07 outubro 2008

Auto-estrada em marcha

Os consórcios Auto-Estrada XXI e Auto-Estrada de Trás-os-Montes, liderados pela Soares da Costa e Somague, respectivamente, apresentaram esta segunda-feira a sua proposta final no Concurso Público Internacional para a subconcessão da Auto-Estrada Transmontana.

A decisão final da Comissão de Avaliação acerca do vencedor será tomada até ao final do mês de Outubro, lembra o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) em comunicado.
(...)

A auto-estrada provocará uma verdadeira revolução nos transportes do distrito. O litoral e a Espanha estarão mais perto. Para o bem e para o mal...

15 comentários:

Anónimo disse...

E as outras obras estruturantes, o IC5 e o IP2, o que se passa com elas? Estarão a cair no esquecimento? Com a bancarrota no horizonte, alguém pode dar ainda garantias de que elas serão construidas? É que nesta fase aguda de depressão económica generalizada, o que se garantia ontem, pode não ser verdade amanhã...

Unknown disse...

Tenho pensado muito na utilidade das auto-estradas(A-4 e Ip-2)para o interior transmontano e tenho dúvidas.Para Carrazeda útil acho que é,sem dúvida,uma melhor ligação da Brunheda à variante de Alijó.
Porém,vistas as coisas sob um prisma nacional e europeu(que talvez seja o prisma actual correcto de focagem dos problemas)então sim as auto-estradas têm sentido porque irão permitir uma melhor ligação a Espanha e a França,não impedindo os transmontanos do aproveitamento das novas vias, se disso forem capazes.
JLM

Anónimo disse...

Assim falava Lapalice

Anónimo disse...

e o IC5 e IP2? -deveriam ter a mesma prioridade que a autoestrada transmontana(pelo menos)-
A.A.preocupado

Unknown disse...

Sabe,eu sou perito em lapalissadas,que têm dado resultado.De vez em quando,tenho azar,aparece um espertinho que reduz a zero os meus brilhantes raciocínios,que o são para toda a gente menos para os espertinhos.
Por isso,eu detesto os iluminados.
JLM

Anónimo disse...

As dúvidas de JLM só podem existir, (pelo que por ele é dito), se as pessoas, simplesmente não se deslocarem,
MAS como o caminho de ferro deixará de existir e o cavalo não é solução, teremos então que admitir da absoluta necessidade das grandes vias de comunicação como a A-4, IC 5 e IP 2.
Mas a ligação da Brunheda à variante de Alijó nada tem a ver com o IC 5, pois este a ser aberto deixa Brunheda bem longe!

Anónimo disse...

Bem o horizonte do joão é bem curto, não quer passar de Alijó, pois sem as principais vias terrestras as pequenas ligações pouco valem. Estudo das matérias e visão faz falta.

Anónimo disse...

Pessoas que qeiram vir a carrazeda viram pk dizem, ya ya ha autoestrada e é gratis, fica perto e mais rápido. Não vão dizer ya ya vamos a carrazeda tem uma ligação com alijó ya ya Por favor....

Anónimo disse...

Certo prof. Mesquita.

As estradas são como as mulheres!
Quando são boas são perigosas!!!
Às vezes levam à penúria...

Ateu

Anónimo disse...

A construção duma autoestrada tem a ver com a região do interior e destritos, e não com umas meras simples vilas. Essas sim podem então aproveitar essa autoestrada para fazer as ligações necessárias entendido. A autoestrada é feita com o intuito de facilitar os transportes e ajudar no desenvolvimento duma região e não duma vila, carrazeda tem sim que saber depois explorar as potencialidades da autoestrada. Como as outras o deverão fazer. Os meios são postos na região e depois as autarquias terão que as explorar, tambem não pode ser tudo na mão. Há que saber agora aproveitar a oportunidade. Esatará esse joão mais a favor do tgv ou do novo aeroporto.

Unknown disse...

O meu comentário anterior devia ter saído logo a seguir àquele a que directamente respondia.Resultado da (des)organização exemplar do proprietário do blogue.Adiante.
Muitos estão convencidos de que o futuro brilhante de Carrazeda está dependente das auto-estradas.Eu acho que com elas Carrazeda desaparece mais rapidamente como concelho.Sabem quando Carrazeda tinha mais movimento e vida própria?Quando estava fechada ao mundo e quando as pessoas não tinham meios de sair daí.
Agora,já os de fora que aí trabalham já aí não residem e antes residiam.
Com as auto-estradas será pior.E por isso eu temo que Carrazeda desapareça.Mas,claro, as auto-estradas têm sentido de um ponto de vista nacional ou europeu,que é o ponto de vista que devemos ter,independentemente do que possa acontecer a Carrazeda,:- As auto-estradas irão facilitar a ligação de Espanha e França ao Porto e a Lisboa.Se querem preservar Carrazeda,então deviam pedir apenas uma boa ligação ao Pópulo.Era este o meu raciocínio.
Acham que com as auto-estradas e o IC-5 irão aumentar grandemente as visitas ao Castelo? Vai ser uma enxurrada de gente!
Não tratem de conseguir em Carrazeda vida própria e vão ver o que vai acontecer.
As minhas saudações cordiais.
JLM

Anónimo disse...

E viva o perito em lapalissadas que é o mais iluminado de todos quando pretende ver Carrazeda isolada do mundo como antigamente em que se andava de burro. Muito bem.

Unknown disse...

Eu não pretendo ver Carrazeda desligada do mundo.Mas tenho a consciência de que Carrazeda só terá existência autónoma enquanto mantiver um certo isolamento.É o que tem acontecido ao longo do tempo:Carrazeda tem desaparecido à medida que vai ficando mais aberta ao mundo porque,dentro dela,muito pouco pode persistir nos tempos actuais.A não ser que,entretanto, as coisas se alterem muito:é preciso que apareçam forças novas capazes de aguentar o confronto que a abertura acarreta.
JLM

Anónimo disse...

porisso era importante a catedral que o cónego Mesquita conseguiu descartar. Os turistas querem ver igrejas e monumentos e a nossa está velha.

Anónimo disse...

Estou a ver que este irmão catolico ja não cabe na nossa igreja e queria uma catedral para lá caber bem à vontade. Vejam bem, uma catedral em Carrazeda. É mesmo engraçado.