amigos.

Sem comentários: