22 outubro 2013

DEPOIS DAS ELEIÇÕES: João Lopes de Matos



Decorreram há pouco tempo as eleições autárquicas em Carrazeda. Nelas, ganhou ,em toda a linha, o PSD. Os outros partidos sofreram uma derrota estrondosa, mesmo difícil de explicar.
Porque é que o CDS, com um elemento tão prestigiado na lista para a Câmara e outro igualmente prestigiado para a Assembleia Municipal, dificilmente conseguiu um vereador, e o PS , com uma votação constante ao longo dos anos, não conseguiu eleger nenhum?
Isso quererá forçosamente dizer, para além do mais, que o actual presidente soube, no último mandato, trabalhar a contento dos eleitores: soube adivinhar os seus anseios mais prementes e soube satisfazê-los.
No entanto, satisfazer os anseios dos eleitores será o mesmo que satisfazer as necessidades do concelho?
Pode, na realidade, acontecer que os anseios dos residentes sejam muito diferentes das aspirações  da circunscrição territorial que forma o município.
Normalmente, os cidadãos têm, uma visão de curto prazo, quando o que há a fazer para a persistência da glória passada seja algo de totalmente diferente, uma perspectiva de longo prazo.
As pessoas, na sua maioria, idosas, suspiram por lares, centros de dia, apoio domiciliário. E foi sobretudo isso que lhes foi concedido pela governação municipal. A maioria votante queria ainda um acesso fácil  às termas de São Lourenço, uns banhos nas piscinas e coisas semelhantes que eu, distante, não vislumbro na sua totalidade.  E isso lhes foi dado.
É verdade que foram terminadas algumas obras que há muito andavam embruxadas: Centro Cívico e circular exterior. Também é certo que a questão do cemitério teve uma solução mais consentânea com o espírito conservador reinante.
O PSD ganhou e, com certeza, a população deseja que a governação camarária persista na mesma senda. Mas será isso suficiente para a manutenção da importância actual de município autónomo?
Ora, quanto a esse desiderato, tenho muitas dúvidas que uma actuação desse jaez seja o necessário para impedir o desaparecimento da importância municipal.
É natural que muitas das pessoas que votaram nestas eleições já não votem nas próximas e muito menos nas seguintes. E que a população concelhia se reduza de tal modo que não mais seja possível defender a permanência da circunscrição administrativa como concelhia, que venha a impor-se a passagem do todo para a categoria de uma única freguesia, com os organismos necessários à satisfação das necessidades  da entidade freguesia, deixando até de haver atrevimento para exigir a dignidade de município.
Para que Carrazeda permanecesse concelho, seria necessário que a população pelo menos se mantivesse e, sobretudo, se rejuvenescesse. Mais: era imprescindível que as pessoas passassem a ter um dinamismo acrescido, capaz de fazer surgir actividades novas, mais dinâmicas, capazes de fazer aumentar o movimento económico, deixando de ser o movimento apenas constituído em grande medida pelos serviços burocráticos que nada produzem.
Será capaz o novo executivo de dar o salto desejado? Pensa-se mesmo que as câmaras passarão de futuro a ser sobretudo pólos dinamizadores de desenvolvimento económico . E isto porque não se vê, como seria desejável, que esse papel possa ser desempenhado quase exclusivamente pela iniciativa dos residentes.
O problema que se põe é o de saber se a câmara agora eleita vai conseguir dinamizar as actividades económicas de molde a ganhar sentido a manutenção da entidade municipal ou se ela não virá a ser chamada a encarregar-se da liquidação  do concelho e da passagem a uma única freguesia, para a qual passa a ter apenas as necessárias condições.
Se o caminho a seguir for o da liquidação, então não haverá que alterar nada no modo de governação. De contrário, grandes mudanças terão que ocorrer.
João Lopes de Matos

7 comentários:

Anónimo disse...

AQUI TEMOS UMA REFLEXÃO BASTANTE PERTINENTE E REALISTA, MUITO BEM LOCALIZADA, NUM TEXTO SIMPLES E CLARÍSSIMO COMO A ÁGUA LÍMPIDA, DO NOSSO SIMPÁTICO E ATENTO JLM ! É BOM SABER OUVI-LO E LÊ-LO, POIS A ASSERTIVIDADE DELE COSTUMA SER UMA FELIZ CONSTANTE. OS MEUS SINCEROS PARABÉNS!

HR

Anónimo disse...

A apreciação de João Lopes Matos enquadra-se a meu ver numa realidade que muitos não querem admitir.
A verdade é que este autarca vencedor faz um governo do concelho como que seja a sua quintarola no Douro, ou como foi a sua consolação na fregª de Vilarinho.
Caseiramente entendeu e bem, que começasse por pagar dívidas, equilibrando financeiramente o município, retirando-lhe de cima uma carga de pouca vergonha.
Mas isto era o mínimo que qualquer cidadão medianamente inteligente teria de fazer.
Aos olhos das nossas gentes isso foi importante e ele sabia disto.
É verdade também que a velhice gosta das merendas e almoços e vislumbra apoio nos lares tão necessariamente, porque os familiares desaparecem emigrando e os filhos não voltam à miséria.
Ora a miséria é que é preciso que este autarca e quem o rodeia, acabem com com ela...
Mas que não acabem com o atraso atávico da maioria deste povo, que assim, será o sustentáculo desta mediocridade.
Neste concelho, seguindo este caminho, estou convencido que a inteligência e visão de futuro adequado, não cabem.
O caro concidadão Lopes Matos, Helder Carvalho, Fernando Gouveia e outros, por muito que lhes custe, hão-de nos dias de feira que aqui vivam, encostar-se à parede ou sentados no muro à frente do Fernando Lázaro, vendo o pagode passar e nada mais.

...porque este povo assim o quer, assim o exige!

Anónimo disse...

É vida....
Temos o IC5,Bem Haja Sócrates, deixou-nos esta via que nos permite fugir.
Aqui a Quintarola está ao gosto das mentes brilhantes da comissão politica do PSD,e o povo gosta,(também é certo que as alternativas não existiam) façam bom proveito, e quando encerrarem, fechem a porta pf.

Anónimo disse...

Sobre o IC5, A4, IP2, estamos conversados, mas também poderemos acrescentar, já agora, e apenas em reforço, de que o povo gosta e assim quer..., que pelo menos não deveria ter sido ingrato como foi, mas onde a cultura e educação não foram semeadas...
Sobre a falta de alternativas, infelizmente tenho de concordar!
Também aqui,quando as vaidades pessoais se sobrepõem ao razoável e já agora, quando até os Drs. insistentes na sua propositura, não conseguem fazer a necessária autoavaliação...
Estará tudo dito!
É tudo muito mau!

Anónimo disse...

Parece que todos estão a pensar( e eu convenho)que não se encontra facilmente alternativa. Sendo assim, direi que tudo está bem quando termina bem. Portanto, o resultado eleitoral está de acordo com o destino marcado para Carrazeda: a morte do concelho. E a pessoa mais cotada para levar a bom termo a missão de tudo liquidar é sem sombra de dúvida o actual presidente da câmara. Será o comandante do barco, que morre com a tripulação e os passageiros, porque o coração dele bate na mesma cadência dos corações de todos os outros.
Morra-se, pois, com honra e em unidade.
Os outros, sem honra, metam o rabo entre as pernas e fujam pelo IC-5, que, para esse fim, lhes foi propiciado pelo fugitivo de Paris,JS.
JLM

Anónimo disse...

"...grandes mudanças terão de ocorrer." POIS!
Ocorre-me que este concelho só tem "quadros (?)" velhos, desengonçados, que só piam para lhe chegarem o sisco ao ninho!
Não chega dizerem, pois... estou fora, estou assim, assado, frito, cozido...
Deixem-se de letra e de subserviências azadas ao geito do Zé que veio do seminário para a todos chamar de parvos e maníacos!

Anónimo disse...

O último comentarista tem uma derradeira frase um tanto enigmática para mim.Quem é esse Zé, que chama coisas tão horríveis às pessoas? Foi enviado pelo sr. Bispo? Mas o sr. Bispo já tem tais atrevimentos?
Não chega dizer coisas... Então é preciso fazer o quê?
JLM