19 fevereiro 2008

Bustos




de Álvaro Castro
e de João de Castro
da autoria
do escultor Paulo Moura.

Dois irmãos e pretensos heróis de Linhares que se vêem assim lembrados na eternidade do bronze. Residiram nesta aldeia de Carrazeda até meados do século passado. Álvaro era poeta e mestre escola. "A mim ensinou-me as primeiras letras" - "Aprendi a ler e a contar graças a ele" - "Na Matemática não havia igual" - "A sua caligrafia era soberba e inimitável" - atestam os mais velhos, dos poucos que agora frequentam a aldeia que na altura fervilhava de gente e de sonhos. Aí recebia também alunos das aldeias vizinhas que vinham saciar a fome do saber. João era dado à escrita de peças de teatro e às encenações públicas. O drama do "Amor de Perdição" deu brado e a sua fama chegou, pelo menos, às aldeias mais recônditas do concelho. A Linhares ocorreram centenas, quiçá milhares, de curiosos para chorar o drama de Simão e Teresa.

Descubram-se agora novos heróis que não faltarão em todas as aldeias e semeiem-se bronzes...

11 comentários:

josé alegre mesquita disse...

À altura Carrazeda tinha muito menos população e muito menos dinamismo cultural. As freguesias como Linhares, Castanheiro, Pombal e Vilarinho fervilhavam de actividades.

Anónimo disse...

? - À altura Carrazeda tinha menos população. É um facto!
Mas, seria muito interesante discutir-se o porquê?!
Discutir-se também o porquê do encerramento das Associações ou Clubes Recreativos e/ou Culturais nas aldeias!
De resto, devemos endereçar os parabéns à Junta de Freguesia de Linhares pela nobre iniciativa de imortalizar os seus vultos da cultura, pois a declamaram a todo um povo sem distinções sociais.
Realmente não é preciso ser iluminado político para trazer a terreiro iniciativas tão apropriadas como esta.
Se Linhares consta da história como sendo um nobre povo, ha que lembrar aos restantes autarcas do nosso concelho, como se conserva o património herdado e que Linhares bem sabe fazer.
Honrar os nossos antepassados é isso mesmo, mas nunca destruir ou inventar modificações no construído há centenas de anos.
Dá gosto mostrar aos de hoje o que foi a vivência dos nossos avós, bisavóes etc..
Este concelho necessita como de pão para a boca,discutir todo este estado de coisas, sendo certo no entanto que nunca surtirá qualquer efeito enquanto houver autarcas que não sabendo o que é património, sobre ele mandam, ordenam e fazem disparates inadmisíveis.
A cultura aos homens da cultura para que os cuidados sejam sempre redobrados e daí resulte a verdadeira e cuidada preservação.

Anónimo disse...

Devemos de dar os parabéns é à Câmara Municipal de Carrazeda, pois sem ela que se faria nas Freguesias de Linhares, Fontelonga e outras mais? Nada.

Anónimo disse...

As associações do tempo chamavam-se tabernas, onde havia tertúlias de nível muito superior ao actualmente existente nos centros cívicos e bibliotecas. As tabernas eram as verdadeiras e únicas escolas da classe trabalhadora.

AJS disse...

Estive na cerimónia do descerramento dos bustos, gostei! Apenas um pequeno reparo que logo na altura fiz chegar aos responsáveis: - Deveria/deverá ser colocada por baixo de cada busto uma placa com uma pequena biografia das personalidades. Porque se os Linharenses sabem quem são, o mesmo não podem dizer os forasteiros que nos visitam.

Anónimo disse...

E em carrazeda ... nao se colocam bustosde pessoas que fizeram muito por esta terra como ex o Joaquim da Isaura e outros tantas rotundas sem um unico busto...simceramente...porque linhares...

Anónimo disse...

Exijo um busto do Sr. Eugénio cujo local os bloguistas podem votar dos que a seguir se indicam.
1 Debaixo do arco da praceta das finanças.
2 À porta do cemitério novo.
3 Na rotunda maior da zona industrial
4 Junto às termas de são lourenço.
5 No centro civico.
Está aberta a votação.

Escultor

Anónimo disse...

Voto na segunda hipótese mas com uma outra redacção:- Dentro do cemitério novo.

Anónimo disse...

Cá pr\amim púnha-le uma cebeçoita em cada sítio. Ficaba munto bem!

Anónimo disse...

Senhor Presidente da junta de Linhares; ficar-lhe-ei muito grato se mandar compor as placas de identificação de Arnal e Campelos, faça um esforço.
do amigo MJ

Anónimo disse...

Bem, nunca tinha visto uma fotografia ou imagem do meu bisavô (João de Castro)...acabo por vê-lo aqui numa página de internet...