12 janeiro 2009

A anotar


O Movimento Cívico pela Linha do Tua promoverá um debate público sobre a Linha do Tua, no Auditório Municipal Paulo Quintela, em Bragança, no dia 17 de Janeiro de 2009, às 14h.

2 comentários:

Anónimo disse...

17 Janeiro 2009


Início | Multimédia | Blogues | Viva+ | Opinião | Domingo | Dossiês | Cidadão Repórter | Serviços
Director
José Leite Pereira











in JN


Linha do Tua: "Os Verdes" querem que ferrovia seja classificada património nacional
19h21m

Bragança, 17 Jan (Lusa) - O partido ecologista "Os Verdes" quer que a Assembleia da República obrigue o Governo a desencadear um processo de classificação da Linha do Tua como património nacional, que poderia proteger a ferrovia da barragem de Foz Tua.

Segundo anunciou hoje, em Bragança, a dirigente Manuela Cunha, "Os Verdes" apresentaram, sexta-feira, no Parlamento uma resolução nesse sentido, que fica agora a aguardar o agendamento para discussão e votação em plenário.

Manuel Cunha afirmou, num debate sobre a linha do Tua, hoje em Bragança, que o partido está disposto a usar do seu direito potestativo para levar a questão a plenário, caso não seja posta à discussão e votação de forma consensual.

"É uma anomalia que a linha do Tua não esteja já classificada", considerou Manuela Cunha, para quem "num país normal, esta classificação seria suficiente para impedir a construção da barragem que ameaça a ferrovia.

A linha do Tua é considerada das mais belas vias estreitas do mundo e uma obra rara da engenharia ferroviária portuguesa, que associada à paisagem que a envolve, constituem os principais atractivos dos turistas que ali viajam.

A ocupação já rondou os 40 mil passageiros ano, mas nos últimos dois anos a sucessão de acidentes e a aprovação da barragem de Foz Tua têm sido encarados como uma ameaça para o futuro desta via.

Para Manuela Cunha, a classificação como património nacional "há muito que deveria ter acontecido", mas bastava já para a protecção da linha o Douro Património da Humanidade, "se o Estado português cumprisse as obrigações dessa classificação".

Segundo a dirigente do "Verdes", a linha do Tua encontra-se na área de protecção decretada pela UNESCO, onde o Estado está a obrigado a participar àquele organismo intervenções de fundo.

"OS Verdes" apresentaram uma queixa na UNESCO por causa da barragem e dizem que, "em Outubro, a UNESCO ainda não tinha recebido qualquer informação do Estado português sobre o assunto".

O partido promete enviar ao organismo internacional a mais recente informação sobre a barragem nomeadamente relativa ao Estudo de Impacto Ambiental que se encontra em discussão pública até Fevereiro.

HFI.

Lusa/fim

mario carvalho disse...

ouça em mp3

o debate na integra


http://www.linhadotua.net/3w/index.php