23 novembro 2013

Carrazeda, único concelho do distrito sem casa de justiça

O novo mapa judiciário confirma a extinção do tribunal em Carrazeda de Ansiães com a agravante de ser o único município do distrito que nada ganha, pois para todos os outros tribunais extintos se criaram secções de proximidade.
Por outro lado, o tribunal central da comarca não integra na sua instância, a par de outros do interior, secções de família e menores.
Desculpem a insistência, mas esta é uma machadada, sem memória na autonomia e no direito mais fundamental da população, o direito à justiça no seu município. Esta era um prerrogativa que perdura desde o início da nacionalidade porque a presença de um juiz que administrava a justiça era o direito mais fundamental outorgado pelo monarca.

 Dir-me-ão que, por questões economicistas, as distâncias entre os municípios e o número de processos não justificariam casas de justiças em todas as sedes de concelho. Puro engano. O desprezo pelas gentes do interior e concretamente de Carrazeda, não pode admitir esse quesito porque ele é completamente falso. Não será muito mais fácil e menos dispendioso deslocar juízes e oficiais de justiça do que um número bem maior de réus, arguidos, testemunhas e eventuais observadores? A medida só se entende como um ato tresloucado de cortar sem racionalização e sem respeito pelos portugueses do interior. Só é pena que já não saibamos reagir ou será que já sem sentir deixámos de ser filhos de boa gente?

21 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto o municipio preocupa em fazer contratos " avençoados de valores escandalosos como decidiu contratando o ex-diretor de Macedo para tratar se assuntos correntes para os quais diz não possuir recursos humanos em tarefa. partimento acumulando com funções no municipio da sua ligação - Macedo- o tribunal e preocupação que lhe passa ao lado

Anónimo disse...

Não se sabem mas Carrazeda tem no seu Municipio a totalidade dos vereadores da família política da maioria governarias. Como iria Fernando Pessa - E ESTA ! ....

Anónimo disse...

Ora aqui está o vistoso resultado das "inúmeras" diligências que o senhor presidente da câmara diz ter feito, com o objectivo de evitar este desfecho. Parabéns! Estamos quase a ficar como o Vilarinho e em breve voltará a ser presidente... de junta ou nem isso...

Anónimo disse...

Pois não era este edil que apregoava aos 4 ventos que não senhor, que o governo lhe prometera que em Carrazeda se mantinha o tribunal? Passaram as autárquicas e toca a desancar nos pacóvios transmontanos(Bragançanos).Mas mesmo assim, nunca abrem os olhos!...E esperemos pelos próximos capítulos...

Anónimo disse...

E o Prof. Mesquita quer resolver os problemas do concelho à semelhança do que foi feito nos tempos recuados do início da nacionalidade?
Isto faz-me lembrar a história do pelourinho do Castelo, que teve o desfecho que teve. Será que agora se virá a repetir a solução?
JLM

mario carvalho disse...

caro José Mesquita

por favor não desista .. continue a defender a sua terra natal das investidas de quem não sabe o que é isso

o seu exemplo e tenacidade sobreviverão

abraço

mario


o Reino Unido não prescinde das suas origens e valores..

lutam pelo rochedo e pelas malvinas .. ao contrário dos vendilhões de fim de semana ou dos quadriénios

Anónimo disse...

Este MC nunca soube o que era adoçar a linguagem: "vendilhões"?
Faz-me lembrar os políticos que só sabem usar palavrões sem elegância nem nível.
JLM

mc disse...

Pois ... JLM

o termo que utilizei "vendilhões" é uma citação de um ilustre colaborador do pensar ansiães...

quanto ao adoçar ... não faz parte do minha linguagem...é agre conforme a realidade

deixo os adoçantes e os picantes para o JLM

cumprimentos

mario carvalho

josé alegre mesquita disse...

A história quase nunca se repete, mas diz o avisado que é necessário aprender com ela. Sem memória seria difícil viver, pois mesmo com ela, repetem-se os erros. Quanto à destruição do pelourinho de Ansiães, ela foi executada por um juiz de fora contra a vontade das suas gentes. Tal e qual, medidas as distâncias, nos querem fazer agora com o tribunal com a diferença de terem construído um novo em Carrazeda. Agora mudam o pelourinho para Vila Flor e quase ninguém protesta. Nada adianta, dirá, é a força do progresso. Acho que não, eu deixo lavrado o meu protesto, porque senão o fizesse ficaria mais pesado de espírito... Eu gosto da leveza na consciência e do inconformismos. Gostos!

Anónimo disse...

Caro JAM: Tem todo o direito de defender a sua posição.
Eu não vejo as coisas com tanto dramatismo. A melhor solução talvez seja a que indica, enquanto houver aí alguma gente que o justifique. Depois, não havendo gente, já a sua solução não se justifica. Mas, duma maneira ou doutra, tudo se há-de resolver. É esta também a minha postura quanto à barragem e outros problemas. Não há só uma saída. Isto não legitima ninguém a chamar "vendilhões" seja a quem for.
Também em tempos idos, vi muita gente a bradar contra a emigração e, afinal, esta serviu não digo para salvar Carrazeda mas para salvar os carrazedenses da miséria.
Quer dizer: o que me interessa a mim é que as pessoas vivam cada vez melhor, que se desenvolva a agricultura, a pecuária, alguma indústria e, sobretudo, o nível geral da população.
Isto é o mais importante. Tudo o mais é, de certo modo, secundário.
JLM

Anónimo disse...

Caros conterrãneos,

Há muito que Carrazeda, fruto das suas opções, é certo que neste acto eleitoral as alternativas pura e simplesmente não existiram, mas a quantro anos houve hipóteses de se fazer uma viragem profunda à orientação que o Concelho vinha a ter e noutros aspectos ( afinhamento/isolamento) se mantem e esponência.
Infelizmente, na defesa meros interesses pessoais, das pessoas que à data lideravam o partido do poder, optaram pela solução que a eles lhes convinha em detrimento dos reais interesses do nosso Concelho. O resultado não poderia ser outro, Carrazeda de Ansiães saíu do mapa deixou de ter qualquer "peso", liderança politica que possa reivindicar, fixar, trazer mais valias para a nossa terra, lembro ainda que estamos a ser governados por uma maioria onde o principal partido é o mesmo que governa o nosso Conselho, e até assim perdemos as nossas instituições, ( também é certo que elas trabalharam para isso na arrogância e por vezes incompetência com que nos foram tratando), mas não deixa de ser preocupante o esvaziamento de serviços, e estou convencido de que existem fortes probabilidades de perdermos a sede de Concelho para Vila Flor.
O mais caricato é que é com o PSD no governo e no Concelho.

Anónimo disse...

Como dizia Estaline "Primeiro os canhões, depois a manteiga!!", aqui nem canhões nem manteiga!!Não passamos de um protectorado de Vila Flor...
Ass. Volta Eugenio que estás perdoado

Anónimo disse...

Desculpem mas Vila Flor também não tem hipóteses: Carrazeda, se deixar de ser concelho, passa ou para Vila Real ou para Mirandela( Vila Real é preferível). Vila Flor nunca( não tem jeito de poder ser centro de nada).
JLM
P.S.: Eugénio, qualquer dia, vai para um lar, como eu, só que não para o mesmo! Não por causa do meu génio mas do génio dele!

Anónimo disse...

Governo PSD/CDS composição executiva do Municipio totalmente constituído por Presidente e Vereadores PSD/CDS. Não deixa de ser interessante!.... Bate-me que eu gosto.

helder carvalho disse...

Caro Professor Mesquita
Possivelmente já poucos conhecem a História ou entendem o que significa valor identitário. Por tal facto também não entendem o significado das suas palavras. Aproveitando-me desta santa ignorância tive uma ideia. Vamos dizer.lhes que o pelourinho é um falo!?

Anónimo disse...

Caro HC:Então fale, homem. Eu não percebi onde quer chegar.
JLM

Anónimo disse...

Depois de tantas promessas por tarte do poder local dizendo que o tribunal não saia, o que é que ele agora responde depois desta noticia? Nada! Agora que continua a aquecer a cadeira do poder e com dois de cada lado triste do Reis que mesmo o Natal o safa. - “Surdo e Mudo”

Anónimo disse...

Caros amigos,

Este nosso Concelho tem uma especial apetência para purgar todos aqueles municipes que podem trazer mais valias ao Concelho, sempre assim foi e continua a acontecer. É com alguma tristeza que vejo gente, que podia ser-nos útil actualmente alheada do Concelho, quando assim acontece ficamos concerteza mais pobres e com um futuro mais sombrio.

Anónimo disse...

"Este nosso Concelho tem uma especial apetência para purgar todos aqueles municipes que podem trazer mais valias ao Concelho, sempre assim foi e continua a acontecer" E a prova está no ato mais recente do sr. presidente da Câmara: apregoa aos 4 ventos que os funcionários são ótimos profissionais,....mas são só palavras, como o prova a recente avença feitas com o ex-diretor, que é funcionário da
Câmara de Macedo. Ganha mais ele em parte time do que o funcionário mais velho e com a categoria mais elevada a tempo inteiro na Câmara de Carrazeda. E depois querem os funcionários municipais motivados e eficientes? São atos como estes que também ajudam a desinteressar pelo Concelho. Imagine-se você, leitor anónimo, funcionário do município de Carrazeda....

mario carvalho disse...

SINTO VERGONHA DE MIM

só faço uma alteração para

Povo Português

................................

Sinto vergonha de mim!

Poesia de Cleide Canton



Sinto vergonha de mim!



"Por ter sido educadora de parte desse povo,

por ter batalhado sempre pela justiça,

por compactuar com a honestidade,

por primar pela verdade

e por ver este povo já chamado varonil

enveredar pelo caminho da desonra.



Sinto vergonha de mim

por ter feito parte de uma era

Que lutou pela democracia,

pela liberdade de ser

e ter que entregar aos meus filhos,

simples e abominavelmente,

a derrota das virtudes pelos vícios,

a ausência da sensatez

no julgamento da verdade,

a negligência com a família,

célula-mater da sociedade,

a demasiada preocupação

com o "eu" feliz a qualquer custo,

buscando a tal "felicidade"

em caminhos eivados de desrespeito

para com o seu próximo.



Tenho vergonha de mim

pela passividade em ouvir,

sem despejar meu verbo,

a tantas desculpas ditadas

pelo orgulho e vaidade,

a tanta falta de humildade

para reconhecer um erro cometido,

a tantos "floreios" para justificar

atos criminosos,

a tanta relutância

em esquecer a antiga posição

de sempre "contestar",

voltar atrás

e mudar o futuro.



'Tenho vergonha de mim

pois faço parte de um povo

que não reconheço,

enveredando por caminhos

que não quero percorrer...



Tenho vergonha da minha impotência,

da minha falta de garra,

das minhas desilusões

e do meu cansaço.

Não tenho para onde ir

pois amo este meu chão,

vibro ao ouvir meu Hino

e jamais usei a minha Bandeira

para enxugar o meu suor

ou enrolar meu corpo

na pecaminosa manifestação de nacionalidade.



Ao lado da vergonha de mim,

tenho tanta pena de ti, povo brasileiro!



http://www.youtube.com/watch?v=bmtvqNvraw8

Anónimo disse...

São estas atitudes que levam as pessoas a desistir do Concelho. Ainda há 2 dias um comerciante me dizia que tinha pensado investir para modernizar e aumentar a sua loja, mas face ao que vê já não o fará, pelo menos aqui...é triste dizer isto, mas infelizmente sinto que há muita gente a desistir do Concelho.É que isto destrói qualquer esperança. E sem esperança, não há futuro.