05 novembro 2011

Harmonizar, propagandear ou arte?

"O galardoado arquitecto português Eduardo Souto Moura vai conceber a central hidroeléctrica da barragem de Foz Tua, no Nordeste Transmontano, com o desafio de harmonizar a edificação com a paisagem do Douro Património da Humanidade." (...)

Daqui

20 comentários:

mario carvalho disse...

como se podem denominar individuos que consideram uma barragem como

http://www.destak.pt/artigo/110057-picote-e-a-1-barragem-classificada-em-portugal

e que consideram a linha do tua … banal.. para não prejudicar uma barragemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!

Igespar considera que classificação da Linha do Tua não tem interesse cultural
12.11.2010

http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1465795

e… agora vem o souto moura..

http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Bragan%E7a&Concelho=Carrazeda%20de%20Ansi%E3es&Option=Interior&content_id=2102608

ESTES GAJOS PERDERAM A VERGONHA .. OU NÃO SABEM O QUE ISSO É…

QUE A RAIVA E MALDIÇÃO DOS TRANSMONTANOS E PORTUGUESES DE BEM … DE TODOS OS TEMPOS … LHES CAIA EM CIMA…

mc disse...

Ao arq Souto Moura..

Se a arte paga pela EdP e com a qual esperamos que não colabore, é tentar menosprezar a própia "arte" da linha do tua e de Deus , o vale do tua, desiata da arte e vá para

funcionário da EDP .. ou então faça arte por arte.. não cobre honorários

Anónimo disse...

PARA UMA CENTRAL HIDROELÉTRICA NÃO HÁ HARMONIZAÇÃO POSSÍVEL COM A VIRGEM NATUREZA !!!
AQUELA SERÁ SEMPRE COMO UMA MERA NÓDOA DE CAFÉ NUM PANO DE LINHO!...

h.r.

Anónimo disse...

Reconheço que me é difícil argumentar em contrário do que é veementemente afirmado.Por isso,eu gostaria,para me ser facilitada a minha tarefa,que a argumentação aduzida o fosse sempre de molde a permitir,tolerar,já não digo desejar, o contraditório necessário,não só nos tribunais mas também aqui.
É que eu vejo com bons olhos a intenção de pretender compatibilizar o moderno com a preservação,na medida do possível, do passado.
Porque não há-de Souto de Moura tentar encaixar no rio Tua a barragem de maneira a que haja uma conciliação entre duas realidades tão contrárias?Conseguirá ele efectuar uma síntese entre os dois opostos:tese ( natureza) -e -antítese(cimento)?
Desafio interessante,acho eu.
JLM

Anónimo disse...

Ora viva, meu caro JLM! Alude à compatibilização "entre os dois opostos (...)"; mas como é possível compatibilizar a tese com a antítese?! Quanto a mim, será um pouco como tentar tirar a nódoa do pano branco com um pouco de líquido, i. é., pode-se disfarçar, mas a nódoa (ou a sua auréola) lá continuará...
Cordiais saudações

h.r.

mario carvalho disse...

caro JLM

contraditório aqui .. o HR respondeu e muito bem.. seria quasi como conciliar Deus com demonio tirando o rabo ao demónio e pô-lo em Deus (ainda me lembrei mas essa penso que nem ao S Moura lhe passaria pela cabeça ..tirar os coisos ao diabo e pô-los a Deus)

quamto ao contraditório nos tribunais.. aí penso que se abusa e depois o resultado é este:
"
Tribunal considerou agente infiltrado causador de assalto e absolveu 4 arguidos "

Foram absolvidos todos os envolvidos num assalto que teve a participação de um elemento da PSP como agente infiltrado. O Tribunal de Braga decidiu ainda anular todas as provas por considerar que o agente funcionou como provocador do crime. A participação do elemento da PSP tinha sido proposta pela Polícia Judiciária, foi aceite pelo Ministério Público e foi autorizada por um juiz.

ver video em
http://videos.sapo.pt/u8I7v1ZBaeV7iyFozdi7

Anónimo disse...

Esgrimir com dois dos principais articulistas deste blogue é,reconheço,uma atitude muito temerária.Mas que hei-de eu fazer agora?Ainda pensei,na minha ingenuidade,que nada dissessem e eu pudesse passar incólume.Santa ingenuidade,realmente.
Agora,tenho de prosseguir.
Reconheço que tenho dois vícios de pensamento:um é amar a contradição e o outro é tentar conciliar o inconciliável.
E julgo ter aprendido isto com a dialéctica,originalmente de Hegel,e com o pensamento complexo de Edgar Morin.
Nenhum impedimento lógico existe no meu cérebro que me impeça de juntar os contrários e fazer com eles uma síntese e de tentar ver seja o que for no seu todo,ainda que as partes pareçam excluir-se
reciprocamente.
Não me custa a crer que Souto de Moura seja capaz de embelezar a nódoa de que fala HR de tal modo que a transforme num centro de uma flor perante a qual todos fiquemos pasmados.
JLM

Anónimo disse...

Caro JLM,

Deixe-me partilhar consigo a sua fina ironia:

com que então, "embelezar a nódoa", hein? (e como é que me saiu agora este "hein"?!).
Por outro lado, claro que nada o impede de juntar dois contrários em busca de uma pretensa síntese, mas daqui vou arremessar-lhe dois aforismos que acabo de encontrar em Teixeira de Pascoaes e que me parecem um pouco a propósito:

1- "o homem não é o mundo em viva síntese consciente? A Natureza, para o criar, serviu-se de todos os materiais. Nós somos um edifício construido por fora com toda a terra e iluminado por dentro, com todas as estrelas. E nele, vive silencioso e prisioneiro, o fantasma do seu arquitecto".
2- "Eu vos abençoo, malucos, lunáticos, mágicos, criminosos, poetas!".
E que tal? Espero não lhe ter acertado.
Cumps.

h.r.

mario carvalho disse...

sim .. já estou a imaginar e a tentar deliciar-me

a flor será de plástico (barato), a águia será a da propaganda .. projectada no muro de 120 metros.. o som dos passarinhos será imitado pelo Gonzo .. as criancinhas a correrem porque não têm transporte.. os jóvens a trabalhar nas galés da Alemanhã e dos paraísos fiscais (para foi desviado o dinheiro) os velhos enterrados numa vale comum no cemitério novó de carrazeda , os politicos e os que mexeram onde não deviam.. mortos após "doença congénita prolongada".. entretanto S Moura escorregou num penedo natural .

e .. restará JLM.. sempre preocupado com o contraditório.. até um dia em que não haverá contraditório... será bem real e teremos de prestar contas

cump

mario carvalho
ps mais uma vez relembro a quem não me conhece que escrevo ao correr da tecla , não releio e ponho a pontuação onde calha.

o JLM já conhece a minha forma de intervir.. portanto este disclaimer destina-se a outros amigos menos atentos

mario carvalho disse...

http://economico.sapo.pt/noticias/unesco-suspende-actividade-por-falta-de-dinheiro_131057.html

A agência da ONU interrompeu os seus programas até final do ano, depois dos EUA terem decidido retirar-lhe o seu financiamento.

A UNESCO viu-se incapaz de continuar com os seus programas de Educação, Ciência e Cultura devido à falta de dinheiro causado pelo não pagamento por parte dos EUA de uma contribuição de 44 milhões de euros em Novembro, revelou esta tarde a directora-geral da agência, Irina Bokova.

Esta responsável precisou que a atitude norte-americana foi tomada em represália pela decisão da UNESCO de admitir a Palestina como membro, o que equivale a um reconhecimento implícito do território como um Estado independente.

"Antes do fim do ano, a UNESCO vai ter um défice de 47,7 milhões de euros" por causa do boicote norte-americano, lamentou Bokova, precisando que a agência "vai terminar o ano sem reserva alguma, o que é uma situação perigosa, mas a verdade é que actualmente não temos margem de manobra".

Esta responsável adiantou ainda que a agência vai rever "o conjunto das suas actividades previstas em todos os âmbitos e sectores, incluindo os compromissos contratuais assumidos, as viagens de pessoal, publicações, comunicação, reuniões e o resto", de modo a tentar realizar poupanças de 25,7 milhões de euros.

Este valor, no entanto, será "insuficiente" para solucionar as dificuldades de tesouraria da agência, já que também irão ser revistos em baixa os fundos que as Nações Unidas disponibilizam para o seu funcionamento, que actualmente ascendem aos 30 milhões de euros


.......

a continuar assim já não é preciso o Souto Moura.. qualquer trolha serve

Anónimo disse...

Porque não existe em si,MC,alguma crença,homem de pouca fé?
A boa nova chega-lhe através das minhas palavras e ainda descrê.
Porque acredita apenas numa saída?
Há tantas,imperscrutáveis.Porque afunila as soluções?
JLM

mario carvalho disse...

Eu creio e tenho fé

agora não altero a minha crença nem a minha fé por qualquer moda, por qualquer senhor bem falante que vende o electrico ao transmontano, ou por uma questão de gozo pessoal .. de gostar do contraditório..

Eu acredito até ao fim.. até quando não houver saída..agradecendo a sua boa nova..

é esta a minha missão

cump

mc

mario carvalho disse...

Rio abaixo! Rio acima!

Souto Moura desilude e compromete

O laureado arquitecto Souto Moura, ao aceitar o projecto da obra da Barragem do Tua, desiludiu todos aqueles que acreditam que a arquitectura contribui para o melhoramento da qualidade de vida e do ambiente.
Torna-se assim cúmplice neste crime ambiental que é o de destruir o Vale do Tua.
E não venha justificar a anuência, com o facto de estar a contribuir para a amenização do impacto paisagístico que a Barragem vai provocar.
Por detrás da Barragem, ficará submersa parte da alma transmontana. Se é para amenizar, façam lá o paredão e pintem-no de verde.
Para além desta cumplicidade, Souto Moura ajuda, com o seu nome, a comprometer a luta daqueles que têm resistido com persistência ao crime que a EDP está a cometer para com Trás-os-Montes.
Era bem escusado o senhor arquitecto sujar o seu currículo com este projecto.
Esqueceu-se que a História grava com mais força as manchas do que os méritos.

Quem paga o Cais do Pinhão, e os outros?

ler mais em

http://www.dodouro.com/noticia.asp?idEdicao=375&id=25441&idSeccao=4289&Action=noticia

Anónimo disse...

O arquiteto SOUTO MOURA fêz um serviço que concerteza lhe foi encomendado,não vejo de forma alguma onde está a razão para a irresponsalilidade de tão famoso profissional.O senhor Mário Carvalho fêz da barragem de FOZ-TUA um cavalo de batalha, e já a obra há-de estar pronta e senhor a continuar a bater no céguinho.
A sua obsseção neste caso já cansa,não acha que deveria arranjar outro tema para se dedicar,aposto que o senhor nem deve dormir sono descansado.
No fim veremos se valeu ou não valeu a pena tal obra.Até lá acalme-se senão ainda lhe dá alguma coisa ruim,que não é isso que lhe desejo,que DEUS lhe dê muita saúde para ter força para conseguir superar o seu desgosto.

mario carvalho disse...

assim
como se encomendassem a alguém para matar o vizinho.. fazio-o anónimo??? era encomendado..

Enquanto houver a mínima hipóteses de defender a linha e o vale do tua .. garanto-lhe que o farei..

e anónimo .. defende o quÊ.. ?

mario carvalho disse...

Este blogue, o do pensar carrazeda e mais um ou outro.. farão a HISTÓRIA triste de Trás os montes e de alguns anónimos

mario carvalho disse...

O Vale do Elba demorou 4 anos a ser desclassificado: anunciou-se a construção da ponte em 2005, em 2006 a UNESCO colocou o sítio na lista de Património Ameaçado, e em 2009, cansada de dar abébias à Alemanha, desclassificou o sítio sem apelo nem agravo.

http://aeiou.expresso.pt/vale-do-elba-dresden-perde-63-milhoes-de-euros-de-fundos-europeus=f522823

Vale do Elba: Dresden perde 6,3 milhões de euros de fundos europeus
Berlim, 25 Jun (Lusa) - A cidade de Dresden perdeu o direito a uma verba de 6,3 milhões de euros, em consequência de o Vale do Elba ter perdido o estatuto de Património da Humanidade.
19:37 Quinta feira, 25 de junho de 2009
0 0


Comente
Berlim, 25 Jun (Lusa) - A cidade de Dresden perdeu o direito a uma verba de 6,3 milhões de euros, em consequência de o Vale do Elba ter perdido o estatuto de Património da Humanidade.

O ministro federal alemão dos Transportes, Construções e Reconstrução do Leste anunciou que Dresden não receberá mais verbas do fundo europeu destinado à conservação dos locais considerados Património da Humanidade.

O Vale do Elba estava classificado desde 2004 e perdeu hoje o estatuto, numa decisão do Comité do Património da UNESCO reunido em Sevilha, em consequência da construção de uma nova ponte rodoviária, a Waldschloesschenbruecke, que altera significativamente a paisagem.

Apesar das tentativas legais dos ambientalistas para impedir a construção da ponte, derrotadas em tribunal em todas as instâncias, a obra foi iniciada em 2007.

Em referendo então realizado, a população de Dresden manifestou-se maioritariamente a favor da nova ponte, orçada em 125 milhões de euros.

Vários intelectuais alemães, como os escritores Günther Grass e Maretin Walser, pediram a intervenção da chanceler Angela Merkel para evitar a desclassificação do Vale do Elba, mas o federalismo alemão impede uma interferência directa da federação em assuntos estaduais relacionados com planeamento urbano.

Logo que a decisão do Comité do Património da Unesco foi conhecida, o ministro federal da Cultura lamentou que os envolvidos no processo não tenham chegado a um compromisso.

A Alemanha, que até hoje tinha 33 locais considerados pela UNESCO herança cultural da humanidade, espera agora que o Comité reunido em Sevilha confira o mesmo título ao chamado "Mar de Algodão", na costa do Mar do Norte.

O Comité do Património Mundial da UNESCO é composto por representantes de 21 países, sem incluir a Alemanha.

A decisão de retirar o estatuto de Património Cultural da Humanidade ao Vale do Elba, inicialmente prevista para quarta-feira, foi tomada hoje hoje em Sevilha por 14 votos a favor e cinco votos contra, registando-se ainda dois votos nulos.

FA/ASD.

Lusa/fim


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/vale-do-elba-dresden-perde-63-milhoes-de-euros-de-fundos-europeus=f522823#ixzz1eTMz1pGp

Anónimo disse...

Ó Senhor Mário mas que comparação tão disparatada!...
Eu só consigo matar moscas.
O grande problema é que a barragem pode vir a tirar turistas a Mirandela,e quem sabe ,talvêz não teremos de esperar para ver.
Só o preocupa a barragem e não o preocupou durante tantos anos os esgotos das sanitas da agora cidade de Mirandela fazerem dele o rio mais poluido assim como os residuos do Cachão,estes últimos que ainda agora correm para lá.
Tanto barulho por causa da barragem e por o que atràs referi nunca ninguém lutou.
Haja equidade,ao menos isso.

mario carvalho disse...

oh senhor anónimo

agradeço a sua preocupação

lamento que não tenha lido com "atenção" todas as minhas posições neste blogue e no pensar carrazeda.. ao longo destes 6 anos..

cumprimentos

mario carvalho disse...

e... .. permita-me.. por melhor intenção que os anónimos tenham.. vou-lhe ser franco.. metem-me "nojo" .. não tenham coragem de se identificar, não têm coragem de defender as suas posições...e aquilo que fazem é falar de esgotos.mas nem as moscas enxotam.... tenham vergonha!!!!

estes vermes não podem ser transmontanos--
QUERO EU ACREDITAR...NÃO PASSAM DE VARAS , LIMAS, SOCRETINOS PARA FLAGELAR O MELHOR POVO DO MUNDO...

ANÓNIMOS .. SEM CORAGEM DE DIZEREM EU PENSO ASSIM.

mas que utilizam a cobardia para manifestar a sua frustação....


METEM-ME NOJO


PS.

CARO JOSE MESQUITA

tenho a certeza que não vai censurar nenhum dos meus comentários no seu blogue.. que eu elegi como meu .. para não dividir ainda mais Carrazeda.. terra de dividos e desorientados -- à mercê de qualquer pequenino rato de fora

abraço

mario carvalho