04 outubro 2007

Máquinas de calcular

A proposta para o reajustamento do programa da disciplina de Matemática, cuja discussão pública termina amanhã, estipula que, "ao longo de todos os ciclos, os alunos devem usar calculadoras e computadores na realização de cálculos, na representação de informação e na representação de objectos geométricos".
As alterações ao programa de Matemática do Ensino Básico prevêem o uso das calculadoras desde o 1.º ciclo, porém a questão não é consensual entre professores e especialistas.
Este é um assunto que parece merecer a atenção da opinião pública portuguesa e demasiados aprecem comungar dos malefícios deste instrumento e ser a causa dos males das nossas crianças perante os baixos resultados no aproveitamento da disciplina e recordam que "no seu tempo é que era bom".
Permitam-me, entre muitas outras possíveis, fazer os seguintes comentários:
  • A possibilidade de utilizar esta ferramenta no 1.º ciclo do ensino básico está nos prevista nos programas desde 1991. A sua utilização está perfeitamente enquadrada na dinâmica escolar.
  • A calculadora é uma ferramenta auxiliar do ensino como muitas outras.Tudo na sua conta e medida.
  • Esta mentalidade "do meu tempo é que era bom", pois tínhamos de efectuar cálculos complicados, mas não tinham qualquer propósito e utilidade.
  • Não há-de tardar que a utilização do computador pelas crianças comece a ser posto em causa pelos "velhos do restelo", pois também hã-de prejudicar o desempenho dos alunos.
Mais lhe direi que, a nível nacional, os melhores resultados escolares são conseguidos no 1.º Ciclo (95% de sucesso). No nosso concelho e no que respeita às provas aferidas em Matemática de 4.º ano, os resultados são excelentes e ultrapassam os 97% de sucesso. São muito superiores à média nacional (80,3%) Quase metade dos alunos obteve o Bom – 45,24%.

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