22 dezembro 2012

Carrazeda: Projecto de Investigação distinguido internacionalmente

Uma equipa da Unidade Local Saúde Nordeste(ULSNE) de duas enfermeiras em parceria com dois docentes da escola superior de saúde de Bragança realizaram um projecto cujo objectivo é a implementação de um programa de enfermagem de reabilitação no domicílio em utentes com doença pulmonar obstrutiva crónica.

 Este projecto, , foi um dos 45 aprovados pela Fundación Mapfre, "sendo o único português distinguido entre os 684 que concorreram na área da saúde, tendo havido prémios distribuídos por diferentes países,maioritariamente em Espanha", explica um dos responsáveis pelo projecto e docente da Escola Superior de Saúde de Bragança, André Novo.

 Este projecto, vai decorrer durante o ano de 2013, só foi possível dada a parceria estabelecida entre a Unidade Local de Saúde do Nordeste, mais concretamente "com a investigadora principal enfermeira Sónia Casado e a enfermeira Sofia Morais e a Escola Superior de Saúde de Bragança, comigo e com o Professor Leonel Preto, e permitirá equipar a Unidade de Cuidados na Comunidade de Carrazeda de Ansiães, com equipamento a rondar os 5000 euros, o que ajudará em muito a melhorar a qualidade de vida destes pacientes".

 Para além disto, será possível "monitorizar em vários momentos as alterações decorrentes da implementação deste programa de intervenção, o que permitirá mensurar os ganhos em saúde", salienta André Novo. 

 Para já este projecto será só posto em prática em Carrazeda de Ansiães, mas segundo André Novo a equipa espera que este projecto sirva de alavanca a outros concelhos do Distrito de Bragança, de forma a alargar a implementação do mesmo. 

2 comentários:

João Sampaio disse...

Parabéns José Mesquita.
Força e continua a tua investigação.
Quando a apresentação do livro.
Do que partilhaste adorei.Um abraço amigo.

Anónimo disse...

Aqui respondo http://www.espigueiro.pt/entrevistas/e56954b4f6347e897f954495eab16a88.html