24 outubro 2013

To be or not


Possivelmente uma das experiências mais deprimentes que tive na vida adulta terá sido a da minha passagem pela Assembleia Municipal de Carrazeda.
A pergunta que me podem fazer é a de saber porque voltei agora a integrar uma lista à dita Assembleia.
Parece masoquismo mais uma vez correr o risco por acreditar que, agora talvez fosse diferente já que o ambiente é mais desanuviado, possivelmente mais produtivo e interventivo.
Nunca fiz as contas mas, como membro da Assembleia nos anos 90, talvez tenha estado contra 70% das decisões que ali se tomaram. O problema é que votei demasiadas vezes sozinho o que me pode levar a concluir que, sou um solitário.
A partir daqui põem-se duas questões: que papel pode ter quem não segue as maiorias silenciosas e, será que as maiorias decidem sempre bem?! No caso da Assembleia do nosso concelho vêem-se facilmente o resultado.
Tudo isto para dizer que, se quero continuar a participar, vou continuar a faze-lo se for capaz, pelo lado da diferença, do renovador, do utópico.Na vertente do banal, do ilusório e do inconsistente tem havido quem faça. Considero também que o papel interventor do cidadão junto da sociedade será cada vez mais importante já que entre outras causas, o poder instituído se esvazia na razão directa da falta de dinheiro que o sustente.
Nesta participação até um simples Blogue pode substituir bem uma Assembleia e oferecer condições excepcionais para que possamos passar as nossas ideias e tentar motivar outros a ajudarem-nos a concretiza-las. Vamos ver o que isto dá.



2 comentários:

mario carvalho disse...

Caro Helder Carvalho

um carvalho pode partir mas, não verga

pensei se valeria a pena responder-lhe

citação:

"Possivelmente uma das experiências mais deprimentes que tive na vida adulta terá sido a da minha passagem pela Assembleia Municipal de Carrazeda."

mas não me demito de dizer aquilo que penso..

e aquilo que penso .. não lhe vou dizer .. vou pô-lo a pensar a si

sugestão:

faça uma introspecção e pense :

- onde é que falhei e porquê?

aí acabam-se as frustrações e começa um novo caminho..

cump

mario carvalho

ps.se me permite.. se quer ser útil `a sua terra .. preocupe-se mais com aquilo que os outros pensam e querem , concorde com eles e depois , a pouco e pouco , vá demonstrando , com o exemplo, aquilo que pretende..

Fernando Gouveia disse...

Meu Caro Hélder:
Com um abraço de incentivo, do luxemburgo, quero manifestar-lhe a minha compreensão por esse sentimento de solidão que, tantas vezes, sentem os que mais se entregam às causas publicas. Não tema estar sozinho, pois a solidão, por vezes, é apenas aparente. Cultive essa utopia, pois a utopia é a semente do futuro. Até breve.
Fernando Gouveia