17 abril 2008
Fim da linha do Tua
Autarcas admitem sacrificar linha-férrea
35 dos 54 quilómetros da linha serão inundados
Mas as populações dividem-se entre as vantagens do progresso e o fim de um serviço de caminho de ferro que ainda é importante.
Em causa está fim de uma linha-férrea centenária, das mais belas do Mundo. Com a construção da barragem de Foz Tua 35 dos 54 quilómetros da linha serão inundados. O troço turisticamente mais atractivo, mas também o mais perigoso.
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1 comentário:
In Mensageiro de Bragança
Linha do Tua //
Reabertura da linha está por dias
Por: Fernando Pires / Secção: Actual / ontem
Foto: Fernando Pires
Novo acidente causou encerramento
A REFER concluiu os trabalhos de reparação na linha do Tua, esta sexta-feira, no local onde se registou um descarrilamento da Dresin, na passada quinta-feira, provocado por uma queda de pedras na linha, que causou três feridos ligeiros. A REFER admite que o troço da Linha do Tua, entre a Brunheda e a estação de Foz-Tua, entretanto suspensa, poderá reabrir “nos próximos dias”. Esta máquina é utilizada pela empresa para fazer operações de vistoria ou outros serviços na linha, e nada tem a ver com as composições do metro de Mirandela que fazem o transporte comercial ao serviço da CP. De acordo com o administrador-delegado do Metro de Mirandela, Milheiro de Oliveira, o descarrilamento aconteceu numa altura em que os funcionários vistoriavam a linha, antes da passagem da composição do metropolitano, para detectar eventuais problemas de segurança. Os feridos foram transportados para a estação do Tua por um veículo particular, tendo sido encaminhados para o Centro de Saúde de Alijó pelos Bombeiros Voluntários de São Mamede de Ribatua. As vítimas sofreram ferimentos ligeiros e foram transportados para o Hospital de Vila Real, apenas por motivos burocráticos relacionados com os seguros, tendo tido alta de imediato. Dois dos sinistrados, de 47 e 48 anos, são residentes em Mirandela, enquanto o terceiro, de 33 anos, reside em Vila Flor. Este acidente faz regressar à ordem do dia os problemas de segurança da linha, levantados depois de em Fevereiro de 2007 um desabamento de terras ter provocado o descarrilamento de uma composição do metro de Mirandela que provocou três mortos O presidente do Metro de Mirandela, José Silvano, confessa a sua "preocupação" pelo facto do acidente poder ter-se dado com uma automotora do metro, caso a dresin não tivesse passado no local duas horas antes, cumprindo a sua função de monitorização das condições de segurança. "Se calhar no Inverno teremos de ter o dobro das cautelas", admitiu. O autarca de Mirandela reivindica do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da Refer a "entrega rápida" do estudo sobre as condições de segurança da linha, agora aprazado para 21 de Maio. "Só assim saberemos onde é preciso fazer trabalhos de consolidação", acrescentou. O governador civil de Bragança, Jorge Gomes, mostrou-se preocupado com mais este acidente e confessou que teme pelo futuro desta linha. "Estou preocupado até porque já há um projecto de uma barragem para a zona e já se viu que, quando chove mais, há sempre perigos deste género", explicou o governador civil, sem querer tecer mais comentários sobre o futuro deste traçado histórico. Entretanto, o Movimento Cívico pela Linha do Tua emitiu um comunicado para reivindicar "mais investimento na segurança" para evitar acidentes".
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