UM BALANÇO DO ANO DE 2006
Agricultura - A Direcção Regional de Agricultura do Norte (DRAN) fica em Mirandela. Um bom prémio também para o concelho.
Apatia - As sessões da Assembleia Municipal de Carrazeda são habitualmente curtas e com pouco ou nenhum debate de ideias quem o diz é o seu presidente, Dr.
Barragem -A barragem da Foz do Tua, que vai abranger os concelhos de Carrazeda
Cavaquistão - Dia histórico para o distrito de Bragança, pois transformou-se no novo "cavaquistão". Os resultados de Cavaco Silva no distrito são os maiores a nível nacional. Em Bragança 67,30%. No município de Carrazeda, a votação ultrapassou os 70% e na freguesia de Beira Grande chegou quase aos 90%. Esta confiança quase absoluta no “homem” não chegou para o entusiasmar a visitar o distrito na visita ao distrito no fim-de-semana de 25 e 26 de Novembro. O desencravamento económico do interior era o tema da visita. O Chefe de Estado veio ao interior chamar a atenção para a necessidade de promover a coesão nacional alertando para os problemas que persistem no nordeste.
Ciganos – Apresentação do livro "CIGANOS: Percursos de Integração e de Reivindicação da Identidade" de
Colóquio - Mais de oitenta pessoas, na sua maioria professores do primeiro Ciclo e do Pré-escolar, estiveram presentes no Colóquio “A escola em meio rural – Reordenamento da rede escolar no 1.º Ciclo” que se realizou no Salão dos Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães. Coisa rara a discussão dos temas do concelho.
Desmoronamento – Na noite do fim de 2005, um desmoronamento. Um erro de avaliação poderá estar na origem do desmoronamento de uma parte do futuro Museu Rural de Vilarinho da Castanheira,
Devolução - A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães devolveu à Banca mais de um milhão de euros, provenientes de dois empréstimos. O objectivo era desaparecer da lista recentemente divulgada pela Direcção-Geral da Administração Local, que colocava a autarquia de Carrazeda na lista dos 57 municípios, ao nível nacional, impedidos de recorrer ao crédito bancário, por excesso de endividamento durante o ano passado.
Eclipse – Em 29 de Março ocorreu um eclipse total do Sol. O distrito foi o local de melhor visionamento. O eclipse é também o de muitas aldeias fruto do despovoamento.
Efeméride - A mais velha região demarcada do Mundo, a do Douro celebrou 250 anos de existência. Dia 1 de Dezembro de 1906 o comboio chegou a Bragança. Como quase em tudo estamos ao largo das comemorações.
Encerramentos - O Distrito de Bragança perdeu 225 escolas. Num total de 292 estabelecimentos de ensino só 67 reabriram na região. Das 29 em Carrazeda só reabriram 7. Prometido está um Centro Escolar que concentrará todas as crianças do concelho. O público nada sabe da sua execução, nem sequer se vislumbra uma política claramente definida para o sector do ensino.
Escultores - Paulo Moura expõe na Galeria Municipal de Arte de Barcelos, participa no Simpósio de Vila Nova de Cerveira e Vinhais e conclui uma escultura para o Vilarinho da Castanheira.
Fé - Este é o terceiro ano da campanha de produção de azeite da Cooperativa Agrícola de Carrazeda de Ansiães. Um grande investimento. Até agora muito pouco na promoção deste produto. Acredita-se que possa ser uma mola para o desenvolvimento da agricultura de Carrazeda.
Galheteiros - A necessidade do controlo de qualidade e da higiene dos produtos obrigou os produtores a embalar azeite em galheteiros de tampa inviolável e em doses individuais, para que este produto possa chegar à mesa dos restaurantes.
Hediondo - A morte dos dois cidadãos em Codeçais às mãos de um “tresloucado” foi o facto mais horroroso do ano que finda.
Inaugurações – As inaugurações muito aguardadas são os do Centro Cívico e das Piscinas Municipais. Quando tudo parece que as obras estão terminadas não se entende o protelamento da data das inaugurações.
Jogos de Verão - Aplausos para os jogos de Verão da Piscina Municipal. Uma iniciativa mobilizadora, na sua grande maioria, de jovens (de onde é que aparecem tantos). Assistência muito interessante em número. Uma iniciativa que prova que, com poucos meios, umas pitadas de imaginação, uns pozinhos de vontade se pode concretizar algo positivo, “até para que à noite se possa fazer algo mais do que beber uns copos ou…”
Jovens – Aplausos para os escuteiros de Carrazeda e para a “Oficina das Letras”, cujo mentor é o
Juventude – Festa pretexto para a inauguração do espaço de lazer do Pinocro da Fontelonga. Uma desilusão.
Linha do Tua – A ameaça de encerramento pairou muitas vezes sobre esta linha. Agora a possível construção da barragem pode pôr em perigo definitivamente a sua viabilidade.
Lixo – É a única coisa que o turismo dos cruzeiros no Douro nos traz. Os ancoradouros feitos com sacrifício dos Municípios ribeirinhos pouco mais servem do que ser ancoradouro para os barcos largarem os detritos resultado da vida a bordo.
Maternidades - A maternidade de Mirandela fecha. As mulheres de Carrazeda terão de ir ter os seus filhos mais longe, a Vila Real ou a Bragança. A cidade do Corgo parece ser a eleita. As de maiores posses parecem preferir o Porto, pois é mais “chique”
MIECAL - A escultura "Em louvor dos limites" do escultor irlandês Michael Warren inaugurada em 25 de Março é a terceira de um projecto coordenado pelo escultor Alberto Carneiro que pretende transformar Carrazeda de Ansiães num Parque Internacional de Escultura
Multas - Uma multa para cada habitante. Que mais se pode dizer.
Natureza – É o pouco e o muito que nos resta. Este é um dos bens que poderá ser mais rentabilizado no futuro. Os incêndios não tiveram o impacto do ano passado, porém é urgente um programa de florestação para o concelho.
Notícias – Cada vez mais informação sobre o município. Pena é que muita dela realce os aspectos negativos.
Obsessão - O Governo Português estará “possuído de uma obsessão”, isto é, na aposta no crescimento das cidades de média dimensão como Bragança,
PIDDAC – A verba destinada a Carrazeda, cerca de oitenta mil contos, destina-se à estrada que liga o Castanheiro a Foz Tua. Nem um cêntimo para o futuro Centro Escolar ou qualquer outra obra estruturante. Muito pouco.
Piscina – Prometida para Setembro de 2005 continua à espera de ser inaugurada. Sobredimensionada para alguns, escusada para outros, detém um facto, no mínimo curioso, é uma obra que teve pessoal afecto há mais de um ano sem ainda funcionar. No limiar de se acabarem os contratos, pode dar-se o caso de agora abrir sem recursos humanos afectados.
Provocação - O presidente do Município de Carrazeda de Ansiães, Eugénio de Castro, desafiou em Setembro os jovens do concelho a encontrar novos rumos para a agricultura local.
Quotas – de endividamento ultrapassadas e o Governo decidiu divulgar a lista das 70 câmaras que ficarão impedidas de recorrer aos créditos, entre elas Carrazeda e Torre de Moncorvo
Radical - A zona de mata entre o centro de saúde e a Escola Secundária,
Reformas – A base dos rendimentos da maioria da população são as reformas de subsistência num dos concelhos mais envelhecidos do país. Portugal é o país mais desigual e mais pobre da União Europeia e a diferença entre os mais ricos e os mais pobres acentuou-se a partir de 2001. O número de pessoas a viver com menos de 350 euros por mês ronda os dois milhões.
Remodelação – “O Município de Carrazeda de Ansiães iniciou um projecto de remodelação das principais ruas comerciais da vila, no sentido de lhe dar uma nova imagem, mais moderna e funcional…”. ”A de Luís de Camões é a principal artéria e ainda não é certo que vá ter um cariz pedonal em parte da sua extensão”. Segundo o senhor Presidente da Câmara “Será a Assembleia Municipal a decidi-lo…”
S. Lourenço - O início da requalificação das Termas de S. Lourenço, no concelho de Carrazeda de Ansiães, estava prevista para este ano, mas depende, agora, da definição da quota da barragem que vai nascer no rio Tua. Surgiu a “boa desculpa” para justificar que nada se pode fazer.
Sede – O problema da ruptura do abastecimento de água anunciou-se. “Carrazeda e Vila Flor só têm água até Fevereiro”, no princípio de Janeiro num diário. A chuva veio e calou as inquietações. Só iremos lembrar “Santa Bárbara quando trovoar”.
Sismo - O Instituto de Meteorologia registou a 10 de Junho um sismo de magnitude 4,3 na escala de Richter na Rede Sísmica do Continente Português, cujo epicentro foi localizado em Espanha,
"Terra a Terra" - Programa de rádio da TSF sobre Carrazeda, por si só, uma grande notícia e uma grande jornada de divulgação.
Trabalho – A segunda instituição que mais trabalho dá em Carrazeda, a Quinta dos Canais, diminuiu os quadros de pessoal, despedindo vários trabalhadores.
Tractores - O Governo Civil de Bragança introduziu imagens de choque no verso dos impressos do subsídio do gasóleo agrícola, imagens de um acidente com um tractor do qual resultou a morte do condutor. Trata-se de uma acção de sensibilização agressiva com o objectivo de consciencializar os agricultores para os perigos de manobrar uma máquina agrícola. Os números não param de crescer, este ano foram catorze as vítimas mortais com tractores agrícolas na região.
Urgências – Paira sobre as urgências dos SAP dos centros de Saúde a ameaça do seu encerramento. A falta de médicos e condições são as razões invocadas. O Ministro da Saúde informou os utentes destes serviços que nunca recorreria a este tipo de urgências. Serviços que ele tutela. Inacreditável.
Variante – As recentes obras nas ruas Luís de Camões e Marechal Gomes da Costa e outras ruas da vila parecem impor definitivamente a construção da malfadada variante.
Xeque-mate - O concurso público para a construção do troço do IC5 entre o Pópulo e Miranda do Douro deveria ser lançado até ao final de 2007 Uma estrada essencial para o desencravamento dos carrazedenses. Recentemente, o
Zona Oficinal e Artesanal – Fica provado que quando se dão condições, os carrazedenses têm coragem. A trapalhada consecutiva da arrematação de terrenos não impediu o espírito empreendedor. È um dos poucos sinais do progresso na nossa terra. Bonito de ver ensombrado pela ausência de uma política concelhia de captação de investimentos! Aos verdadeiros empresários lá estabelecidos é que deveriam ser atribuídas as medalhas municipais de mérito.
3 comentários:
É de louvar este "Abecedário" em jeito de balanço. Só uma pequena correcção na letra "H" de Hediondo no que se refere ao crime assinalado. Este não aconteceu em Brunheda, mas sim em Codeçais. Mas isto não belisca o mérito deste oportuno trabalho.
Obrigado pela observação. Já está corrigido!
pur mim, hediondo fora o que a direção da arpa fez ao maior vulto atual do conselho, acusando o professor paulo lima de ação fiscal quando se veio a porvar que nao ouve ação nenhuma. ele mercia muito mais do que ser deputado municipal. mercia ser ate presidente da camara como foi o seu parente jose lima.o que lhe fez a direção do farpa foi sujar o nome, pondo duas vezes em destaque um ataque reles no jornal do pombal usando um senhor que nem sabe o seu nome e que nem merece pronuncia-lo. e assim que se travam carreiras brillantes politicas, neste pais a beira mar plantado.
Enviar um comentário