18 março 2011

Abraço ao Tua - Dia 27 de Março pelas 15h - na Foz do Tua

Na Foz do Tua, os cidadãos pela defesa da Linha e Vale do Tua querem mostrar que Há Vida no Tua e apelámos a todos a participar no Abraço de Solidariedade com as pessoas que vivem na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro e que dependem deste Bem Comum.
(...)
É tempo de aproveitar aquilo que Portugal tem de bom! Todos perdemos com a construção da barragem!

Juntem-se neste Abraço ao Tua. Pelo Vale, pela Linha, pelo Tua!

Programa:
(saídas do Porto e de Lisboa)

7h15 Saída do Porto-Campanha
10h00 Encontro na estação do Tua
10h15 Caminhada pela Linha do Tua
13h00 Almoço*
15h00 ABRAÇO ao TUA
16h00 Convívio e outras actividades**

*Com contribuição sugerida 5€
** A organizar por associações culturais locais


Inscrições:
Célia Quintas - celiaquintas@yahoo.com
TM: 936 600 374
Daniel Carvalho – danielpc@fastmail.fm
TM: 965402834
Mais informações aqui

12 comentários:

Anónimo disse...

Os primeiros a dar o abraço ao Tua são os nomeados para os taxos da administração, é a melhor forma de agradecerem os ordenados chorudos que vão ganhar!

Anónimo disse...

É isso mesmo, caro anónimo. Mais: não sei se sabe, mas, o concelho que vai ser mais atingido com o dito empreendimento da barragem é Carrazeda de Ansiães. Contudo, aquele que mais irá beneficiar, salvo raras excepções, será Mirandela, pelo facto de ser nessa cidade que vai ficar a sede da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua. Quer dizer: uns perdem o seu património e outros beneficiam dessa trajédia!... Será que é, a lei da vida, como dizia o outro?!...

Um carrazedense atento

Anónimo disse...

Nada tenho contra esta celebração da natureza. Como calha na estação primaveril, até me faz pensar na obra-prima de Stravinsky “A Sagração da Primavera”.
Simplesmente, a natureza já não é tão natural como, em tempos, foi.
Até direi que a natureza se tornou altamente sofisticada. Vejamos como ela aparece alcandorada nas coberturas e paredes de arranha – céus, embelezada nos campos de golfe, com tufos de árvores arranjados para servirem de soluções de continuidade à relva, trabalhada para alimentarem o homem, limpa de arbustos para que não seja pasto das chamas.
No Douro, concretamente, vejam como o património mundial já só pressupõe os socalcos construídos pelo homem com pedras soltas porque os que existem são já rasgados por máquinas.
Vem tudo isto a propósito da famosa barragem e tem por finalidade confessar um dilema em que me encontro: energias renováveis versus energia nuclear.
As energias renováveis pretendem ser alternativa ao petróleo mas nós sabemos quão elas são, isoladamente, pouco significativas. Poderemos, portanto, prescindir de uma ou outra sem que venha grande diferença daí.
Confesso: pensava assim porque veladamente acreditava que um dia pudéssemos aproveitar uma energia muito mais forte: a nuclear.
Com os últimos acontecimentos no Japão, cheguei à conclusão de que esta via ficaria lá para as calendas gregas.
Em consequência, as energias renováveis deixaram de poder ser consideradas despiciendas.
Daí eu pretender que se pense numa conciliação da barragem com técnicas modernas, semelhantes às indicadas atrás, que permitam, na medida do possível , que a barragem se mantenha, com compensações que diminuam( ou escondam) o efeito destrutivo ocasionado na natureza.
JLM

mc disse...

Caro José Mesquita

Continuamos sempre....

Até mesmo muitos dos que ajoelharam

começam a levantar-se... e rezam com dignidade

abraço

mario

mario carvalho disse...

Se rebentarem a barragem do Sabor com 130 metros de altura ou a da Tua com 110 metros a construir em falhas em sismicas .. o que aconteceria???????????


Quem garante que não há problemas ???

Ficam preparadas para aguentar um terramoto de quantos graus na escala de Richter???

e a acontecer o rebentamento das duas barragens quais as medidas previstas???

Quanto tempo têm as pessoas para fugir???

é importante que tudo seja garantido e por pessoas responsáveis e identificadas,,, para que não se "pirem" nos seus jactos particulares para os paraísos fiscais que adquiriram com as promessas aos incautos.
e não me venham dizer que isto é descer muito baixo.. armando-se em seres superior a Deus.. dizendo como o palerma do responsável pelo Titanic..:

NEM DEUS O AFUNDA

No Japão já morreram quasi 20 000 pessoas afogadas por falharem as barragens ao tsunami

só 400 pessoas morreram antes do tsunami
por rebentar uma barragem.

ler aqui

Japão: Barragem em Fukushima rebenta e água arrasta casas

www.sabado.pt/Ultima-hora/Mundo/Japao--Barragem-em-Fukushima-rebenta-e-agua-arrast.aspx


Quantas pessoas já morreram com o nuclear passado uma semana???

NENHUMA

cumprimentos

mario

..............

sugiro que leiam o Recap da barragen do tua... tocam uma campainha.. etc

mario carvalho disse...

Caro JLM

nem este comentário nem o anterior têm nada a ver com o seu comentário
pois foram escritos antes .. só estava visivel o 1º comentário .
este , que volto a colocar e que por acaso gravei para enviar para outros sites falhou o envio ou a entrada.
Aproveito só para referir que uma barragem com 100 metros de altura próxima de outra com 130 construidas em zonas sismicas e de falhas,
mais uma série delas muito próximas
....nem dá para imaginar o que pode acontecer...!!!
Ainda bem que na foz do tua muitos não se preocupam..

Agora se acontecer????

Ficará o MUNDO a discutir as barragens e a sua segurança.. como acontece agora.. os cientistas que tudo garantiam a "pirarem-se" com o rabo entre as pernas a dizerem que a culpa é da natureza (que eles com toda a gabarolice, gozaram e diziam dominar)e milhões de mortos afogados e desaparecidos
serão fruto de maus cheiros, epidemias e enfim a grande chatice para os intelectuais e o grande negócio dos abutres... mas o mundo continua....

e lá voltam os engenheros...

Unknown disse...

A Natureza pode estar nas cidades, ou nos relvados ajardinados de palácios.Mas,o convite que nos é dirigido vai para além duma simples caminhada, pela natureza, com pedras e arbustos á mistura.E, se a linha está abandonada é natural que tenha ervas e giestas ou silvas,mas lá no seu leito de morte anunciada, corre ainda livre o velho Rio Tua.Um abraço ao Rio um adeus á linha centenária, velha mas com dignidade de ter pretado um bom serviço, á vontade dos homens e governantes que sempre a trataram mal.Hoje sabemos como é importante a mentira o embuste, o desprezo pelas regiões e até pelo País, dizem os governantes: - Há crise, é preciso ter atençãõ aos PEC, mas vão negociando o TGV, vão fazendo acordos, projectos e alimentando as fundações, os filhos e enteados da máquina do Estadoque cada vez tem mais gastos. Para poupar cá está o povo, os naposentados, os funcionários publicos e agentes do Estado. Mas, nada de mexer nos previlégios dos nossos politicos, que seria da democracia sem eles?E, que será de nós no futuro com estes politicos?O melhores, os bons,já partiram desta vida, agora resta uma ténue esperança em que o povo exija uma Reforma Administrativa séria,sem Governadores Civis, sem Juntas de Freguesia em número exagerado, tal como os deputados da Assembleia da Republica, assim como Municipios.E, desta forma ousada poupamos dinheiro, ganha Portugal e ganhamos nós- o povo.

mario carvalho disse...

Um abraço para todos os defensores da nossa terra.. que nos deu o ser, o prazer de viver e ainda nos permite recordar momentos felizes nesta fase de indefinição total.. em especial para si Manel

mario carvalho

ps. muitos filhos pródigos regressarão ... podem ter renegado as suas origens, podem ter vendido a sua identidade e até a própria mãe , podem ter feito tudo aquilo que de mais vil possam imaginar... mas recebam-nos bem ... já sofreram muito mais do que se pode imaginar... e vocês foram beneficiados... não foram castigados..

JÁ LI ISTO EM QUALQUER LADO ..

Anónimo disse...

è muito bonito este discurso, mas as dificuldades são dos que por cá ficaram e dos que cá lutam diariamente, não daqueles que veem nas festas admiram as belezas e enchem os carros.a beleza tem muitas agruras, provoca muita canseira e sofrimento. que regressem todos, sim, que serão sempre bem recebidos...agora os que ficaram foram beneficiados em quê?Nos sacrifícios e trabalho árduo que tiveram que fazer...regressem enquanto são novos, deem sangue e vida a esta terra. Aí é que serão heróis...e a terra agradeçe.

mario carvalho disse...

Caro anónimo

admiro a sua postura , pois embora triste e com a sensação de defraudado.. pressinto que est+a aberto a receber e a perdoar

SE ELES REGRESSAM É PORQUE LHE ESTÃO A DAR RAZÃO...

ELES ESTAVAM ERRADOS E O MEU AMIGO CERTO

E ISSO FÊ-LOS SOFRER MUITO

SE REGRESSAREM DEVEMOS RECEBE-LOS BEM

abraço amigo

mario carvalho

mario carvalho disse...

Petróleo, renováveis e sobrecustos

Outra falácia é a redução da importação de petróleo devido às renováveis da moda - eólica e fotovoltaica! Aqui a volatilidade do governo é tão grande quanto a volatilidade do vento! Com efeito, o primeiro-ministro em Setembro 2010 afirmava nos EUA que tal poupança seria de 100 milhões de euros/ano, em 22 de Outubro explicava que essas renováveis poupariam 700 milhões de euros anuais de importação de petróleo e por último no fim de Novembro dizia que as renováveis permitiam poupar nos primeiros seis meses do ano 600 milhões de euros na importação de combustíveis fósseis.

Por sua vez, o secretário de Estado Zorrinho dizia em Abril que a poupança anual seria de 500 milhões de euros, tendo emendado em Novembro para 800 milhões de euros. Também a ministra do Ambiente vinha acrescentar "valor" a estes "statements" governamentais, dizendo que as 10 novas barragens iriam poupar a Portugal a importação de 3,3 milhões de barris de petróleo para as centrais termoeléctricas! (só a velha Central de Setúbal é que utilizava petróleo, as actuais usam carvão e gás…).

noticia completa em

www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=474831

Anónimo disse...

ó manel, carai, já pareces o Poeta: «se a linha está abandonada é natural que tenha ervas e giestas ou silvas,mas lá no seu leito de morte anunciada, corre ainda livre o velho Rio Tua.» «Os melhores, os bons já partiram desta vida»?!!!!! catano, ainda te temos a ti! carrega, manel!!!
Peguiça