06 outubro 2005

Pensar dos leitores: “A FEIRA NO DIA SEGUINTE”

Por: - Manuel Barreiras Pinto


Aqui em Gondomar, (como noutros pontos do País) e particularmente nesta Campanha Eleitoral para as Autárquicas de 2005, o clima é de grande expectativa, não pelo resultado em si mesmo, mas pela “Moralização” E “CONSCIÊNCIA CÍVICA DOS ELEITORES”

Não comungo da ideia de que o nosso povo, vai fazer história e dar uma lição ao mundo de lucidez e coragem. Por outro lado, acredito piamente na repetição de cenários e resultados que são por demais conhecidos e esperados, oxalá me engane. Mas contra factos não há argumentos e quando os há, são facilmente desmontáveis. Concretamente nos concelhos que conheço Gondomar – por aqui residir e trabalhar há alguns anos - e Carrazeda por ser a minha terra natal. Vamos saber.

- Em Gondomar, o candidato Valentim Loureiro (dá-se como vencedor) enfrenta a oposição do candidato oficial do Partido PPD/PSD – Gonçalves Pereira e nas várias acções de campanha deste último, há pessoas que não lhe negando o voto, têm medo de comparecer e ser “vistas” por retaliações no futuro.
Para terminar este breve apontamento uma nota à reacção dos elementos da candidatura do Major Valentim, ao povo eleitor, para o voto no último da lista e que não votem no símbolo do Partido as duas “setinhas” e como grassa o analfabetismo, este receio tem lógica. A confusão dos símbolos, sem querer naquele momento saber, quem os representa, é antiga e mesmo que fosse um “robot – sem ideias e objecto para brincar “ –o voto esse está certo.

Pelo que ficou dito, recordo o tempo em que em Carrazeda quer nas Eleições Legislativas, quer nas Autárquicas e como elemento da “mesa de Assembleia de Voto” eu assisti a comentários do género votei no Partido das setas, no Partido da foice e do martelo, no da rosa etc. etc.
E, se nas últimas Eleições Legislativas de 20/02/2005 o PPD/PSD ganhou em Carrazeda com uma diferença de 318 votos, hoje essa diferença seria muito menor pois há menos 165 eleitores, isto no período de 20 de Fevereiro a 31 de Maio segundo dados do STAPE publicados em DR II Série de 27/06/2005.
Assim e ainda com referência a 20/02/2005, os votos Brancos e nulos e de pequenos partidos que nestas eleições nada nos dizem como o B:E: o PCTP/MRPP o P.NR. o P.H., juntos eliminavam aquela diferença de 318 votos e alteravam os Resultados. Em 9 de Outubro e tendo em atenção a diminuição de eleitores, contando mesmo com os militantes e adeptos das “setinhas sem saberem quem os representa”, . há fortes indícios de que o PPD/PSD vai ganhar, com uma maioria relativa , logo obrigado a fazer alianças com os outros candidatos do PS e do CDS. Ouvi, gravei e é pública a declaração do actual Presidente, menosprezando o candidato do PND que nas Legislativas teve 41 votos, e pelo que ouvi tem ideias e um Programa para o Turismo – fonte de receitas, e de emprego, para a região – o que não acontece com quem sabe que já ganhou, nem coloca a hipótese de perder e gosta de “aproveitar as suas ideias e dar vida às ideias… dos outros?!!” como o candidato da CDU que teve nas últimas Legislativas 86 votos.
Mas não se iluda é certo que pode ganhar, mas não há “Caravanas extensas de quilómetros, com três carros por cada casa de militante, simpatizante ou concorrente” que alterem a lógica dos Resultados finais, dado que os outros Partidos se empenharam verdadeiramente numa campanha de esclarecimento, sensibilização e defesa das suas ideias e programas. O povo gosta de ver (em tempo de crise, como se gasta o combustível) o desfile de caravanas, impressiona o dinheiro gasto, como gostou de ver a Asa Delta sobre o Céu de Carrazeda a anunciar o voto no PS. O povo na sua imensa sabedoria, deu em 2005 uma maioria a um partido que tem tomado medidas difíceis e corajosas, só se lamenta que no desafio lançado a todos os Portugueses, nem todos, foram abrangidos da mesma forma, os Amigos não foram esquecidos, com nomeações polémicas. O castigo já vem a caminho, o povo não dorme.

Após o Domingo 9 de Outubro, no dia seguinte Portugal será noticia em todo o Mundo, pois o povo legitimou pelo voto o crime de políticos que vão exercer funções em Amarante, Felgueiras, Gondomar, Leiria e Oeiras. Talvez que não seja assim tão linear, há muita gente que confia na mudança, e em Carrazeda de Ansiães, nada vai ficar na mesma, o povo de Pombal e do concelho vai estar atento ao desenvolvimento das Termas de São Lourenço, que peca por ser um projecto ambicioso demais. Acreditam que em 4 anos, numa legislatura vão executar todas as obras?!!!.. A ver vamos…

Sem comentários: