16 abril 2008

Ipsis verbis

"...se a linha do Tua tiver que ser sacrificada, que o seja, com as devidas compensações".
Eugénio de Castro - presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães

"Nós temos sempre pena das pessoas que nos são queridas e morrem, mas temos de olhar para o futuro e o futuro é a barragem não é a linha do Tua".
Artur Pimentel - presidente da Câmara de Vila Flor

no Público

24 comentários:

Anónimo disse...

é como o outro

tinha uma mulher e uma filha e era um desperdício não as por a render

e pôs... na prostituição...

só que aproveitou também a própria mulher e acabou por ser o primeiro a desfazer-se com a SIDA

Cá se fazem... cá se pagam...

FeliSIDAdes a estes vendilhões e respectivas FAMÍLIAS

Anónimo disse...

Exmo Senhor
Eugénio de Castro:

Passei horas a ler e a escrutinar blog's, comentário, documentos, etc. etc. sobre a construção da barragem na Foz do rio Tua.
Comentários são opiniões na maioria das vezes nada abalizadas, apenas e só transmitem os sentimentos de quem com toda a legitimidade os faz.
Sendo V. Exª Presidente da Câmara de Carrazeda e talvez do concelho mais interessado na viabilidade da barragem ou da linha não vi até hoje da sua parte uma afirmação cujo conteúdo exprimisse aos seus municípes a sua opinião/posição.
Acho que quem ocupa o lugar que aos anos ocupa como V. Exª, sim porque a construção da barragem já vem de hà muitos anos, e até hoje não consegue tomar uma posição e expor e defender a sua tese não é digno de representar uma população.
V. Exª nunca até hoje teve a coragem de assumir com clareza e transparência ao seu concelho uma ideia fosse ela qual fosse sobre este assunto.
Mas, há coisas que dificilmente aconteceriam em outro qualquer concelho deste país e inimaginavel num país minimamente desenvolvido com pessoas cujas capacidades psico-intelectuais não prescisariam de chegar aos 50%!
O seu concelho é dono de uma nascente de águas termais (do Santo Lourenço) há centenas de anos numa paisagem de rara beleza e precisamente numa encosta do rio Tua,
mas, completamente sub-aproveitadas, ao abandono e miseravelmente esquecidas por si e pelos seus antecedentes ao longo de anos!
Mas... o seu concelho está na cauda da tabela em quase todos os parâmetros de desenvolvimento de Portugal;
A ver:
Perda de população, envelhecimento da população, menos nados, menor rendimento per-capita, indices de pobreza preocupantes, etc. etc.
E a pergunta que eu faço e permita-me a frontalidade é:
O que é que V. Exª esteve a fazer tantos anos à frente da Câmara de Carrazeda?
Porque, não é compreensível que um concelho que teve muito e quase tudo para andar, ao invés, caminhe a passos largos para um fim triste.
Visto à lupa e com o conhecimento necessário o seu concelho é como aliás, muitos outros, a imagem perfeita de um absorvo de dinheiros públicos muitissimo mal aproveitados porque a obra feita para além dos seus custos avultados só sobrevivem com mais dinheiro. Em contra-balanço não há UM ÚNICO investimento que crie retorno.
Do ponto de vista global esta gestão desastrosa tem impedido o desenvolvimento do próprio país.
É infelizmente neste espelho demasiado claro que os seus vindouros terão que futuramente se mirar, de vergonha pelo seu paupérrimo desempenho.
É pena que para casos desta natureza não haja Tribunal capaz de fazer um julgamento justo porque o seu concelho tem sido muito fraco juíz no seu próprio prejuízo.

Julio A. F. Mendes

Anónimo disse...

Realmente esta laranja está tão podre que não tardará a cair da árvore das patacas que tem sido a câmara. E concordo com o anónimo anterior quanto ao julgamento criminal, pois há muitas contas por esclarecer ao nobre povo de Carrazeda. Um dia se fará justiça, a não ser que também fuja para o Brasil. Mas quem foge também se agarra, como já se viu.

Anónimo disse...

As meretrizes do TUA| 2008-04-14 / 18:20 | por: paulo raul

Numa região tão abandonada e desprezada como tem sido Trás-os-Montes,os Autarcas têm efectivamente de aproveitar tudo o que lhes possa trazer algum beneficio para a sua coutada.Mas não portarem-se como prostitutas. E é exactamente o que se está a passar agora com certos Autarcas Transmontanos.Assediados com meia duzia de esmolas oferecidas pelos agiotas da EDP/Governo,não conseguem ter um descernimento global e claro de todo o problema da região.E como autenticas meretrizes cedem,oferecendo o corpo das suas coutadas autarquicas em troco de mesquinhas e particulares beneces.
Acho que chegou a hora de se criar o "LOBBYING" Transmontano.Essa terra mágica e sagrada,tem que começar a ser tratada com outra dignidade.Afastem as Meretrizes e construam uma terra decente para todos os Transmontanos.

Anónimo disse...

Vale do Tua: Autarcas lançam estudo sobre barragem ou linha de metro e querem projecto integrado para região

Carrazeda de Ansiães, 16 Abr (Lusa) - Os autarcas do Tua decidiram hoje avançar com um projecto de planeamento e desenvolvimento do Vale do Tua para criação de riqueza e competitividade, numa reunião onde acabaram por não decidir se aceitam ou não uma barragem neste rio.

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Os autarcas, apoiados pela Estrutura de Missão de Douro, vão adjudicar um estudo que contemple todos os cenários de evolução possíveis, incluindo a construção ou não da barragem de Foz Tua, bem como a manutenção ou não da Linha do Tua.

Esta decisão foi tomada numa reunião dos autarcas de Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Vila Flor, Alijó e Murça com o chefe da Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães.

O propósito da reunião era a discussão de compensações pela construção da Barragem de Foz Tua.

No entanto, no final do encontro, o seu porta-voz, Eugénio de Castro, presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, limitou-se a ler um comunicado de duas páginas em que esclarece que na reunião "não esteve em discussão um ou outro investimento, esta ou aquela obra, mas sim um projecto de promoção integrado, indispensável a um território esquecido e isolado que carece de iniciativa, de apoios e de discriminação positiva"

Segundo esclareceu, esse projecto deverá envolver vários parceiros públicos e privados, incluindo a EDP, eventual concessionária da barragem, num processo que eles consideram "singular".

Com esta iniciativa, os autarcas "pretendem estar na posse não só do diagnóstico actual da região, que conhecem, mas sobretudo dos cenários prospectivos da estratégia conjunta de promoção e qualificação que se impõe há muito".

"Este processo, releve-se, não pode reduzir-se a uma caricatura que confunda e extreme posições cegas de quem está a favor ou contra uma obra", refere-se ainda no comunicado.

Confrontado com as críticas de terça-feira de "Os Verdes" - partido que considerou que os autarcas, eleitos para mandatos de quatro anos, não têm legitimidade para negociar valores que são de todos como a linha e o vale do Tua - Eugénio de Castro considerou que "ninguém tem mais legitimidade do que os autarcas, eleitos pelo voto do povo".

Dos cinco presidentes abrangidos, quatro admitem a construção da barragem, enquanto José Silvano, presidente da Câmara e do Metro de Mirandela, defende a manutenção da linha a todo o custo.

O metropolitano é responsável pela circulação na Linha do Tua, ao serviço da CP, ligando Mirandela a várias aldeias da região mas principalmente à Linha do Douro, em Foz Tua.

HFI.

Lusa/Fim

Anónimo disse...

Sr. Anónimo:
não se trata de cor nem de fruto, laranja ou rosa, esquerda ou direita: verifica-se sempre o mesmo. Os pequenos presidentes transmontanos vendem-se! A afirmação do doutor pimentel é triste, não percebo poruqe é que o fim da linha significa melhor futuro. Quem conhece outros países europeus industrializados sabe que a industrialização por si só não substitui o turismo, sabe que a industrialização não se faz à custa do turismo. O futuro, a meu ver, seria a reconstrução da linha até bragança e daí a sanabria ou zamora. a partir de espanha, o mundo a alta velocidade. só quem é pequenino é que não vê isso!!! Por outro lado, e ainda em resposta à afirmação do presidente vilaflorense, vejo uma luz ao fundo do túnel doutor pimentel: vila flor tem problemas sérios de estacionamento. há, no entanto um quarteirão que podia ser utilizado para a construção de um parque de estacionamento: bem localizado, no centro da vila, boas áreas e por acaso até lhe pertence! não seria boa ideia abraçar o futuro (a construção do parque de estacionamento) e esquecer o passado (o edífio de família)?
Se esta pergunta é absurda, também para mim é absurdo acabar com uma linha que espelha a cultura transmontana e que marcou gerações!

Anónimo disse...

Desde há 30 anos que os autarcas são eleitos pelo voto.
É a eles que compete representar o povo que a cada um elegeu, mas representá-los bem, com honestidade, dignidade e eficiência política!
Neste caso concreto da barragem ou linha do Tua, sendo que há muito que os autarcas confinantes com o Rio, foram eleitos, é exactamente desde aí que os mesmos devem explicações aos tais eleitores que lhe facultaram o voto.
O que têm então feito até aqui?
Só agoram descobriram que este interior do País precisa de ser desenvolvido?
Só agora é que fizeram o dignóstico para a região?
É aqui que reside a incompetência de toda esta gente, exceptuando o Presidente de Mirandela e os que ali o antecederam, que há muito vêm lutando pela desenvolvimento do seu concelho. Está à vista de todos o que ali têm feito, com a apresentação de projectos credíveis, embora discutíveis.
Ainda hoje Mirandela defende a linha do Tua em contra-ponto com a reduzida visão dos restantes, que só esperam, em vez de trabalhar, de propor validamente os pontos de vista com atraso de mais de 50 anos.
O projecto de promoção integrado a que se refere o autarca de Carrazeda, lendo o comunicado,significa que na reunião havida, chamaram a todos de "parvos", porque está visto:
Vão estudar, vão ver o que será melhor para depois resolverem, etc., etc.,...como sempre, estamos mais uma vez a ser enganados por meia dúzia de incompetentes que há muito, muito tempo deveriam ter encetado o desenvolvimento que nos é devido, mas sempre adiado.
Agora, o Sr. Presidente de Carrazeda, quer continuar a enganar, quem?
Chega de promessas sempre adiadas, propositadamente adiadas!
Afinal quem é o senhor para fazer de todos nós os "coitados" deste tão desgraçado concelho?
Deixe-nos em paz!

Anónimo disse...

Tenho 20 anos conheço muito bem o local e não consigo compreender como uma barragem neste sitio pode trazer Turismo...mas é esta a lei do mais "esperto" quando não se sabe inventa-se. Será que sou novo de mais para perceber o que é realmente o turismo?

Anónimo disse...

Só se pensa no turismo, não se pensa naqueles que aqui vivem diáriamente.
Só se olha para a beleza da paisagem, não se olha para a podridão da linha, dos serviços, das estações...
Até quem defendia a linha a todo o custo e defendia acerrimamente o seu alargamento a Espanha já reivindica a cota máxima e uma enclusa para fazer chegar os barcos a Mirandela...
Se querem tanto a linha apresentem um projecto para a sua renovação, para melhorar e alargar os serviços, para a fazer funcionar...mas não usem a linha para afastar um investimento e depois vota-la ao esquecimento tal como está hoje.

Anónimo disse...

Temos um vale único que atrai pessoas, uma linha cheia de potencialidades, temos termas de S. LOurenço e Carlão, temos as vinhas, os olivais, temos ar puro,
temos beleza não temos cabos de alta de tensão...etc etc etc .. enfim temos aquilo que os outros querem...
que NOS VÃO DAR além do charco , dos cabos de alta tensão, do cimento, do nevoeiro,
do lixo, e de nos obrigarem a pagar a água do rio cada vez que a utilizemos... se nos deixarem chegar ao nosso rio??????

Anónimo disse...

Este Senhor VILAFLORENSE, est� realmente muito confuso e em certa medida tem raz�o.
N�s (Transmontanos locais) habituamo-nos a ver as nossas coisas como exist�ncias vulgares e mesmo sem import�ncia de maior. No entanto, s�o coisas muito admiradas pelos que nos visitam, quer do litoral, quer do estrangeiro.
Quando "acordados" para a realidade, ent�o damos conta do patrim�nio (neste caso natural)que realmente nos rodeia e qu�o fabuloso �!
Chegados aqui, o Senhor Vilaflorense ter� raz�o, porque sujeitamo-nos, ou melhor, sujeitar-nos-�amos a n�o ver feita a barragem, e a linha e o Val do Tua a continuar na mesma como veio ao mundo, sem projectos tur�sticos que criassem riqueza na regi�o que t�o necessitada �.
Posto isto, voltando ao coment�rio atr�s citado, diz o Senhor de Vila Flor: " Se querem a linha apresentem projectos para a sua renova�o..." e " s� se olha para a linda paisagem e para a linha que estar� podre... "
� aqui que est� o bus�lis da quest�o, para dizer ao Senhor de Vila Flor que uma das maiores conquistas de Abril de 1974 foi a democratiza�o do Pa�s e com isso, exist�ncia do poder local democr�tico.
Por isso � que hoje, quando "beliscamos" um pouco um autarca, ele sempre responde: " N�O, que � isso, eu fui eleito pelo voto, eu � que sei, eu � que mando, eu � que farei, eu � que respondo, etc, etc.."
Logo, se a linha est� podre, se para ela tem de haver projectos futuros, esse futuro deveria ter sido iniciado h� muito tempo e exactamente pelos autarcas!
Como podemos fingir que n�o � assim?
Quando o comboio ca�u ao Rio, toda a gente se apressou a pedir responsabilidades aos autarcas que logo foram ao local (o "nosso" de Carrazeda nem a esse trabalho se deu)para dizer, PRESENTE, eu estou aqui no meu territ�rio, venham a televis�o, a R�dio e os Jornais.
Se para isto s�o autarcas, porque n�o dever t�-lo sido h� muito tempo para despolotar o desenvolvimento que j� se sabia estava em falta com um atraso de mais de cinquenta anos?
Que andam estes "espertinhos" a fazer que n�op seja comer almo�os e merendas � custa do z� povinho?
A culpa morre solteira?
Porqu� meu caro Vilaflorense?

Anónimo disse...

O que disse vem mesmo de acordo ao que eu penso...
Sou completamente contra aqueles que defendem que devemos transformar trás os montes numa zona de turismo, porque pensando assim, promovemos tudo o que temos de bom para dar a quem vem e esquecemos aqueles que aqui fazem vida e que já estão sufucientemente esquecidos...
Onde andaram para deixar degradar tanto a linha, as suas estações, as aldeias que as acolhem?!!! Lembram-se da linha agora para servir de arma de arremesso contra a construcção da barragem, mas deviam (já que não foi antes, pelo menos agora) lembrar-se da linha para a transformar num meio de transporte viável e funcional, com condições, que apróximasse as populações e que lhes desse qualidade de vida, e depois então pensar no turismo.
Defender a linha porque é bonita e depois deixa-la continuar no marasmo em que está é que não me parece uma boa aposta, nem um argumento sustentável.

Anónimo disse...

caro vilaflorense
releia tudo pois não sabemos se o senhor não sabe o quer ou não sabe como dizer o que quer
A culpa do estado de degradação em que tudo se encontra é culpa nossa , de nós todos e portanto sua também e sobretudo dos autarcas que escolhemos ..pelos vistos mal embora como disse o sr Eugénio ele é que é o rsponsável por tudo o que há bem feito ou mal feito pois foi eleito para isso.. agora resolver o problema da incompetencia e estupidez das pesssoas "afogando" as provas só com prejuízos é que não posso concordar.
Valeu a pena a coragem de muitos que foram contra o sistema porque pelo menos agora dizem que vão estudar iu mandar fazer estudos sobre a barragem ou sobre a linha..

Não está mais de acordo com esta posição?

Anónimo disse...

Não, não completamente. Realmente se alguém tem culpa do estado de degradação são os autarcas e, em extrema análise nós que os elegemos. Concordo.
Utilizar a linha como argumento, aí é que já não concordo. Sou muto pragmático nesse assunto. ou ela tem condições e serve as populações, ou então não vale a pena abdicar da barragem.

Separem um pouco o rio da linha. Eu também defendo o património natural que é único, mas não posso defender algo que não funciona e que não presta um serviço decente à população.

A ideia de preservar o estado actual da linha porque é bonito e atrai os turistas é para mim a certidão de óbito desta região. Não pela linha em si, entenda-se, mas porque esse principio significa que não vale a pena investir em quem cá está, é preferivel investir em quem por cá passa...

Eu sei bem o que quero e o que defendo. Quero que se invista no bem estar dos que cá estão. Que se criem condições. Agora seja com a linha ou com a barragem... sinceramente é-me indiferente. Repare que eu não defendo nem um nem outro, somente não concordo que se utilize o argumento da linha porque considero que no estado actual ela não serve.

PILOTO disse...

E eu pergunto a todos e se fizessem um referendo local a região envolvente ao rio mais a sua respetiva linha, se querem a barragem ou a linha? Se ñ ha outra forma de luta,manisfestação mas das rijas sem medo, daquelas a transmontana, ou ja ñ ha homens com colhões para esse desafio, organizem-se manisfestem-se, lutem, ñ é atras de um pc que la vão, SIM AO RIO MAIS A SUA LINHA Ñ AOS ALARVES QUE DESTROEM CONCELHOS.

Anónimo disse...

Ninguém defende a linha no estado em que ela se encontra.. defende-se sim a linha com condições de comodidade e segurança, a criação de infraestruturas que preservem a qualidade e escoem os produtos da região que sirva as populações locais, que atraia turistas que deixem mais valias na região e façam com que as pessoas não tenham de emigrar para sobreviver

Hoje as pessoas comdinheiro procuram locais diferentes e preservados.. como sabe...

preferem viajar na linha sem condições a ir visitar o centro civico de carrazeda ou ir ao hiper de mirandela ... disso estão as pessoas fartas
Nos circuitos turisticos internacionais nos primeiros lugares de preferencia ficaram as aldeis de xisto da Lousã , como sabe, não foi nenhuma barragem, nem
nenhum centro comercial...

Que trará a barragem às pessoas locais e ao desenvolvimento de Tras os montes?
Ninguém diz nada porque ninguém sabe e os que sabem , sabem que não trará nada a não ser lixo e poluição .
cumprimentos e obrigado

Anónimo disse...

Agora sim nos entendemos. Então vamos potenciar a ideia. Por exemplo, o movimento civico pela defesa da linha que faça pressão sobre os concessionários para que se estude e melhoria das condições e serviços...

Anónimo disse...

se quiser fazer o favor de visitar

www.linhadotua.net

poderá encontrar muita documentação sobre a linha do tua além dos objectivos do movimento, actividades , comunicados, acções,
fotos , videos e a petição a decorrer.
cumprimentos
mario

Anónimo disse...

Quem tem penas são as galinhas...

Anónimo disse...

acabem com a conversa sobre a liunha ou barragem . venha depressa o dinheirinho porque a rua luis de camões e a marchal gomes da costa já se apagou o petrolio venha depressinha o dinheirinho para haver luze á noitica

Anónimo disse...

este ultimo disse tudo Carrazeda é a rua luis de camoes

Anónimo disse...

carai, o piloto è q os tem no sitio. como ele diz ja n ha homens com colhoes. este è mesmo um blogg para homens de barba rija.

Anónimo disse...

Antes de deixar aqui uma breve dica sobre o assunto,afianço-vos,sou um apaixonado pelo vale do Tua,especialmente nos seus primeiros kilómetros,por onde viajei muitos fins de semana seguidos,(quase 3 anos)e acredito é de tal modo fantástico,ímpar mesmo, que vale a pena lutar.(PONTO FINAL)
Pena é que alguns que a defendem,sejam por razões pouco claras,diria obscuras,demonstrativas de enorme egoísmo,como se o mundo girasse á sua volta,aliás á volta da sua urbe.
Será que algumas vozes se levantariam(ou acomodariam?)perante um possível cenário idílico e fantástico,dum enorme espelho de água,desde Foz Tua,até á princesa do Tua,bordejando,beijando, o seu parque do Império,quem sabe mesmo podendo concretizar-se a prática de desportos náuticos para além do Jet Ski(vela,etc),com um bonito e movimentado ancoradouro,capaz de receber barcos turisticos ou mesmo de cruzeiro vindos Douro acima,entrando no Tua pela eclusa aí construida?Claro os turistas já não veriam esta linha do Tua,(talvez outra a uma cota superior-sem estas paisagens),mas veriam a bonita cidade do edil Dr.Silvano,onde comprariam abundantemente,tudo o que esta cidade já tem para oferecer,na área dos produtos regionais vindo de toda a região,da sua restauração e hotelaria.
É que a linha e o vale são tão lindos,mas já li aqui e acolá,se tiver que ser submersa que seja á cota máxima,com uma eclusa,repor a linha com outro traçado,etc.AFINAL EM QUE FICÁMOS?ENTÃO TODO O ENCANTO DA LINHA E DO VALE DO TUA,ONDE ESTÁ?PERANTE ESTE CENÁRIO JÁ É MAL MENOR?Com geito,a eclusa,os barcos turisticos,uma linha mais acima,talvez o Dr.Silvano,até nem sem importe.Muito contrariado,muito mesmo,mas lá faria o geito.QUE GEITO.
A.A.P.

mario carvalho disse...

Caro Senhor:

O Paredão da Barragem , se for construída, terá cerca de 135 metros de altura para a cota 195

Em engenharia tudo é possível, desde que pague mas está a imaginar um barco daqueles que conhece , a subir o Douro, a virar para o Tua naqueles calhaus todos durante 1,5km e depois subir 135 metros num local em que a largura do desfiladeiro é quasi menor que a do barco?

Em teoria para que isso fosse possível, os barcos irem do Douro para o Tua... teriam de subir no mínimo 10 metros o paredão de Bagaúste para encher de agua o Tua até à barragem e dpois aí fazer uma eclusa (aonde?) para os elevarem ... Muito, muito complicado.. e muito muito caro...e eles querem tudo muito barato.
Referiu.-se já aqui que o fazer um troço de linha entre o tua e a Brunheda ficava mais caro que a barragem... agora imagine quanto não vale a linha que está?
Se pagar 300.000.000 por uma cópia ... imagine qunto não vale o original...e essa obra de arte está em que concelho?
Pense pf no Egipto que lhe vem logo à memória? As piramedes certamente...as pessoas vão gastar dinheiro ao Egipto para quê? Para irem ver um lago, um centro cometrcial?... As piramedes são velhas, sujas e com aquelas pedras ainda se faziam uns galinheiros..
Em França a Torre Eiffel está enferrujada .. deita-se fora..? etc etc etc
Há valores e Valores
obrigado