04 outubro 2004

As novas tecnologias e as regiões do interior

As novas tecnologias de informação e comunicação transportam múltiplas vantagens que as regiões do interior podem aproveitar. Diria que elas são absolutamente essenciais para ultrapassar muitos dos estrangulamentos da interioridade e aproximá-las dos centros de decisão.
A Internet transformou o mundo na aldeia global. à distância de um clique, o utilizador tem acesso a um conjunto de conteúdos e serviços em sus casa e em frente ao computador sem necessidade de deslocar-se. A utilização das novas tecnologias permite a "melhoria dos cuidados de saúde, a efectiva redução da burocracia administrativa, a capacidade de geração de trabalho qualificado e de teletrabalho, a simplificação e transparência dos processos de decisão, a qualidade e diversidade da informação recebida ou tratada, a abertura e reconhecimento dos processos de educação e de formação profissional, a generalização segura do comércio electrónico, a oferta de novos modos de lazer, o apoio a cidadãos com necessidades especiais, entre muitas outras". Os gabinetes de apoio ao cidadão criados nalgumas freguesia que possibilita o acesso à net das populações rurais são das poucas realizações, embora com pouco êxito e adesão, das possíveis potencialidades da tecnologia posta ao serviço da população. Os sites que conheço dos municípios, principalmente os alugados no portal espigueiro não passam de um instrumento de tapar o sol com a peneira, pois nada aportam ao munícipe ou até ao forasteiro, para além da divulgação de algumas fotografias e actividades avulsas, de alguns conteúdos, no mínimo questionáveis em termos de rigor e qualidade e também espelho da vaidade dos autarcas, onde aparece o discurso de boas-vindas do senhor presidente da Câmara, como a parafrasear o conhecido humorista "Eu é que sou o presidente da Câmara". Muito e de uma forma urgente há que fazer para além da divulgação do concelho que mesmo neste aspecto é ainda, nuito pouca, que é o de introduzir a grande magia das novas tecnologias que é a da interacção, isto é o possível utente poderá além de ser um receptáculo de informação, pode também interagir com os serviços, dar opinião, usar um serviço, satisfazer uma necessidade informática. Por outro lado o empresário rural poderá ter um meio de divulgar e comercializar um produto, o turista de conhecer e comprar um produto turístico, o doente de marcar uma consulta ou de pedir aconselhamento ao seu médico de família.

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