26 agosto 2015

REINA A EXPECTATIVA: Helder Carvalho




Entre os que como eu aguardam com altas expectativas a inauguração do novo Campo de Futebol, há os críticos e os incondicionais da obra. Eu, sem conhecer o projecto, estou à partida entre os incondicionais. Claro que sentimos a crise e poderiam justificar-se outras prioridades, mas os carrazedenses não têm culpa de serem os únicos que não tem no seu roteiro turístico um Campo de Futebol. Dizem que o investimento só aconteceu pela pressão do lobby do Club de Futebol de Veteranos da Câmara Municipal. Este argumento não colhe porque nesse caso o Campo também teria de ter uma Pista de Ciclismo. Para a dúvida que alguns têm sobre, se verdadeiramente existe alguma politica de desporto no concelho para justificar um Campo de Futebol, outros argumentam que o espaço deve ter outras valências. Pode servir também de Campo de Râguebi, pode servir para instalar o Circo quando vem a cidade, pode servir para Concursos de Equitação e os mais hodiernos sonham mesmo com a organização de Concerto de Musica Tecno ou Garraiadas (também há um lobby no concelho).

 Haja esperança e que venha a inauguração para conhecermos e apreciar “in loco”, a estética do Estádio. As bilheteiras, a qualidade da relva, as bancadas e camarotes, se os balneários também têm jacuzzi, a sala de troféus e o museu, as cabines dos árbitros, jornalistas e comentadores, e finalmente a iluminação artificial e o parque de estacionamento. 

Também se pergunta sobre, quem será dos membros do Governo que integrará a comitiva que virá cortar a fita? Que espectáculo desportivo nos irá patentear a infra-estrutura que se inaugura! Evidentemente que a cerimónia inaugural já de si terá grandeza para justificar o bilhete. Será este Estádio o pretexto que faltava para “O Carrazeda” voltar à distrital de veteranos? Que empresas patrocinarão estes eventos desportivos? Quem ganhará o concurso de snak-bar para a venda do tremoço e das bejecas? Quem será a madrinha da esperada inauguração? Quem será que dará o nome imorredouro ao Complexo Desportivo que se inaugura? Uma questão para a qual não faltam desportistas de renome, que passaram além fronteiras, nados e criados aqui e que justificam a honra do nome. Recordar por exemplo grandes guarda-redes como o primo Carlos “Lord”, o mais elegante Keeper de que houve memória, de nome A. Ervilhas, ou mesmo o também primo Pás da Isaura. Recordar o nosso malogrado Toninho Beiço Rachado, talvez o mais baixo médio a jogar futebol de qualidade, n´O Carrazeda. Recordar ainda o mais completo Massagista, Sr Macieira que também era endireita ou o Sr. Abel Ruço, com o seu tiro fulminante. Enfim seria fastidioso continuar. 

A realidade sobrepõe-se pois à ficção. É um facto que O Carrazeda ficará nos anais da História ao provar que mesmo em tempo de crise profunda, com o esforço de todos, sobretudo dos mais desfavorecidos, é possível esquecer as amarguras e misérias, e dar uma alegria ao Povo.  

Saibamos pois merecer tal empenho, prova da visão de futuro dos nossos governantes mas sobretudo do amor e carinho que o nosso Presidente tem por todos nós.

Nota: Se alguém souber da hora da bênção do Estádio que me diga que eu quero lá estar.

Helder Carvalho

Sem comentários: