19 julho 2007

Água

"Há dias em que a água que corre nas torneiras do concelho de Carrazeda de Ansiães sai com uma cor acastanhada. O problema deve-se a uma reacção química na água, relacionada com excesso de um metal chamado de “Manganês”. esvaziamento que a albufeira da Fontelonga, de onde sai a água que abastece a maior parte do concelho, sofreu nos últimos anos de seca, não é alheio à situação.
Francisco Morais, administrador da empresa Águas de Carrazeda, explica o que causa o tom acastanhado da água: “Com a seca de 2005, que se prolongou a 2006, provocou um abaixamento significativo da albufeira e depois houve o consequente enchimento. Geralmente nas albufeiras, como são águas paradas, há uma libertação de manganês que quando vai para os processos de tratamento fica com esta cor amarelada. A inconstância do tempo também não ajuda nada”.
Apesar da cor castanha da água que é distribuída ao público em Carrazeda de Ansiães, Francisco Morais assegura que não existe qualquer problema para a saúde.
Podem beber à vontade e fazer a vida normal. Não há problema nenhum em termos de saúde pública e a situação vai ficar regularizada”.
A empresa Águas de Carrazeda continua a ajustar o sistema de tratamento para tentar resolver o problema para que Carrazeda de Ansiães volte a ter água incolor nas torneiras.
Texto:CIR
"
Na Onda Livre

4 comentários:

Anónimo disse...

Hà coisas que não percebo. Se a àgua não presta para lavar a roupa como diabo é boa para beber ?
Hà coisas que não percebo ...

josé alegre mesquita disse...

Vá-se habituando, há muitas coisas que não é para entender.

AJS disse...

Mas, segundo o Sr. Presidente da Câmara(ver acta da Assembleia Municipal de 29 de Junho passado) "a água de Carrazeda de Ansiães é boa, porque é dessa que eu (ele) bebo(e) e ainda não morri (eu)...!" Querem um teste melhor?

Anónimo disse...

E o Sr. AJS acredita mesmo que o Sr. Presidante bebe a agua da "barraige" nas circunstâncias que se conhecem?

anónimo