28 abril 2009

Contas aprovadas

A Assembleia Municipal de Carrazeda de Ansiães aprovou por maioria as contas do Município relativas ao ano 2008.
Os deputados do PS e do CDS votaram contra, mas a maioria do PSD aprovou o relatório que indicava uma dívida de cerca de 11 milhões de euros, no final do ano passado.

Júlio Samorinha, da bancada do PS, explica o sentido de voto ao referir que “não pode pactuar, de maneira nenhuma, com uma divida enorme que o município de Carrazeda tem neste momento”.

Para o PS “é uma situação preocupante porque há sete milhões de empréstimos à banca e dívidas a terceiros que rondam os quatro milhões” afirma.

A bancada do CDS-PP, justifica o voto contra, com uma “taxa de execução bastante baixa” e por outro lado “não houve a contenção de despesas que deveria ter havido mediante a conjuntura que estamos a viver e os problemas que o executivo teve nos últimos quatro anos” refere Nuno Carvalho.


O presidente da Assembleia Municipal, eleito pelo PSD, diz que a situação financeira da Câmara de Carrazeda não é assim tão grave, pelo que se justifica o voto favorável dos deputados sociais-democratas.

“Tivemos conhecimento da publicação dos técnicos oficiais de contas sobre os municípios portugueses e vimos que a câmara de Carrazeda afinal de contas não está tão endividada como a oposição o diz” afirma Rui Moreira.

Refira-se que nos primeiros meses deste ano a Câmara abateu o seu passivo, que segundo o autarca, Eugénio de Castro, ronda os nove milhões e quatrocentos mil euros.

Na radio Brigantia

Afinal quanto é que devemos? No meio da espuma do confronto partidário, haverá maneira de se quantificar a dívida? Seria fácil se contratualizassem uma auditoria externa. Porém, no deve e haver, mais importante seria verificar se a dívida corresponde a investimento no desenvolvimento, obra para o olho ver ou má gestão finaceira. Discutam isso. Este o verdadeiro busílis da questão!

27 comentários:

Anónimo disse...

Na linha da subserviência política assumida sempre pelos Presidentes das Assembleias Municipais, também o Dr. Rui Moreira vem agora tapar o sol com a peneira!
Quer enganar quem? Porque não pede já uma inspecção financeira independente ao Municípoio para que dessa forma possa ficar liberto da responsabilidade que agora quer disfarçar?
O Senhor acredita em 11 milhões de euros
E se lhe disserem que é mais 15 milhões do que onze?

Anónimo disse...

Tanto quanto sei a Câmara pode ter dívidas, mas também tem património, do qual se pode valer, tão preocupados estão, preocupem-se com as vossas dívidas, que as do Município serão saldadas em tempo oportuno. Todas as Câmaras estão endividades. O País está endividado. O Mundo está endividado. As pessoas estão endividadas, a seu tempo tudo se resolverá.
AC

Anónimo disse...

A seu tempo tudo se resolverá como, sr. AC? Com uma varinha mágica? Não basta dizer isso, mas dizer como, com qual património da camara se pode valer à dívida? E o que se esbanjou em gastos estupidamente supérfluos, deixando em Carrazeda e no concelho, obras estruturantes por iniciar ou concluir? Não se pode tapar o sol com uma peneira, sr. AC!

Helder Carvalho disse...

Os ceguinhos não têm de se preocupar a tentar tapar o sol com uma peneira

Anónimo disse...

Para quem não sabe nem se preocupou em aprender a dívida da Câmara que tanto preocupa os despreocupados foi constituída dentro da capacidade de endividamento da Câmara, e pode resumir-se em dois pontos:

1- Dívida à banca é amortizada nos respectivos prazos de pagamento acordados tal qual é feito em todo o lado.
2- Dívidas a fornecedores não fosse a discriminação que foi feita a Carrazeda, nem se falava disso porque já não existia sequer. Assim está devidamente calendarizada e será assumida nos respectivos prazos.

Como é possível por em dúvida os números da apresentação de contas? As inspecções que são feitas às Câmaras não é para levar a sério'? Têm conhecimento de algum processo e de desvios como já aconteceu em muitos municípios?

Então não há obra em Carrazeda? Haja um candidato que faça política pela positiva sem deturpar a verdade e que é disso que precisamos.

Não são declarações irresponsáveis como do senhor Samorinha que serão para levar em conta.!!!!!!

Anónimo disse...

A Câmara Municipal pode ter dívidas como é mais que óbvio!
No entanto essas dívidas têm de ser consentâneas com a necessidade da dívida e sua lógica justificação.
Na maior parte dos casos verificados em Carrazeda, olhando para as mega-obras que deram origem a esta desgraça financeira, nem sequer foram olhadas pelo(a )anónimo(a) de 29 às 01:17 AM, se é que delas tem conhecimento,
porque
a preocupação não é particular, mas sim pública,
depois, eu não tenho de me preocupar por dívidas porque simplesmente não as tenho,
mas
tenho preocupação social!
Ao passo que o Sr.(a) anónimo(a) apenas se preocupa (parece) com o Município, mas ele não é seu!
Até pode ser, mas é apenas um só bocadinho!
É de todos!
Qual é o seu tempo oportuno para pagamento de dívidas?
É a mensalidade como que seja para a sua casa de habitação, ou carro?
Está muito enganado(a)!
As dívidas públicas por boas causas são sempre e por toda a gente, compreendidas!
Mas estas, lembra-se?
* VARIANTE
* MERCADO
* CENTRO CÍVICO
* EMPRESA DE ÁGUAS
* PISCINA DE ÁGUA AQUECIDA
* ADMINISTRAÇÂO...
Chega?
Ora pense um pouco e seja honesto(a) na crítica que apenas se pretende com razoabilidade e não por puro fanatismo político!
Fui um apoiante desta Administração, mas cansei!

Anónimo disse...

Não se preocupe com as obras, tudo tem um inicio e um fim...
AC

Anónimo disse...

Sobre o texto aqui apresentado com (CONTAS APROVADAS )eu teria dito CONTAS ACRESCENTADAS.
E contas acrescentadas porquê?
quando eu andava na escola as contas de dividir ou multiplicar não eram como agora,eram muito mais dificeis e tinham que dar mesmo certo,tanto ao correr como nós diziamos como na prova real,então alguns alunos mais (espertalhões)no resultado final acrescentavam-lhe os números que precisavam para o resultado estar certo.Claro que a seguir quando a SRA PROFESSORA ía analisar os deveres de casa vinha a palmatória.
Agora eu faço uma pergunta?As contas apresentadas foram analisadas por algum perito nessa matéria?.
É que se não foram podem mesmo ter sido acrescentadas que é como quem diz (aldravadas).Só há aqui uma diferença (NÃO HÁ PALMATÓRIA)e povo coitado andou e continua a andar sempre enganado e cego,pois se não andasse cego não seria dificil ver os resultados que estão bem à vista.(SOMOS O CONCELHO MAIS ATRASADO DO NOSSO DISTRITO E TALVÊZ DE PORTUGAL INTEIRO.Mas o POVO assim tem querido, pensem duas vezes no momento de fazer a x que se avizinha e não se esqueçam que alguns dos que agora se perfilam a caddidatos contribuiram para toda esta miséria.

Anónimo disse...

Eu estou há 2 anos em Carrazeda , regressei depois de 12 anos fora , adoro Carrazeda e desculpe que lhe diga não me sinto nada na terra mais atrasada do distrito quanto mais de Portugal. Sinto-me como sempre me senti: em casa, na minha vila, na minha terra com as minhas gentes. Os meus estudos permitem-me ter essa visão de que há de facto muita coisa mal feita, muita coisa que não foi acabada, ou seja dinheiros inúteis. Mas meu caro procure os pontos posistivos que em todas as situações os há e não pense que somos os mais atrasados, se o senhor se sente assim lamento profundamente talvez precise de ajuda médica agora não ponha palavras na boca dos outros... Carrazeda será Sempre a minha Carrazeda com algo sempre para falar, se o pó me imcomoda, claro, se os buracos estragam os carros, lógico, se as ruas estão estreitas e as rotundas assim ou assado, eu quando tenho visitas de fora divirto-me a contar~lhes isso e sabe o que me teem dito?
- É BONITA A TUA TERRA E EU FICO FELIZ É A MELHOR TERRA DO MUNDO.
S.M.

Anónimo disse...

Em resposta ao comentador do dia 1 das 11:12, queria informá-lo que:

Se não fosse leigo na matéria, sabia que a Câmara Municipal tem aos seus serviços uma economista.

Que a Conta de gerência depois de aprovada pela Assembleia Municipal, segue para o Tribunal de Contas, afim de serem verificadas.
Aprenda a confiar nas pessoas.
Relativamente ao nosso Concelho, ser o mais atrasado de Portugal, vê-se nitidamente que deve ser pouco viajado, caso contrário, não diria tal barbaridade.
Quem faz as terras são as suas gentes, e se essas não têm capacidade suficiente para ajudar a desenvolver qualquer localidade, o desenvolvimento é relativo...
Aproveite as novas oportuninades para se cultivar e assim poderá valorizar este Concelho que é de uma beldade inegável.

Um apoiante do desenvolvimento

Anónimo disse...

Olhe sr. anónimo, repare bem: não tem só uma economista; tem quase uma dezena e meia de técnicos superiores, dois directores de departamento, um chefe de divisão, quase meia-dúzia de fiscais municipais, etc., etc.. Mas será que isso é sinónimo de qualidade de serviço prestado? Dizem os munícipes que não. E é assim que, infelizmente, se gasta o nosso dinheiro! Por isso, onde estão os investimentos em obras, preservação e conservação?!...

Anónimo disse...

Preservação e conservação??
Ninguém das chefias da Câmara Municipal sabe o que isso significa...

Anónimo disse...

E provavelmente o Senhor queria fazer parte desses funcinários, que no seu ponto de vista, não prestam devidamente serviço aos municipes. Mas sabe isso é o seu ponto de vista, naquela casa tenho sido bem atendida.
Uma municipe

Anónimo disse...

Falta saber como tem sido esse atendimento! Quer partilhar isso connosco, dizendo-nos como é feito?

Anónimo disse...

Simples fácil e eficaz:
-A quem é PSD até uma cadeirta e um copo de água se oferece e dependendo do grau alaranjado na cara até se lambe o cu alguns .
Quem vai ao municipio e assumidamente não é da mesma côr partidaria nada, mal atendidos? Diria até ofendidos...

Anónimo disse...

Quem aprova as contas é tão responsável como aquele que as apresenta. Por isso, é uma responsabilização total. Sabem porquê? Porque aquele que elaborou as listas de quem as aprova, tem como estratégia colocar pessoas que, apesar de "não fazer delas gato sapato", como diz o povo, impõe as "regras do jogo" que mais lhe convém. Por isso, andam todos no mesmo barco. Porém, háverá um dia em que, não há vela, nem tão pouco remos, que o façam mover até que encalhe nos inertes do leito dos rios: Douro e Tua.
Carrazeda Sentida e Triste

Anónimo disse...

Respondendo aos comentaristas do dia 5/5, pelas 08:21 e ao do dia 06/05 das 11.11, só o quero lembrar, que quando me desloco aos Paços do Concelho é para resolver os meus assuntos, que para melhor o esclarecer, são assuntos de obras e queimadas. Considero, que desde que necessitei dos servços da artarquia, há uns anos a esta parte, os funcionários são atenciosos e bem educados. Tanto quanto me parece, um bom atendimento, é o espelho de qualquer entidade pública.
Lamento ver por parte dos dois últimos comentaristas, que ponham em causa o atendimento que os funcionários prestam em todos os serviços públicos neste Concelho.
Um trolha

Anónimo disse...

Serviços Públicos neste concelhO?
-SERVIÇOS QUE SE DIZEM PÚBLICOS QUER VOSSA EXCELENCIA DIZER PORQUE DE FACTO SÓ SERVEM INTERESSES PRIVADOS NADA MAIS

Anónimo disse...

Muitos dos que aprovam as contas, infelizmente, não sabem o que fazem. O que querem é, apenas, receber o capital correspondente à senha de presença.
Atento

Anónimo disse...

EU apenas peço ap Senhor Professor que antes de começar o seu mandato que peça uma auditoria as contas da Cãmara e então verão se há ou não gato...

Anónimo disse...

Isso mesmo, AUDITORIA é o que se deseja JÁ. "Quem não deve, não teme". Dos fracos não reza a História. É preciso sabermos o que temos, o que devemos e com o que podemos contar.
TOC

Anónimo disse...

Pedir ao senhor professor zé luis? este apenas vai ser vereador sem pasta. Quem deve pedir uma auditoria é o putativo vencedor que encabeça as listas do PS! E que se saiba, o Faustino não aprovou as contas do executivo, antes votando contra, o que só demonstra ele conhecer bem por dentro todos os problemas financeiros do município. E isso é uma mais valia e mais um factor de confiança muito importante para se votar nele e no Partido Socialista, com a ajuda de todos aqueles que, não sendo socialistas, estão atentos à realidade política local.

Anónimo disse...

Eu sou Socialista e não vou votar no Faustino pura e simplesmente porque enquanto oposição nada fez e se nada fez nessa altura não é agora que vai fazer, sou e sempre fui PS mas estas autarquicas vou votar PSD porque são os Ùnicos que não fazem fitas nem alaridos..."Quem muito fala pouco acerta".

Anónimo disse...

Se esse tal Faustino soubesse o que se passa com as contas da Câmara, nem se candidatava, e também nõa vale a pena, a vitória é do Zé Luís.
Antonio

Anónimo disse...

Do professor "Zé Luís" não. Talvez, da sua colega Candeias que, pelos vistos, já enviou aos Carrazedenses, através dos CTT, uma carta aberta. Pelos vistos, a obsessão do PODER é enorme. Por isso, o "Zé Luís" que se prepare, caso contrário, a sua candidatura não passará de uma miragem! Mas, a possível vitória da Candeias, a meu ver, deve-se a uma artilharia política pesada que tem na sua retaguarda - comandada por um GENERAL de CINCO ESTRELAS prestes a passar à disponibilidade - que, mais tarde, os Carrazedenses irão ficar estupefactos. Eu, não ficarei. Mais: nunca duvidei da estratégia dessa pessoa, a qual tem como objectivo criar problemas à candidatura do "Zé Luís".

Alerta

Anónimo disse...

Deve achar senhor alerta que ninguém sabe que por trás da olimpia está o Bastos, somos todos burros e o único esperto é você quer ver????

Anónimo disse...

O Bastos já lá vai. A patente deste obreiro, nunca passou das divisas. Agora, o General de que se fala, esse sim, tem uma "escola" e atingiu o estrelato político. Por isso, ao que parece, é o mentor da estratégia política da professora CANDEIAS. Mais: EXONEROU-A e quer penitenciar-se, através desta forma, do mal que lhe fez. Por isso, "Zé Luís", tem CUIDADO e prepara-te para o que der e vier.

Alerta