«A CP prepara-se para encerrar várias linhas férreas, entre elas a do Tua. O alerta foi lançado pelo partido ecologista Os Verdes, revelando que são medidas que constam do plano estratégico da CP e que o próprio Ministério das Obras Públicas e Transportes já terá dado luz verde a essas propostas de encerramento. O partido vai levar a cabo, em Agosto, uma "viagem" em defesa das linhas do Tâmega, Corgo e Tua.
Os Verdes estão indignados com a decisão e prometem denunciar o caso à Comissão Europeia, porque "vai trazer graves problemas às populações e à economia regional, acentuando mais as assimetrias existentes pelo desincentivo que representa à instalação de indústrias e serviços que poderiam beneficiar da linha férrea para o transporte a menores custos das mercadorias".
Esta questão teve, recentemente, mais desenvolvimentos, com a visita de Mário Lino ao distrito de Bragança, onde o ministro dos Transportes referiu que, apesar de não ter nenhuma decisão tomada sobre o assunto, sempre foi adiantando que "existem algumas linhas que não têm procura, pelo que é insustentável manter um troço que as pessoas não querem utilizar.»
1 comentário:
A Linha do Tua, em princípio não vai encerrar. O que vão "encerrar", são os comboios, ou o metro de superfície, uma vez que andam para baixo e para cima apenas com o motorista e o revisor. E tem toda a lógica, pois se as pessoas não utilizam este meio de transporte, para quê insistir. É mesmo só para ver passar os comboios? Não encerrando o troço, pode eventualmente ser útil para uns comboios turísticos, quando os agentes económicos acharem oportuno. No entanto, ainda falta decidir qual a cota das águas da futura barragem. Então aí é provável que feche a linha, mas temos a alternativa do Tua navegável com o trajecto a ser efectuado de barco, porque não ?
Enviar um comentário