Os consórcios Auto-Estrada XXI e Auto-Estrada de Trás-os-Montes, liderados pela Soares da Costa e Somague, respectivamente, apresentaram esta segunda-feira a sua proposta final no Concurso Público Internacional para a subconcessão da Auto-Estrada Transmontana.
A decisão final da Comissão de Avaliação acerca do vencedor será tomada até ao final do mês de Outubro, lembra o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) em comunicado. (...)
A auto-estrada provocará uma verdadeira revolução nos transportes do distrito. O litoral e a Espanha estarão mais perto. Para o bem e para o mal...
15 comentários:
E as outras obras estruturantes, o IC5 e o IP2, o que se passa com elas? Estarão a cair no esquecimento? Com a bancarrota no horizonte, alguém pode dar ainda garantias de que elas serão construidas? É que nesta fase aguda de depressão económica generalizada, o que se garantia ontem, pode não ser verdade amanhã...
Tenho pensado muito na utilidade das auto-estradas(A-4 e Ip-2)para o interior transmontano e tenho dúvidas.Para Carrazeda útil acho que é,sem dúvida,uma melhor ligação da Brunheda à variante de Alijó.
Porém,vistas as coisas sob um prisma nacional e europeu(que talvez seja o prisma actual correcto de focagem dos problemas)então sim as auto-estradas têm sentido porque irão permitir uma melhor ligação a Espanha e a França,não impedindo os transmontanos do aproveitamento das novas vias, se disso forem capazes.
JLM
Assim falava Lapalice
e o IC5 e IP2? -deveriam ter a mesma prioridade que a autoestrada transmontana(pelo menos)-
A.A.preocupado
Sabe,eu sou perito em lapalissadas,que têm dado resultado.De vez em quando,tenho azar,aparece um espertinho que reduz a zero os meus brilhantes raciocínios,que o são para toda a gente menos para os espertinhos.
Por isso,eu detesto os iluminados.
JLM
As dúvidas de JLM só podem existir, (pelo que por ele é dito), se as pessoas, simplesmente não se deslocarem,
MAS como o caminho de ferro deixará de existir e o cavalo não é solução, teremos então que admitir da absoluta necessidade das grandes vias de comunicação como a A-4, IC 5 e IP 2.
Mas a ligação da Brunheda à variante de Alijó nada tem a ver com o IC 5, pois este a ser aberto deixa Brunheda bem longe!
Bem o horizonte do joão é bem curto, não quer passar de Alijó, pois sem as principais vias terrestras as pequenas ligações pouco valem. Estudo das matérias e visão faz falta.
Pessoas que qeiram vir a carrazeda viram pk dizem, ya ya ha autoestrada e é gratis, fica perto e mais rápido. Não vão dizer ya ya vamos a carrazeda tem uma ligação com alijó ya ya Por favor....
Certo prof. Mesquita.
As estradas são como as mulheres!
Quando são boas são perigosas!!!
Às vezes levam à penúria...
Ateu
A construção duma autoestrada tem a ver com a região do interior e destritos, e não com umas meras simples vilas. Essas sim podem então aproveitar essa autoestrada para fazer as ligações necessárias entendido. A autoestrada é feita com o intuito de facilitar os transportes e ajudar no desenvolvimento duma região e não duma vila, carrazeda tem sim que saber depois explorar as potencialidades da autoestrada. Como as outras o deverão fazer. Os meios são postos na região e depois as autarquias terão que as explorar, tambem não pode ser tudo na mão. Há que saber agora aproveitar a oportunidade. Esatará esse joão mais a favor do tgv ou do novo aeroporto.
O meu comentário anterior devia ter saído logo a seguir àquele a que directamente respondia.Resultado da (des)organização exemplar do proprietário do blogue.Adiante.
Muitos estão convencidos de que o futuro brilhante de Carrazeda está dependente das auto-estradas.Eu acho que com elas Carrazeda desaparece mais rapidamente como concelho.Sabem quando Carrazeda tinha mais movimento e vida própria?Quando estava fechada ao mundo e quando as pessoas não tinham meios de sair daí.
Agora,já os de fora que aí trabalham já aí não residem e antes residiam.
Com as auto-estradas será pior.E por isso eu temo que Carrazeda desapareça.Mas,claro, as auto-estradas têm sentido de um ponto de vista nacional ou europeu,que é o ponto de vista que devemos ter,independentemente do que possa acontecer a Carrazeda,:- As auto-estradas irão facilitar a ligação de Espanha e França ao Porto e a Lisboa.Se querem preservar Carrazeda,então deviam pedir apenas uma boa ligação ao Pópulo.Era este o meu raciocínio.
Acham que com as auto-estradas e o IC-5 irão aumentar grandemente as visitas ao Castelo? Vai ser uma enxurrada de gente!
Não tratem de conseguir em Carrazeda vida própria e vão ver o que vai acontecer.
As minhas saudações cordiais.
JLM
E viva o perito em lapalissadas que é o mais iluminado de todos quando pretende ver Carrazeda isolada do mundo como antigamente em que se andava de burro. Muito bem.
Eu não pretendo ver Carrazeda desligada do mundo.Mas tenho a consciência de que Carrazeda só terá existência autónoma enquanto mantiver um certo isolamento.É o que tem acontecido ao longo do tempo:Carrazeda tem desaparecido à medida que vai ficando mais aberta ao mundo porque,dentro dela,muito pouco pode persistir nos tempos actuais.A não ser que,entretanto, as coisas se alterem muito:é preciso que apareçam forças novas capazes de aguentar o confronto que a abertura acarreta.
JLM
porisso era importante a catedral que o cónego Mesquita conseguiu descartar. Os turistas querem ver igrejas e monumentos e a nossa está velha.
Estou a ver que este irmão catolico ja não cabe na nossa igreja e queria uma catedral para lá caber bem à vontade. Vejam bem, uma catedral em Carrazeda. É mesmo engraçado.
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