16 outubro 2005

Pensar dos leitores: VMER

Viatura Médica de Emergência e Rescuscitação (VMER), pelo artigo referido, uma viatura no Distrito, é manifestamente insuficiente e geradora de induzir falsa segurança aos utentes deste distrito.
Mas vamos começar do princípio, quando se diz que vários elementos (pessoal médio e de enfermagem) foram fazer curso ao INEM, só após a conclusão com aproveitamento deste, se pode dizer com segurança, que a referida VMER está disponível para actuar e como se sabe este curso é (como tem que ser) exigente, vamos ver se no fim temos elementos suficientes para o fim a que se destinam.
Alguém de bom senso, aceita que apenas uma VMER situada num local deste distrito, seja qual for, atende em tempo útil uma emergência ou situação real de urgência, mais e se acontecer uma situação grave em Miranda do Douro e outra neste Concelho, a quem acode em primeiro lugar? Poder-se-ia formular vários cenários hipotéticos, gravosos e problemáticos para a saúde da população, ao passar a mensagem que estamos a melhorar o atendimento aos casos graves de saúde.
Logo uma VMER irá apenas dar cobertura a Bragança e concelhos limítrofes na melhor das hipóteses.
Vamos esperar para ver, na minha singela opinião, dada as acessibilidades deste distrito e as distâncias em causa, será insuficiente ter menos de três VMER(s) no Distrito, a funcionar 24 horas por dia.
(Protestante)

Sem comentários: