VIVER EM CARRAZEDA
Quem aqui vive e vegeta.Trabalha e luta por uma vida melhor, sem ter um futuro risonho.Sem ver a luz ao fundo do túnel, uma indústria que não existe e o desenvolvimento que é uma grande incógnita.
Aconteceu que um amigo, teve a infelicidade de ter uma dor de barriga, às 22,05 h, a esta hora não é possível prestar-lhe assistência no Centro de Saúde ou em consultórios de médicos particulares, há que procurar soluções: Recorrer à urgência do Hospital de Mirandela, distante 45 km ou experimentar os remédios caseiros.Chás que usavam os nossos antepassados, ou ir para a cama mais cedo, procurar uma posição confortável para dormir. Aguentou heroicamente as dores e na manhã do dia seguinte foi à urgência do Centro de Saúde de Carrazeda e foi atendido. Exemplo flagrante da vida real, e não pensem que “ isso só acontece aos outros”
Acidente ou avaria mecânica num carro depois das 17h sai cara. Um amigo meu acabou com a embraiagem da carrinha, no regresso do trabalho a casa e na estrada que liga Pombal a Carrazeda, um pouco antes de chegar à recta das Areias. Acionada a assistência em viagem, deslocou-se uma viatura do concelho de São João da Pesqueira, que chegou ao local duas horas depois, pelas 19,30 h.O condutor disse que a culpa do atraso foi o nevoeiro, é verdade até a natureza ajuda nestes casos. Infelizmente em Carrazeda não há um pronto socorro local para acorrer a estas situações e não pensem que “Isso só acontece aos outros”.
É o preço que se paga por viver no interior, e mais o que vamos pagar por utilizar as Scuts e as Auto-Estradas. E outros que se anunciam para 2012 e que a malta desconhece.Que diferença há em viver aqui ou num país do terceiro mundo? Os custos da interioridade, não existem no conceito dos nossos políticos que envergonham esta região, e com o seu exemplo todo o país.
Porém, teimosamente há quem respire este ar puro do planalto, continue a consumir a água pura e cristalina que brota das fontes. Resignadamente aguarde melhores condições de vida, a esperança é a última a morrer.
3/12/2011
4 comentários:
Que LUZ se faça no nosso Concelho,
em cada consciência adormecida por
por tantos anos de escuridão !!!
Longe do MUNDO e longe Tudo !!
Pode ser que o atraso que temos, em matéria de descanso, um dia o nosso Concelho seja procurado, porque o atraso também tem o seu valor.
Quando virá esse tempo ???
realmente isto só acontece no nosso concelho!
Muito bom Manuel.É pena que os nossos políticos sejam tão ignorantes. Quantas mais pessoas sairam do interior mais gastos tem o país nos grandes centros urbanos - a saber - mais hospitais, mais escolas,mais serviços, etc. Enquanto que se procurassem desenvolver o interior com incentivos à industria,políticas agricolas adaptadas a cada região, e outras coisas. Talvez um dia quem sabe, se faça luz na cabecinha dos nossos... DJ
Enviar um comentário