DEIXAI-ME EM MEUS VERSOS DESABAFAR
Deixai-me em meus versos desabafar…
Aquilo que a falar, eu não consigo;
Deixai-me conversar, a sós comigo.
Que é aquilo que eu penso a meditar.
E quantas vezes sou levado a ir além…
Mais longe do que a minha vista alcança;
Mas eu queria ter uma “Alma” de criança…
Como quando me embalava “minha Mãe”.
Mas também não desejo ir ao fundo,
Duas injustiças e ingratidões do mundo.
Porque isso me faz doer o coração…
Que antes, alimentar a esperança…
De que um dia à Terra virá a bonança,
E que as guerras e a fome acabarão…
(Evaristo Sousa Mergulhão – O Seringador 2009)
- Admite-se como muito provável que neste ano de 2009 seja dada outra importância à Arte no nosso concelho. Referimo-nos à Arte de Engonhar;
- Na melhor das hipóteses será este ano que se concretizará o desiderato da inauguração do Centro Cultural. No programa inaugural que se mantêm, será apresentada a “Opera dos Mendigos” de Haendel;
- Nesta ordem de ideias admite-se ainda como muito provável a concretização do projecto do primeiro Parque de Campismo na aldeia da Carrapatoza. Subjacente está a ideia de descentralização de infra estruturas turísticas que irão servir todas as aldeias limítrofes;
- Outro projecto que ainda irá a tempo é o da realização de um Workshop aberto aos mais carentes, que ensine a sorrir. O objectivo é o de lhes garantir um “futuro risonho”;
- O ano começa pois com grandes expectativas. Uma das mais expectáveis é a de se conhecer o vencedor do próximo concurso do Cantar dos Reis.
- Dá-se conta de que se engaleou um negligente e um indigente de que resultou, a prisão de um e a hospitalização de outro. Admite-se que estes já não recuperarão a tempo de concorrer ao próximo concurso para Chefe de Departamento da Cultura a realizar em Janeiro, pela nossa querida C.M.
- Os nossos ecologistas vão realizar mais uma descida do Rio Tua em canoa. O objectivo é o de dar a conhecer a beleza selvagem do rio que, nesta época do ano apresenta uma água de cor garrida, devido ás descargas das águas russas, dos lagares de azeite legalizados.
- Foi dado mais um alerta anónimo enigmático que diz: - “O poder já não protege”. Falta descodificar;
- Ao que consta o Pai Natal foi-se embora sem entregar muitas das prendas que trazia. Dizem que se baralhou com as indicações, de desvios de percurso, que estão distribuídas um pouco por toda a parte. Desconhece-se a quem eram destinadas as prendas que não foram entregues mas sabe-se quais eram: - Um “vaucher” para usar no SPA de Alfandega, um par de socos, uma aguilhada, um livro de reclamações, um desodorizante de ambiente, um estojo para unhas, uma colecção de alfinetes, um jugo dos tradicionais, um rapa para jogar o raspa, um diploma de mérito cultural, um boletim municipal do século passado, com a fotografia do Nosso Primeiro de bigode e uma carteira de acções do BPP.
- Também se sabe que alguns dos pedidos ao Pai Natal não foram atendidos. Refere-se o pedido da passagem do TGV pelo Tua, a construção de um SPA junto à Fonte Bieita, dinheiro para uma operação plástica, para a cara do S. Lourenço que deita água nas Termas do seu nome, “vales saúde” para a colocação de bandas gástricas aos Presidentes de Junta mais carenciados, uma pilha atómica para adaptar ao relógio da Torre dos Paços Municipais, um pavilhão multi-usos, um cemitério suspenso, uma catedral e um bilhete para viagem galáctica de “lua de mel”.
8 comentários:
sempre a mesma pasmalheira sr h carvalho, mais uma vez nao brinque, o parque nao vai ser em carrapatosa mas sim em sua casa, a banda gastrica vai ser colocado na sua cabeça, que nao tem, geito, parasita
Feliz 2009
Charmoso?! Ó diabo!...
Dinheiro para a operação plástica às Termas de S.LOURENÇO já houve mas não devia estar bem acondicionado e os ratos roeram-no.
Antes dos ratos roerem o raio das notas o que faltou foi vontade de o gastar para então a operação plástica ser feita.É pena os Santos não serem vingativos,senão como o DIÁCONO S LOURENÇO que morreu queimado, quem deixou roer o dinheiro devia era morrer queimado também.
Se é pecado fazer promessas e não as cumprir,que o S LOURENÇO LHE PEÇA CONTAS NO OUTRO MUNDO E MANDE OS RESPONSÁVEIS PARA AS PROFUNDAS DOS INFERNOS.
P.S.R.
SENHOT HELDER CARVALHO:
- POR FAVOR VÁ A UM BOM PSIQUIATRA PORQUE AO QUE ESCREVE E COM A CARA QUE ANDA ESTÁ MESMO DOENTE, ACREDITE, OU SE NÃO ACREDITA VEJA-SE AO ESPELHO QUE É O QUE FAZ QUANDO ESCREVE ESPELHAR AS SUAS IDEIAS E ACTOS DE MÁ FÉ NOS OUTROS. ENTENDO É MAIS FÁCIL E NÃO DÓI TANTO...
Depois de tanto ouvir falar sobre as Termas de S LOURENÇO e como já há muitos anos as não visitava,eis que me dispus a faze-lo.Após ter lá chegado a minha desilusão foi tão grande que quase fiquei sem palavras.Lembro-me delas desde o tempo em que todas as casas estavam cheias de pessoas,do tempo
dos bailaricos com os rapazes do Pombal e as moças que aproveitavam ir com os familiares para aproveitarem o divertimento,arranjar uns namoricos (namoros de Lourenço)terminava a estadia nas Termas acabava-se o namoro,muito embora que me lembre ainda resultaram alguns,poucos casamentos.
As casas estão quase todas caídas a envolvente são autênticos silveirais.Gostava de deixar aqui uma pergunta,a que se deve este enormissimo abandono?
Todas as localidades que têm o privilégio de ter umas águas como aquelas as aproveitam para bem dos utentes, da Freguesia a que pertencem e até o próprio Concelho poderia ter sido beneficiado com esse desenvolvimento porque não o fizeram em S LOURENÇO?
Permaneci mais algum tempo naquele local" MARAVILHOSO E AO MESMO TEMPO HORRÍVEL" interrogando-me sobre o porquê daquele abandono,entretanto chega uma pessoa da aldeia que abordei sobre tudo o que verifiquei.Depois de houvir toda a história sobre o prometido desenvovimento e o não cumprimento do mesmo fiquei sem palavras.É preciso que os autarcas tanto a nível de Junta de Freguesia como a nível de Câmara Municipal sejam bem incompetentes para que aquela riqueza que tantos quereriam ter eles desaproveitaram.
Pergunto-me a mim mesmo "QUAL A REAÇÃO DO POVO DAQUELA TERRA OUTRORA TÃO BONITA E TÃO DINÂMICA?
Pombalenses não fiquem parados,cobrem dos culpados as suas promessas e responsabilidades,pode já ser tarde mas não deixem perder aquele BELO REFUGIO.
Cobrar até cobrava, mas a quem?
São tantos e tão poucos os responsáveis por este caso, mas sabem tão bem jogar o jogo do empurra...
Só com determinação, capacidade, seriedade, honestidade e principalmente vontade pois sem ela nada se constrói, que este lugar pode ser aquilo que merece ser há anos.
Anónimo.
Só falta culparem os que tentaram desenvolve-las, com sacrificios próprios para depois de tantas promessas eleitorais lhe cortarem as pernas...
Certo ou errado?
assim com ou sem Barragem a culpa não morre solteira...
Enviar um comentário