Estamos a 1(um) ano das eleições autárquicas. A fazer fé no que se tem dito, os principais partidos representados, já terão tomado decisões sobre os candidatos a propor. Relativamente aos candidatos propostos pelo PSD e PS, deverá haver muita gente que, como eu, desconhecem com profundidade a competência e capacidade destes, imaginando-os a gerir uma autarquia.
È justo mesmo assim admirar a disponibilidade que demonstram à partida. Confio que partem com a melhor das intenções para vencer este repto muito importante para todos, tanto mais quanto, todos sabemos quão difícil será dar a volta a este concelho, nas actuais circunstâncias. O desafio que aqui deixo, se aceite pelos intervenientes, seria útil para quem como eu, valoriza a competência nos lugares. Tem um senão, envolve outro protagonista que seria o actual Presidente da Câmara ao qual seria pedido, que disponibilizasse os serviços da Câmara e cedesse algum do seu protagonismo.
Já que estamos ainda a 1 (um)ano das eleições e, como do que se trata é de conhecer melhor os candidatos, proponho o seguinte:
- Ser-lhes requerido que se dispusessem a apresentar uma proposta concreta passível de ser executada sobre a sua supervisão, no nosso concelho, neste espaço de tempo que resta até à campanha eleitoral.
Dão-se algumas sugestões genéricas, por exemplo: Assumir a resolução do “Caso do processo das “ Águas de Carrazeda”; Planear uma campanha de promoção turística da região “ Douro Património Mundial”; Apresentar um projecto de apoio à promoção do nosso património construído; Projectar uma reestruturação administrativa autárquica, tendente a desburocratizar e motivar para o trabalho; Angariação de investidores e investimentos para, por exemplo, investir no S. Lourenço; Estudar projectos de investimento em energias alternativas, no nosso concelho; Estudar a viabilidade de lançar mais empresas de industrias artesanais e/ou ligadas à agricultura biológica ou alternativas.
È justo sublinhar que neste desafio os intervenientes deveriam ser assessorados e apoiados pela autarquia. Todos ganharíamos como os resultados e teríamos mais pretextos para apoiar aquele que melhores resultados obtivesse.
Dirão alguns que se trata de pura utopia, tanto mais quanto se sabe que os candidatos já terão tido oportunidades e responsabilidades para demonstrar o que valem. Para mim subsiste a vontade de avaliar a competência dos candidatos, não pelo que irão apregoar mas pelo que, de concreto, conhecer do seu trabalho. E ainda pode surgir trabalho útil.
Faltaria contar com a magnanimidade do nosso Presidente que deveria ceder aos personagens o protagonismo que justificassem. Seria o seu derradeiro gesto de apreço, antes de desaparecer na bruma.
7 comentários:
É positivo o repto que o Helder Carvalho aqui lança. Penso, contudo, que não é necessário envolver a actual Câmara e/ou o seu legítimo representante que, nesta fase, apenas serviria para inviabilizar a ideia.
Então julgo que , em Janeiro próximo, os candidatos dos partidos e os eventuais independentes deveriam disponibilizar-se para debates semanais, em directo, na Rádio Ansiães, a prolongar até às eleições, para debater a situação e apresentarem as suas linhas de actuação para o mandato.
Seria interessante ouvir a forma de resolução das questões levantadas aqui pelo Helder Carvalho e outras que seriam colocadas pelos jornalistas da Radio Ansiães .
CARRAZEDA merece, saia do sofá. Se é ou pretende ser candidato à Câmara, ASSUMA-SE.
Não acham que o senhor HC seria o candidato ideal?
Ele,sim que é um HOMEM...
Força HC.......conta comigo
Interessante? O que? Algo dito pelo sr.Helder Carvalho? Quem é esse senhor que nunca ouvi falar dele aqui na terra?
O Senhor anónimo nunca ouviu falar, ou não quer ouvir falar?!
Ou o Senhor anónimo não é deste concelho?
Ora deixe-se lá de contorcionismo mental!
Ou então cure-se contra essas alergias que se vão transformando em insónias crónicas, tão prejudiciais ao descanso!
pudera, se o teu mundo são os copos e a ignorância, como podes ouvir falar do que é mais importante para a tua terra?
Lamentável a forma como os candidatos a candidatos respondem aos reptos que lhes são lançados. Quando se torna urgente fazer algo pelo seu concelho, respondem com um monte de nada. Passeiam vaidades, gostam que se apontem como candidatos a Primeiro, enchem o peito de ar quando se passeiam pela vila e depois o que valem? Ninguém sabe mas pode presumir-se que estão próximos do zero.
Mais uma vez aqui fica o convite para debates na Radio Ansiaes sobre a actual situação da C.M. e forma de resolução dos problemas do concelho, bem como as principais linhas de actuação para o próximo mandato.
ASSUMAM-SE! CARRAZEDA é única e é NOSSA!
não tenham pressa,esperem pela candidata independente ou pelo movimento civico.
Sobre as àguas talvez o srº Faustino tenha algo a dizer ou estarei enganado, acho que foi a esse srº que ouvi fazer desse tema pau de bandeira.
esquecam qualquer intervenção da C Municipal se nestes anos todos nada realizou a não ser desperdiçar o pouco dinheiro que conseguiu em projectos completamente desfasados da realidade do concelho.
Acessorados pela Camara será mais do mesmo.
deixemo-nos de partidos e vamos arranjar uma solução com todas as pessoas válidas que tenham vontade e que acreditem que ainda vamos a tempo de fazer algo por esta Terra.
Enviar um comentário