04 outubro 2007

Autarcas protestam

Barragem de Foz Tua gera apreensão em Mirandela e Murça por causa da ferrovia e das vinhas
O presidente da Câmara de Mirandela, José Silvano (PSD), sustentou hoje que a decisão do Governo de construir a barragem de Foz Tua vai acabar com o que resta do caminho-de-ferro no Nordeste Transmontano considera "incompreensível" que o Governo decida avançar com esta barragem, que vai submergir parte da linha do Tua, tornando aquela ferrovia inútil.
O presidente socialista da Câmara de Murça afirmou por seu lado estar "apreensivo" com a construção da barragem do Tua porque ela vai afectar vinhas durienses no concelho. O autarca reconhece, no entanto, que a barragem também poderá "trazer maior riqueza à região".

A barragem do Foz Tua, localizada na foz do rio Tua, que integra o Plano Nacional de Barragens hoje apresentado pelo ministro da Economia, representa um investimento de 177 milhões de euros e tem uma capacidade instalada de 234 megawatts (MW).

Os cerca de 60 quilómetros que restam da linha do Tua, que liga Mirandela ao local com o mesmo nome do rio, são a única ligação ferroviária do Nordeste Transmontano. Esta linha liga a região ao litoral, no Porto, ao cruzar-se no Tua com a linha do Douro.
(LUSA)

9 comentários:

mario carvalho disse...

In CORREIO DA MANHÃ 08/10/2007

Governo ainda não sabe do que são capazes os transmontanos zangados, mas vai sabê-lo em breve". A afirmação, de um popular de Mirandela, de 60 anos, retrata o sentimento da esmagadora maioria da população dos cinco concelhos – Mirandela, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Murça e Alijó – onde vão chegar as águas da futura barragem de Foz Tua, uma albufeira que deixará submersos cerca de 30 quilómetros de uma das mais belas linhas ferroviárias de montanha de toda a Europa.







A primeira questão prende-se com o facto de estarem já a decorrer obras de reparação da linha no local onde ocorreu o acidente de Fevereiro. As obras estão orçadas em 500 mil euros e, a ser respeitado o calendário do Plano Nacional de Barragens apresentado há dias, devem ser inutilizadas dentro de sete ou oito anos.

"Se a linha é para acabar, então para que diabo estão a gastar esses milhões em obras? Que tenham coragem e inutilizem já o troço entre o Tua e o Cachão e implementem sistemas de transportes alternativos", disse o sexagenário, assegurando que, "quando os sinos tocarem a rebate, os protestos vão ser violentos".

Para já, aponta o dedo aos políticos, que "dão o dito por não dito", por causa "dos milhões que lhes foram prometidos se a barragem avançar sem problemas".

Acusações que não atingem o presidente da Câmara de Mirandela, José Silvano. O autarca diz que não consegue compreender a decisão do Governo e promete "luta feroz" contra o projecto.

"O Estado deve estar rico", disse o autarca ao CM, lembrando que a decisão de submergir a linha surge depois de o Governo gastar "cerca de 2,5 milhões de euros na segurança da linha e 500 mil nas obras consequentes do acidente".

Realça ainda que "a anulação da linha representa o fim da única ligação ferroviária de Trás- -os-Montes ao Litoral e uma machadada violenta no turismo da região". Daí que também os agentes turísticos se mostrem contra a barragem.

"O que esta gente não vê é que barragens há em todo o lado e linhas de via estreita com esta beleza são raríssimas. As poucas que existem na Europa estão a ser preservadas e potenciadas", disse o dono de uma agência de viagens de Mirandela.

TROÇO REABRE ESTE MÊS

O troço entre o Tua e o Cachão, encerrado na sequência do acidente, deve reabrir à circulação no próximo dia 15. Para já não se sabe se algum governante estará presente na cerimónia que possibilitará, novamente, a viagem de comboio da estação do Tua, na Linha do Douro, até à cidade de Mirandela. Se a barragem for efectivamente construída, deixará submersos cerca de 30 quilómetros de linha e as estações e apeadeiros de Tralhariz, Santa Luzia, S. Lourenço, Brunheda, Codeçais, Abreiro, Ribeirinha e Vilarinho.

"Estamos convictos de que se o senhor primeiro-ministro fizer esta viagem, ordenará, de imediato, que a barragem de Foz Tua seja riscada do tal plano nacional", disse ao CM o autarca de Mirandela, José Silvano.

REGIÃO VAI PERDER 20 MIL TURISTAS

A Linha do Tua, segundo os dados das autarquias e das regiões de turismo, serve cerca de 20 mil turistas por ano, um importante investimento para a região de Trás-os-Montes, sobre Mirandela, cidade onde a linha termina desde 1987 – antes seguia até Miranda do Douro. Se no Inverno o pequeno comboio, tipo metro de superfície, chega a fazer viagens com quatro ou cinco pessoas, a verdade é que no Verão os dois vagões sobem e descem à pinha de gente.

Trata-se, dizem os especialistas, de um segmento com enormes potencialidades que o nosso país não tem explorado como devia. A Linha do Tua foi uma das mais notáveis obras de engenharia do início do século XX e percorre um vale de rara beleza, por entre vinhas e encostas inóspitas.
Secundino Cunha

AJS disse...

Não sei quem fez a notícia, mas vê-se que é de uma pessoa que não conhece a linha do Tua. O dinheiro que ele terá rcebido para escrever isto! Costuma-se dizer que mais depressa se apanha um mentiros do que um coxo. Então diga quem conhece esta linha? O trajecto que vai reabrir não é de Brunheda ao Tua? Quanto à barragem ainda ninguém me convenceu que não é possivel conciliar as duas coisas. Se os contestários da barragem insitem que tem obrigatoriamente de submergir a linha é caso para desconfiar que aqui há gato. Pois se os projectos alternativos ainda não foram analisados, como é que podem afirmar que é o da cota máxima que vai ser aprovado?

mario carvalho disse...

Caro Senhor

A notícia veio publicada hoje dia 08 no Jornal Correio da Manhã como pode comprovar comprando o Jornal e o responsável a quem o senhor insulta, sem certamente conhecer, é o Jornalista Secundino Cunha que assina o artigo.
Sugeria que lesse melhor toda a notícia.
Quanto à barragem pode ser construída desde que não afecte a linha, mas não parece ser esse o objectivo pelo que sugiro que analise bem o plano nacional de barragens proposto pelo governo
cumprimentos

AJS disse...

Sr Mário,
Por isso é que eu disse "que não sabia quem fez a noticia". Mas explique lá, pois parece que sabe muito. O troço que vai reabrir é do Tua ao Cachão, ou do Tua à Brunheda? A mim admira-me é como jornalistas, pelos vistos "muito competente" como diz comete calinadas destas e o Sr Mário aonda acha que o insultei, ou não será o contrário. Esse dito jornalista não está, ele sim, a insultar os transmontanos?

mario carvalho disse...

Caro Senhor
Detesto este tipo de diálogos pois mais parecem uma luta a ver quem ganha a discussão do que uma preocupação com o que é realmente importante...
Do Senhor Ajs o que recordo é da sua fotografia do cão a observar o esgoto a céu aberto no bairro dos ciganos..
Do sr Secundino Cunha sei que é uma pessoa que assina um artigo num Jornal e que ou eu ou senhor ,que para mim é o anónimo da fotografia do cão no esgoto, podemos fácilmente contactar e se tivermos coragem chamar incompetente, corrupto, vigarista etc.. cara a cara ou por escrito para ele ou para o Jornal.. sugiro que o faça..

Quanto ao lapso Cachão ...Tua

Caro Senhor AJS..
não vou defender o Senhor Secundino
que não conheço mas se parte da notícia refere o desabafo..

""Se a linha é para acabar, então para que diabo estão a gastar esses milhões em obras? Que tenham coragem e inutilizem já o troço entre o Tua e o Cachão e implementem sistemas de transportes alternativos", disse o sexagenário, assegurando que, "quando os sinos tocarem a rebate, os protestos vão ser violentos". """"

pode ter sido induzido em erro ou até ter havido um simples lapso..


Agora, aquilo que eu não aceito é o seu, Senhor AJS ,desconhecimento total do que se passa!!!!...

Sabe onde fica a linha do Tua..???
Há quanto tempo não utiliza a linha do Tua nas suas deslocações??
Preocupa-se ou não com a linha do Tua??
Preocupa-se ou não com a sua terra?
Coloca-me a questão:

"O troço que vai reabrir é do Tua ao Cachão, ou do Tua à Brunheda?

Senhor AJS.. o senhor que se preocupa ao pormenor mesquinho com aquilo que os outros dizem deve antes preocupar-se ao pormenor com aquilo que o senhor diz para não entrar em contradição.

O troço que vai reabrir é do TUA a SANTA LUZIA e VICE VERSA... pois como devia saber e informar as pessoas interessadas o Metro transportava pessoas de Mirandela a
Santa Luzia e vice versa... agora quem quisesse ir para o Tua teria que sair na Brunheda e ir no Táxi que fazia o transbordo e quem quisesse vir do Tua para cima vinha de táxi e fazia o transbordo até à Brunheda...

Ontem quando lhe respondi tive o cuidado de não entrar nestes pormenores confiante que o Sr AJS
compreendesse e não retorquisse .. enfim lamento.. espero que .. talvez com outro nik continue a colaborar no interesse da região

A nível pessoal gostaria de o conhecer pois todos já somos tão poucos!!

AJS disse...

Sr. Mário,
Não foi minha intenção ofender ninguém, bem pelo contrário, apenas quiz alertar para notícias que aparecem na comunicação social que de precisão não têm nada. Quanto a conhecer a linha, sou carrazedense, conheço-a muito bem, já andei nela vezes sem fim, já organizei viagens de grupos para "chamar a atenção para as belezas da linha e sua paisagem circundante", filmei o trajecto inteiro desde o S.Lourenço até ao Tua, colocado à frente das ainda máquinas diesel. Infelizmente, devido a um acidente de automóvel, não pude participar numa das viagens que organizei com jovens, desde Mirandela ao Tua, já lá vão 10 anos. A comunicação social deu eco dessa viagem, mas na altura não vi ninguém muito interessado no assunto. Por isso acho interessante verificar que só agora, quando " a filha está casada" é que aparecem os pretendentes a defensores da Linha. No entanto, ainda não perdi a esperança na opção linha/barragem, que foi equacionada, penso eu há cerca de 20 anos, ainda era presidente da Câmara de Carrazeda o Sr. Mário Joaquim. Houve estudos, editais para as pessoas reclamarem os seus créditos sobre as terras que iriam ser alagadas pelas 2 ou 3 barragens. Não sei que é feito desses estudos, mas já coloquei essa questão a governantes com responsabilidades no Distrito de Bragança e foi-me respondido que essa hipótese também estava em cima da mesa. Agora ouço pessoas que à primeira vista parecem defender a linha, a afirmarem com toda a convicção que a mesma é para submergir...! Bem, já não digo nada. Se até os seus defensores a querem submergir!

mario carvalho disse...

Caro sr AJS

Agradeço imenso a sua apresentação
confesso que errei na minha apreciação.. faço tudo para não partir de pressupostos mas parti
convenci-me que o Senhor ia de barco e eu de combóio quando afinal vamos na mesma carruagem e se calhar lado a lado no mesmo banco..

Na vida há os que fazem , os que desfazem , os que insistem e os que desistem.. insista connosco..

cumprimentos e espero ter o prazer de o conhecer em breve

mario

Anónimo disse...

Bom diálogo este! Entenderam-se e é bom que assim aconteça. Não valerá a pena iniciar diálogos violentos sem primeiro se analisarem os "disparates" que podem inviabilizar o desejável entendimento.
Gostava de ver mais gente, toda a gente se possível, defender as duas ou três barragens tendo como limite de quota a linha do Tua.
Imaginem a espectacularidade que era oferecida ao mundo!
Anónimo -CMSF\.

Anónimo disse...

Sem mais comentários laterais,o ideal, o bonito o extraordinário,seria aos vinhedos,ás termas, á linha do Tua acrescentar a albufeira,antes de desitirmos é por tudo isto que devemos lutar.
E porque não sou de Mirandela,sinto alguma tristeza,isto porque o Dr.Silvano,defende com unhas e dentes só e apenas a linha do Tua.Claro que é neste momento o unico concelho,atravessado pela linha do Tua,que dela tira dividendos,pois e diga-se em abono da verdade,está efectivamente preparada para receber os turistas que ali "desaguam" via combóio e realizar bons negócios com essas correntes turisticas.
Não sei se tal poderá acontecer, mas se porventura algum dos outros concelho concluir que a barragem é mais vantajosa que a linha férrea,vai manter essa posição irredutível Mirandela ou não?
Ou será que a centralidade e consequente atractividade de Mirandela, fica a perder com a barragem(e extinção do combóio)?já que quanto ás outras vias de comunicação tal não acontece.Será que o Dr.Silvano vê com bons olhos um avanço rápido do IC5,ou nem por isso?(essa rodovia aliviava um pouco o já saturado IP4,a caminho de Carrazeda V.Flor,Alfândega,Moncorvo,etc.)Sempre seria mais fluido e aligeirado o trânsito no IP4 via Mirandela,sem excluir a hipótese de menos acidentes).
Vá lá um pouquinho de solidariedade, aos mais pequwenos e fracos.
António Armando Preocupado