16 julho 2007

Linha do Tua

Os trabalhos de remoção da carruagem do metro de superfície que fazia a ligação da Estação do Tua a Mirandela, e que, em Fevereiro, caiu no rio Tua, vitimando mortalmente três passageiros, vão começar hoje. As dificuldades de acesso ao local atrasaram a retirada da carruagem do rio, mas já está tudo programado para desenvolver essa operação que tem um prazo máximo de execução de um mês.
(...)
De acordo com as conclusões de dois inquéritos ao acidente, o descarrilamento da carruagem, que arrastou cinco pessoas por uma ravina em direcção ao rio, foi causado pelo desabamento de pedras. A Secretaria de Estado dos Transportes remeteu, em Março, as conclusões dos inquérito ao LNEC, que tinha um prazo de 90 dias, já esgotado, para apreciar os resultados e se pronunciar sobre as condições da infra-estrutura e intervenções necessárias à reabertura.
José Silvano está convencido de que "até ao final do ano haverá condições para se circular novamente em toda a extensão da linha". Silvano disse à Lusa não ter "informação formal" sobre o futuro deste troço, mas considera que o "facto de a Refer ter aberto concurso para a recuperação é um sinal de que existe vontade para o reactivar" (do Público)
Se a linha do Tua alguma vez reabrir na sua totalidade, é resultado indubitavelmente do querer e da persistência de José Silvano, presidente da Câmara Municipal de Mirandela. Os demais parecem assobiar para o ar...

3 comentários:

Daniel Conde disse...

Cuidado com a expressão "os demais"... Então e Os Verdes e o Movimento Cívico pela Linha do Tua??? Além dos louváveis esforços do edil mirandelense, há mais gente a trabalhar e a sacrificar-se pelo património e valor da Linha do Tua.

E se dúvidas há, a internet está aí para as desfazer:

www.linhadotua.net

josé alegre mesquita disse...

Quando falava em os demais... referia-me aos autarcas.

Anónimo disse...

Sou pela Região de Trás-os-Montes e Alto Douro e, por isso, pela Linha do Tua activa....Que o dinheiro una e não desuna...e que a Linha se mantenha...os netos por nascer ficarão gratos....jms