Já não bastava vivermos num país falido, cujas dívidas vão levar várias gerações a pagar.
Cada político que chega ao governo, em vez de se preocupar em melhorar as condições de vida das pessoas que nele votaram, tem como principal preocupação deixar uma marca, que fique para a história, tipo Marquês de Pombal, dos tempos modernos… ainda que isso signifique prejudicar ainda mais o dia a dia, de todos nós.
Passadas que foram as despesas faraónicas, num Centro Cultural de Belém (Cavaco), Expo 98 (Cavaco + Guterres), Euro 2004 (Guterres + Barroso) e perante a impossibilidade de conseguirmos trazer os Jogos Olímpicos a Lisboa, eis que surgem a Ota e o TGV, para porem Sócrates nos livros de História de Portugal do futuro.
Para além disso, essa foi uma pré-condição, para que os construtores civis e as grandes multinacionais o elegessem (são eles os financiadores das campanhas eleitorais dos principais partidos e na realidade são quem governa Portugal, embora a partir dos bastidores).
Num país em que os polícias morrem porque não tem coletes anti-bala e ainda usam pistolas da 2ª guerra mundial, Num país em que os portugueses desesperam (e por vezes morrem) nas urgências dos hospitais. Num país em que centenas de milhar de velhotes sobrevivem no limiar da miséria, com reformas de fome. Num país onde o salário mínimo é um dos menores da Europa e subiu apenas 30 cêntimos por dia. Num país onde um qualquer processo pode apodrecer durante 10 anos num tribunal, por falta de meios da Justiça. Num país onde há comboios do século XIX, daqueles em que nas subidas, quase é preciso que os passageiros saiam, para dar um empurrãozinho.
Pois é num país assim que vamos ter um TGV, que custa 11 milhões de euros por Km e um aeroporto megalómano a 50 Km de Lisboa !
Eu, como gosto de olhar para o futuro, quero aqui propor uma nova obra, para o pós TGV e pós Ota (se nessa altura ainda existir Portugal !) :
Vamos fazer a maior ponte do Sistema Solar, que una Lisboa ao Funchal !
Que tal ? Não era o máximo?
Dartaga
At 2/6/06 2:02 PM
Cada político que chega ao governo, em vez de se preocupar em melhorar as condições de vida das pessoas que nele votaram, tem como principal preocupação deixar uma marca, que fique para a história, tipo Marquês de Pombal, dos tempos modernos… ainda que isso signifique prejudicar ainda mais o dia a dia, de todos nós.
Passadas que foram as despesas faraónicas, num Centro Cultural de Belém (Cavaco), Expo 98 (Cavaco + Guterres), Euro 2004 (Guterres + Barroso) e perante a impossibilidade de conseguirmos trazer os Jogos Olímpicos a Lisboa, eis que surgem a Ota e o TGV, para porem Sócrates nos livros de História de Portugal do futuro.
Para além disso, essa foi uma pré-condição, para que os construtores civis e as grandes multinacionais o elegessem (são eles os financiadores das campanhas eleitorais dos principais partidos e na realidade são quem governa Portugal, embora a partir dos bastidores).
Num país em que os polícias morrem porque não tem coletes anti-bala e ainda usam pistolas da 2ª guerra mundial, Num país em que os portugueses desesperam (e por vezes morrem) nas urgências dos hospitais. Num país em que centenas de milhar de velhotes sobrevivem no limiar da miséria, com reformas de fome. Num país onde o salário mínimo é um dos menores da Europa e subiu apenas 30 cêntimos por dia. Num país onde um qualquer processo pode apodrecer durante 10 anos num tribunal, por falta de meios da Justiça. Num país onde há comboios do século XIX, daqueles em que nas subidas, quase é preciso que os passageiros saiam, para dar um empurrãozinho.
Pois é num país assim que vamos ter um TGV, que custa 11 milhões de euros por Km e um aeroporto megalómano a 50 Km de Lisboa !
Eu, como gosto de olhar para o futuro, quero aqui propor uma nova obra, para o pós TGV e pós Ota (se nessa altura ainda existir Portugal !) :
Vamos fazer a maior ponte do Sistema Solar, que una Lisboa ao Funchal !
Que tal ? Não era o máximo?
Dartaga
At 2/6/06 2:02 PM
1 comentário:
De facto estou abismado! Ainda não percebi qual a entidade, ou entidades (?), que criaram na mentalidade saloia dos portugas, que a OTA ou TGV são obras faraónicas ? Vocês não conseguem vislumbrar que isso é tudo obra de alguém que vos tenta impingir uma ideia ou conceito conforme as conveniências?. Quando o PSD era Governo, a OTA e o TGV, eram as melhoras coisas do mundo...! (Não foi o Santana Lopes que em plena campanha eleitoral fez o célebre voo de charme, aterrando no actual aeroporto da Ota?)Devemos perguntar-nos, porque é que agora a Ota já não é boa? O TGV no tempo do PSD estava projectado para 4 ou 5 linhas. Foi assinado um acordo com o governo espanhol na Figueira da Foz. Não se lembram? Com pompa e circunstância! Agora o TGV com 2 linhas já não presta...! Então para que queremos nós essas cabecinhas senão para pensar: - Aqui há gato! Além do mais TGV's e "OTAS" por essa Europa fora e mundo fora, são das coisas mais banais. É vê-los aos pontapés. França já tem TGV há mais de 20 anos. Espanha desde 1992. Chamam a isso obras faraónicas ? Oh meusss amigosss...! Deixem-se de pieguisses e vamos em frente! Será que o Governo (Eng. Sócrates) terá de tapar os ouvidos para não ouvir tanta estupidez?
Enviar um comentário