25 maio 2006

Mentiras Piedosas do Fim de Maio


- Mentira por provar: Não se pode tirar sangue das pedras – elas não o dão.

- Chegaram as moscas. Todos os anos se criam expectativas, sobre se as moscas deixam de dar preferência a estas paragens. Afinal mais uma vez se mantêm a tradição.

- Não é verdade que seja alérgico à cor de laranja. Para o provar e porque está também na moda, vou mandar pintar algumas madeixas.

- Domingo, “à lás cinco de lá tarde” Carrazeda não estava deserta. Eu estava lá.

- Foi vista uma excursão de turistas a dirigir-se para o Castelo de Ansiães. Diz quem viu que a parte dos sanitários do Posto de Turismo a aguardar conclusão, já funcionaram para servir estes excursionistas.

- Os ceguinhos que pretendem deslocar-se na nossa Vila, telefonam sempre para a C.M. para se actualizarem sobre as novidades nos percursos que pretendem fazer. Querem saber onde estão novos tapumes, novos sinais de trânsito nos passeios, novas plantações de árvores, novas vendas de produtos da terra, novas rampas de acesso, novos reservatórios de lixo, novos postes, novos placardes, etc.

- A ideia tem piada. Se, se concretizar a invenção de limitar o número de mandatos dos presidentes de autarquias que concorrerem às mesmas, só é necessário negociar com o colega do lado a troca de candidaturas. Devo dizer que sou contra a lei da limitação de mandatos. Para mim o povo “è quem mais ordena”. De qualquer modo se a ideia que se apresenta resultar, será possível garantir a manutenção da espécie de dinossauros.

- Têm ocorrido cada vez mais pessoas ao Centro de Saúde do nosso concelho. Queixam-se da “dor da prepotência”. Trata-se de um mal cujos sintomas são, a dor de cabeça e que, em momentos agudos, conduz ao vómito. Esta “malina” que foi crónica antes de Abril de 74, tem ganho terreno aos antídotos entretanto administrados.

- Diz quem presenciou que “foi de gritos” a última reunião em Bragança, com o Ministro José Sócrates. Parecia uma “Guerra na Capoeira” entre Galos e Garnisés onde, cada um reivindicava o direito a ter a sua Galinha. Nestas coisas, o Galo Mor ficou a saber que aqui não há poligamia.

- Jovem empresário abre em Carrazeda casa comercial para vender credibilidade. Ao que parece trata-se de uma ideia votada ao sucesso. Daqui vão votos de muito êxito e, que venda muitas toneladas.

- Vai realizar-se mais um percurso Todo-o-Terreno promovido com o alto patrocínio da nossa C.M. Desta vez o percurso é igual ao que faz a carrinha da Misericórdia para entregar refeições aos mais desfavorecidos. Incluso no programa está a possibilidade de os participantes usufruírem das condições das habitações que visitarem. Admite-se que possam conhecer os aposentos, usar casas de banho se necessário, beber um pouco da água canalizada, partilhar do luxo que lá encontrarem.

- Ao que parece o Senhor Vereador do P.S. na nossa Câmara Municipal, amante confesso dos desportos radicais, está a reactivar uma brincadeira que era muito vulgar na nossa infância. Trata-se do “lançamento de pedras ao charco” e depois, ver o efeito do patinar da pedra. Daqui se lhe louva a diversão e se espera que a moda pegue.

2 comentários:

josé alegre mesquita disse...

Laranja - É uma cor viva que geralmente é associada a euforia, uma disposição enérgica e muito usada para chamar a atenção. Estudos indicam que a cor laranja em um ambiente pode deixar as pessoas do recinto eufóricas.

Cor laranja, cor-de-laranja ou simplesmente laranja, é uma cor-pigmento composta pelas cores primárias vermelho e o amarelo que, no espectro visível, tem um comprimento de onda aproximado de 620-585 nanómetros.
Laranja é a fruta da laranjeira. O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido. Frequentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo. As pevides (pequenos caroços duros) são habitualmente removidos, embora possam ser utilizados em algumas receitas. A casca exterior pode ser utilizada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor. A camada branca entre a casca e as gomas, de dimensão variável, raramente é utilizada.
A laranja doce foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos portugueses. E por isso que as laranjas doces são denominadas "portuguesas" em vários países, especialmente nos Balcãs (por exemplo, laranja em grego é portokali).
A Selecção Neerlandesa de Futebol, conhecida por seus torcedores como Oranje, por causa de seu uniforme laranja (ou cor de abóbora),

O Agente Laranja é uma mistura de dois herbicidas: o 2,4-D e o 2,4,5-T. Foi usado como desfolhante pelo exército americano na Guerra do Vietname. Ambos os constituintes do Agente Laranja tiveram uso na agricultura, principalmente o 2,4-D vendido até hoje em produtos como o Tordon. Por questões de negligência e pressa para utilização, durante a Guerra do Vietname, foi produzido com inadequada purificação, apresentando teores elevados de um subproduto cancerígeno da síntese do 2,4,5-T: a dioxina tetraclorodibenzodioxina.

O Pulp Laranja começou com a incrível ideia de três meninas de ter uma banda cover de Interpol. Em poucas horas, quase todas as posições já estavam tomadas, sendo: Ana, nos vocais e na pseudo-guitarra, Nina na guitarra principal e Camila no pseudo-baixo. Mas, obviamente, faltava alguém. E esse alguém se chama Amanda, que entrou na banda logo no dia seguinte, como baterista.
A Laranja Freak surgiu no ano de 1997, fazendo um misto entre a psicodelia e peso do grunge. Banda psicodélica de rock brasileiro, criada em 1997. Formada por Ricardo Farfisa, Evandro Martins, Miro Rasolini e Ivanez Bernardi, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Laranja da Terra é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população estimada em 2004 era de 11.087 habitantes.

A Laranja-de-osage (nome científico Maclura pomifera) é uma fruta não comestível que possui muitos nomes populares e que é produzida por uma árvore chamada de pau-d'arco, entre outros nomes.
A chamada Guerra das Laranjas foi um curto episódio militar que se registrou entre Portugal e a Espanha em 1801, preludiando a Guerra Peninsular, com extensos desdobramentos, quer na península Ibérica, quer no ultramar português. Episódio traumático na História de Portugal, reveste-se de particular importância por ter iniciado a chamada Questão de Olivença, em aberto na política de Relações Internacionais de ambos os países até aos nossos dias.
Laranja Mecânica é um filme de 1971, dirigido por Stanley Kubrick.

Laranja – tudo isto e muito mais…, até algo indizível.

josé alegre mesquita disse...

A brincadeira continua:

Karl Heinrich Marx (Trier, 5 de maio de 1818 - Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Também podemos encontrar a influência de Marx em várias outras áreas (tais como filosofia, economia, história) (…)
. Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário, sendo que ambos (Marx e o movimento operário) influenciaram uns aos outros durante o período em que o autor viveu.
Actualmente é bastante difícil analisar a sociedade humana sem referenciar-se, em maior ou menor grau, à produção de K. Marx, mesmo que a pessoa não seja simpática à ideologia construída em torno de seu pensamento intelectual, principalmente em relação aos seus conceitos económicos.

Friedrich Engels declama estas palavras quando da morte de Marx, quinze meses após a perda da esposa:
(...)
"Marx foi o homem mais odiado e mais caluniado de seu tempo. Governos, tanto absolutos como republicanos, deportaram-no de seus territórios. Burgueses, quer conservadores ou ultrademocráticos, porfiavam entre si ao lançar difamações contra ele. Tudo isso ele punha de lado, como se fossem teias de aranha, não tomando conhecimento, só respondendo quando necessidade extrema o compelia a tal. E morreu amado, reverenciado e pranteado por milhões de colegas trabalhadores revolucionários - das minas da Sibéria até a Califórnia, de todas as partes da Europa e da América - e atrevo-me a dizer que, embora, muito embora, possa ter tido muitos adversários, não teve nenhum inimigo pessoal."

Fruto de décadas de colaboração entre Karl Marx e Friedrich Engels, o marxismo influenciou os mais diversos sectores da actividade humana ao longo do século XX, desde a política e a prática sindical até a análise e interpretação de fatos sociais, morais, artísticos, históricos e económicos, e se tornou doutrina oficial dos países de regime comunista.

Marxismo é o conjunto das ideias filosóficas, económicas, políticas e sociais que Marx e Engels elaboraram e que mais tarde foram desenvolvidas por seguidores. Interpreta a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico de seu sistema produtivo.
No entanto, o marxismo ultrapassou as ideias de Marx e Engels, se tornando uma corrente política-teórica que abrange uma ampla gama de pensadores e militantes, nem sempre coincidentes. Assim, é necessário observar as diversas definições de marxismo e suas diversas tendências, especialmente a social-democracia, o bolchevismo e o esquerdismo.

Social-democracia é uma ideologia que surgiu em fins do século XIX e início do século XX por partidários do marxismo que acreditavam que a transição para uma sociedade socialista poderia ocorrer sem revoluções, mas por meio de uma evolução democrática. A ideologia social-democrata prega uma gradual reforma legislativa do sistema capitalista a fim de torná-lo mais igualitário, geralmente tendo em meta uma sociedade socialista. A social-democracia tem suas raízes na ideia de Karl Marx que seria possível, em certos países, estabelecer o comunismo ou socialismo por uma revolução pacífica e democrática. Essa ideia tambem foi avançada por Friedrich Engels e principalmente por Karl Kautsky.
A Internacional Socialista definiu a social-democracia como forma ideal de democracia representativa, que pode solucionar os problemas encontrados numa democracia liberal, enfatizando os seguintes princípios para construir um estado de bem estar social.

Da wikipédia (http://pt.wikipedia.org)

Orgulhosos do passado; assim dançaremos, conforme a música tocada.