04 abril 2013

CONFRARIA DA MARRÃ



Um grupo de Carazedenses já disse sim à criação da Confraria da Marrã, com o objetivo de através da degustação deste produto ancestral continuar a promover a marrã (carne de porco) e ao mesmo tempo em estreita sintonia com a Irmandade de Santa Eufémia e outras instituições da Lavandeira e do Concelho se contribua para dar outro dinamismo à maior festa sócio- religiosa do Concelho de Carrazeda de Ansiães, onde se compra, come a boa marrã e onde se confraterniza.
Um dos dinamizadores para a criação da Confraria da Marrã é o Dr. João Manuel Sampaio que conta já com adesões à iniciativa, de Lavandeireses e pessoas de outras localidades do Concelho e fora do Concelho que além de gostarem de Carrazeda de Ansiães e da Lavandeira, em particular, têm também consciência que através de uma tertúlia gastrómica poder-se-á divulgar ainda mais o Concelho e as suas riquezas gastronómicas e não só.
Segundo disse o Dr. João Sampaio ao Pensar Ansiães foi já ensaida uma bola de marrã por um empresário da restauração de Carrazeda de Ansiães que será apresentada em Maio durante o primeiro convívio que dará início à constituição do primeiro grupo de futuros confrades que pretedem no futuro registar o nome Confraria da Marrã de Carrazeda de Ansiães, tendo já sido contatado um responsável da Confraria do Butelo sediada em Bragança para dar apoio à Confraria da Marrã no sentido da sua legalização.
O Pensar Ansiães vai acompanhar de perto esta iniciativa com interesse para o Concelho e para a Lavandeira.

3 comentários:

Anónimo disse...

Da carrazeda????????

Anónimo disse...

a confraria teria mais lógica se a carne tivesse origem no porco bísaro e não no porco industrial, como costuma acontecer...

Anónimo disse...

PODEM ATE FAZER A CONFRARIA DA MARRA...
A CONFRARIA DO FOLAR...
MAS MEUS CAROS ISTO E TUDO PARA GANHAR VOTOS ....
PORQUE NA PRATICA , TUDO ISTO REQUER TRALHO,E TRABALHO, TRABALHO COM VERDADE...
ONDE ESTAO OS CRIADORES DE MATERIA PRIMA ...
EU NOS ULTIMOS ANOS NA LAVANDEIRA NADA DISSO VI....