Eu sei que a expressão se usa mas, se a apreciássemos no sentido literal havíamos de concluir que: 1º -Apesar de tudo teria sido parido um rato; 2º- Talvez os ratos, animais pelos vistos também já em vias de extinção (aqui está mais um caso com o qual pelo menos os ecologista se deviam preocupar), talvez não merecessem ser incluídos neste modelo de comparação metafórico.
A este propósito ocorre-me que, como sugestão se conhecesse o investimento feito recentemente para refazer o traçado de uma via rápida na zona de Vimioso para preservar o habitat de algumas famílias de ratos do campo, para que este valor servisse de comparação nas reivindicações que se desejariam para compensar o que se vai perder com a barragem a construir.
Para dar mais dignidade a minha opinião decidi incluir um poema de Cesariny dedicado a um Rato Morto.
A um rato morto encontrado num parque
Este findou aqui sua vasta carreira de rato vivo e escuro ante as constelações a sua pequena medida não humilha senão aqueles que tudo querem imenso e só sabem pensar em termos de homem ou árvore pois decerto este rato destinou como soube (e até como não soube) o milagre das patas - tão junto ao focinho! - que afinal estavam justas, servindo muito bem para agatanhar, fugir, segurar o alimento, voltar atrás de repente, quando necessário Está pois tudo certo, ó "Deus dos cemitérios pequenos"? Mas quem sabe quem sabe quando há engano nos escritórios do inferno? Quem poderá dizer que não era para príncipe ou julgador de povos o ímpeto primeiro desta criação irrisória para o mundo - com mundo nela? Tantas preocupações às donas de casa - e aos médicos - ele dava! Como brincar ao bem e ao mal se estes nos faltam? Algum rapazola entendeu sua esta vida tão ímpar e passou nela a roda com que se amam olhos nos olhos - vítima e carrasco Não tinha amigos? Enganava os pais? Ia por ali fora, minúsculo corpo divertido e agora parado, aquoso, cheira mal. Sem abuso que final há-de dar-se a este poema? Romântico? Clássico? Regionalista? Como acabar com um corpo corajoso e humílimo morto em pleno exercício da sua lira?
2 comentários:
o autor demonstra um conhecimento profundo dos ratos e das ratarias próprio de quem está perfeitamente integrado Parabéns
Integrado??? Espionagem... se fosse possivel algum corte de expressão e liberdade imagno o que seria. Tudo a favor do que se quer, e nao o que o povo quer. Ex: Cuba Ass: werewolf
Enviar um comentário