A CP vai vender aos Caminhos-de-Ferro de Moçambique-Sul (CFM-Sul) três automotoras de via estreita por 1,4 milhões de euros.
Trata-se de três Unidades Triplas Diesel da série 9400 que já tinham sido retiradas de serviço e que serão, por isso, alvo de uma profunda remodelação nas oficinas da EMEF (empresa participada da CP para a manutenção e reparação de material circulante) no valor de um milhão de euros.
As UTD 9400 vieram da antiga Jugoslávia para Portugal na década de 70, onde substituíram os comboios a vapor em Trás-os-Montes. Algumas destas automotoras foram transformadas em "metros de superfície" para prestarem serviço em Mirandela e na Linha do Tua (foi uma unidade destas que caiu ao rio em 12 de Fevereiro), mas outras acabaram os seus dias na Linha do Vouga, onde deixaram há alguns anos de circular. (no Público).
É material retirado de circulação, isto é de "terceiro-mundo", que ainda circula na linha do Tua.
Trata-se de três Unidades Triplas Diesel da série 9400 que já tinham sido retiradas de serviço e que serão, por isso, alvo de uma profunda remodelação nas oficinas da EMEF (empresa participada da CP para a manutenção e reparação de material circulante) no valor de um milhão de euros.
As UTD 9400 vieram da antiga Jugoslávia para Portugal na década de 70, onde substituíram os comboios a vapor em Trás-os-Montes. Algumas destas automotoras foram transformadas em "metros de superfície" para prestarem serviço em Mirandela e na Linha do Tua (foi uma unidade destas que caiu ao rio em 12 de Fevereiro), mas outras acabaram os seus dias na Linha do Vouga, onde deixaram há alguns anos de circular. (no Público).
É material retirado de circulação, isto é de "terceiro-mundo", que ainda circula na linha do Tua.
8 comentários:
Não posso concordar com a conclusão de que o material que circula no Tua é de terceiro-mundo e retirado da circulação. Embora as LRV200 tenham por base as antigas UTD, foram profundamente remodeladas e modernizadas, nada nelas faz lembrar as antigas UTD.
O problema é que são poucas unidades ao serviço (ainda mais agora) e não são muito adequadas a viagens regionais, pois foram concebidas para o serviço do Metro.
A linha do Tua será reparada a partir deste mês. Terá direito desta vez a material novo?
José Pinto.
"É material retirado de circulação, isto é de "terceiro-mundo", que ainda circula na linha do Tua."
Leio isto em viagem num IC a 200km/h, algures na Paisagem Portuguesa da Mealhada, a caminho do Deserto, e penso para mim:
"Isto é um flame puro, uma espécie de provocação algo precipitada".
É preciso lembrar o que julgava ser notório, que o material não tem a qualidade nem o estilo nem o aspecto de sec XIX ou XX, embora a base, as entranhas destas motoras possam ser de facto "velhotas"...
Coloque-se o foco nas questões MESMO importantes, como barragens "à força" ou circulações suprimidas desde o acidente mas ainda à dara presentes nos horários... E tantas outras questões "que não cabem aqui"...
Acho que a conclusão deste post deveria ter sido algo como: "Então vão agora vender material que já serviu para a Linha do Tua ficar melhor servida há uns anos, e logo agora numa altura em que ela está escassa em recursos motrizes? Porque não renovar e MANTER em Portugal? Que motivos e Interesses estão por detrás desta opção?"
Ou será que a construção da barragem está mais do que decidida, e no fim de contas, 3motoras servirão e muito bem para fazer o MMirandela?
. . . . .
Daniel Nogueira
Passageiro e Contribuinte Português.
P.S.: Pergunto já agora, onde está Copyright desta foto? A quem pertence? Porque não é mencionado Autor? Será por acaso mais uma das minhas, usada sem sequer avisar/pedir?..
Descansem em paz as almas dos que ainda têm dúvidas, pois agora acho eu, que elas já não precisam mais existir. ESTÁ DECIDIDO, como diz o outro, no local do acidente, já mais, alguma composição voltará a passar. Pois quem vende o que tem, é porque já não faz menção de voltar a usar.
Para o Daniel Nogueira: A foto foi tirada por mim. Aconteceu uma vez, uma publicação de uma suposta imagem sua que estava na net, sem qualquer limitação de uso. Do facto pedi desculpas em devido tempo. Embora com um ou outro erro, um dos cuidados neste blogue é a citação das fontes. Tenha lá paciência e não seja pretensioso ao querer ser dono de todas as fotos da net.
http://pensar-ansiaes.blogspot.com/2007/02/acidente-na-linha-do-tua-local-do.html
No passado dia 14Fev escrevi-lhe um email, relembro:
"
Encontrei uma fotografia minha no pensar-ansiaes, e' com gosto que a vejo mas se me tinha dito alguma coisa podia ter ido procurar o original da fotografia, (..) apesar de a foto estar com marca d'agua, nao custava nada ter-me dito alguma coisa... mas tudo bem! ;)
"
Nunca tive resposta. Nem "desculpas em devido tempo".
A foto é tão "suposta minha" que está com a marca d'água do site minhotu.fotopic.net. Ainda assim, tal como disse, tinha todo o gosto em lhe passar essa foto com mais qualidade e sem marcas, assim me tivesse dito alguma coisa na altura.
Pretensiosismo? Presunção? Vaidade? Nada a ver. Só que ao ler isto hoje, recordei-me de um email que nunca teve resposta.
O seu a seu dono. Só preciso de assumir o que digo e faço e fotografo, e não "de todas as fotos da net." E com as verdades assim ditas, peço que morra aqui este assunto. Concentremos os esforços onde são úteis.
E veja lá se faz um P.S. ou uma adenda ao seu post, pois ainda acho que mais vale material ""de terceiro mundo"" mas devidamente remodelado e operacional, do que termos agora uma linha amputada, a gangrenar e a caminho de ter se ser amputada. . .
DN
Quanta certeza senhor(a) jcnogueira...não são poucas as vezes em que somos surpreendidos, mas ainda aqueles que fazem afirmações de forma tão peremptória. Continue atento(a)...
Procurei na memória do meu correio, Não encontrei a minha resposta ao seu email, continuo com a ideia que a dei. É a sua palavra contra a minha. Quanto à preservação a qualquer preço não posso concordar. Desde sempre na linha do Tua circulou o lixo da CP, quiçá com a lógica de que para os provincianos tudo serve. Há muita gente que circul(ou)a, não só para fazer turismo ou para apreciar o "exotismo" da aventura, mas porque tem necessidade e não tem outra opção. Esses têm o direito de o fazer com todo o conforto como qualquer outro utente da CP. As carruagens/locomotivas não têm casas de banho, não têm ar condicionado, não têm...
Tenho pena, mas continuo a pensar que aquele não é material digno para os utentes da linha do Tua, mesmo que ela seja reactivada (espero que sim) em toda a sua extensão.
uma correcção: após a sua remodelação, as automotoras foram equipadas com ar condicionado.
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