18 janeiro 2006

Falta de água

Não creio que o desvio do caudal do ribeiro de Belver seja uma solução, mas apenas um remedeio e que é sem duvida tardio dados os níveis de água da albufeira de Fontelonga.
O cenário apresenta-se tanto pior se soubermos que da quantidade de água de ali vemos, uma parte considerável é apenas depósito de lodo porque há muitos anos que não foram feitas descargas de fundo, ao que parece por avaria na comporta de abertura.
Porque todos os dados cientificos apontam para anos cada vez mais secos, julgo que a projecção desde já de uma nova albufeira tem todo o cabimento.
Aliás, julgo que foi uma das boas ideias que o José E. Martins propôs durante as eleições autárquicas.
É indiscutível que a água é um bem de primeiríssima necessidade e por este motivo anteriormente me ter insurgido contra a concessão da sua exploração e comercialização a privados ( Aguas de Carrazeda S.A. ).
Contudo julgo que há outras medidas a tomar com vista à poupança da água para além de campanhas de sensibilização.
Fazer um estudo entre comércio / industria / particulares e partindo do consumo médio de anos anteriores, proceder a subidas CONSIDERÁVEIS às tarifas a gastos que fossem além daqueles consumos.
Acho que o consumidor que num consumo médio paga cerca de 6 a 10 euros mensais - ex. evitaria conserteza pagar 50 euros mensais -ex.!
É um tema que deve preocupar-nos a todos.

Adamastor

Sem comentários: