16 fevereiro 2011

Primeiro-Ministro visita Trás-os-Montes no fim-de-semana

O Primeiro-ministro José Sócrates vai deslocar-se ao distrito de Vila Real, numa visita que começa amanhã e decorre até sábado. Apesar do programa ainda não estar fechado, o Nosso Jornal sabe que o governante vai iniciar a visita em Alijó, com a colocação da primeira pedra na obra de construção da Barragem do Tua. Sócrates deverá ainda passar por Murça, Vidago, Vila Real e Bragança.
Daqui

18 comentários:

mario carvalho disse...

Orgulhamo-nos de tudo o que fizémos e da dedicação plena na defesa de uma linha , um vale e de todas as memórias .. que não se podem defender de quem as quer afogar.. è com triteza profunda que vemos chegar os déspotas e os seus lacaios carrascos


FELICIDADE PARA TRÁS OS MONTES E PARA os transmontanos


mario carvalho

mario carvalho disse...

MAS, ....

JÁ CHEGARAM MUITOS E .. PARTIRAM...

espero que levem a porcaria com eles


6ª feira vem por uma pedra .. mas o rio leva-a

Anónimo disse...

Não, Mário! Essa "pedra" vai ser transformada pela bruma do Vale do Tua ou, quem sabe, talvez por um "lúcio" que, por sinal, creio ser inimigo da Natureza. Mas, como esta sempre lutou e lutará pelo equilibrio do ecosistema, não tenho dúvidas de que, mais tarde ou mais cedo, esse inerte, será submergido ou eliminado radicalmente pela NATUREZA. Por isso, é o tal equilíbrio que nos resta.

Cumprimentos

Anónimo disse...

lá está o mário carvalho com o seu chorrilho de déspotas, lacaios, carrascos, e morram, e bota abaixo, etc.
Eu sou socialista, também não concordo nada com a barragem e por isso não vou visitar o primeiro ministro, mas não é por acontecer uma obra ou uma ideia diferente da minha que vou abandonar os meus ideais políticos e muito menos tratá-los abaixo de cão, como este comentador costuma fazer. Mas que raio de sentido democrático é esse?
CT

mario carvalho disse...

para si CT está tudo bem mesmo que esteja contra só porque é socialista..

para si não tenho , sequer , designação

..

mario carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mario carvalho disse...

talvez eu não tenha tido a capacidade de , mesmo com alguma agressividade premeditada para despertar, de alertar convenientemente e isso lamento , mas o que vai ficar para a HISTÒRIA é .. isto ... ou alguém duvida


.........

Jorge Pelicano diz que falta união entre autarcas em prol da região


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Para Jorge Pelicano, autor e realizador do documentário “Pare, Escute e Olhe”, o encerramento da Linha Ferroviária do Tua significa a perder um potencial turístico da região de Trás-os-Montes e que encerrar a linha ferroviária do Tua é desinvestir no futuro. “Eu acho que é mau para a região ao não se aproveitar a linha do Tua como um potencial turístico que pode trazer gente para a região e que pode fixar as pessoas cá por isso é estar a desinvestir no futuro”, considera Jorge Pelicano, citando o estudo de impacto ambiental que “diz que a barragem é positiva para o país, mas que é negativa para a região”, refere, questionando: “Vejamos o que era o Douro a quinze anos atrás e o que é agora?”.
O autor lamenta que o documentário tenha “chegado um pouco tarde” à região mas considera que talvez não tenha existido muito interesse. Jorge Pelicano conta que quando chegou a Trás-os-Montes para iniciar as filmagens pensava encontrar uma população que estava disposta a lutar contra com o encerramento da linha do Tua mas o que notou foi um certa resignação. “Pensava eu quando vim para Trás-os-Montes que a população estava revoltada, mas o que notei foi muita grande resignação” recorda, acrescentando que “numa primeira fase fiquei desapontado, mas depois percebi que a história era mesmo essa, porque as pessoas estão fartas de mais de 20 anos de promessas politicas não cumpridas”, descreve o realizador que andou durante dois anos em filmagens na região.
Por outro lado Jorge Pelicano nota também que não existe uma união entre os autarcas do distrito, em prol do desenvolvimento da região. “Eu acho que não existe uma união por parte dos autarcas devido às suas cores politicas. A linha ferroviária do Tua não é de Mirandela, é de todo o distrito de Bragança e de Portugal e é isso que temos que defender e todos os autarcas do distrito deviam puxar pela preservação daquela linha ferroviária”, refere Jorge Pelicano, dando como exemplo a ferrovia na Suíça, apresentada no documentário, onde o autor considera que” existe uma união entre todos em prol de um desenvolvimento comum”.
O realizador de “Pare, Escute e Olhe” refere que mesmo que esta linha “vá por água abaixo” existe um documentário que “vai conseguir guardar para sempre toda aquela beleza.”.

mario carvalho disse...

http://www.dodouro.com/noticia.asp?idEdicao=343&id=22882&idSeccao=3901&Action=noticia

Anónimo disse...

Ora digam lá que o PM não é um homem de coragem.
Depois de tanta contestação contra a Barragem de Foz-Tua ele ainda vem colocar a primeira pedra!...
Tenha cuidado SR PM olhe se algum o manda para o RIO QUE TANTA POLÉMICA GEROU.E ele agora deve levar muita água,agarre-se bem ao Senhor Presidente da Câmara de ALIJÓ e não passe para as bandas de Carrazeda senão até o comem.

Anónimo disse...

A linha ou parte dela é agora uma miragem.
Eu já me referi várias vezes a esta questão e ainda ninguém me respondeu; Todos os AGORA, AGORA tanto defendem a linha do Tua, onde andaram nos últimos 20 anos?
- Não lhes ouvi uma recomendação;
- Não vi nenhum abaixo-assinado;
- Não vi nenhuma manifestação;
- Até hoje não vi uma ideia com princípio, meio e fim para a linha do Tua!

O que vejo?
Uma ideia unânime! Linha do Tua / Turismo! EU APOIO. Faziam-se novas infra-estruturas, um comboio seguro etc. etc. e fim de linha!

Então eu pergunto?
E o resto?
- As Termas de S. Lourenço?
- A preservação dos nossos monumentos para poderem ser visitados com roteiros acertados com as empresas fluviais, por ex.?
- O nosso parque de campismo?
- A nossa gastronomia e os nossos produtos regionais?
- As nossas condições para desportos radicais?
- Etc. etc. etc.
Enfim, o nosso Plano de Desenvolvimento Turístico em consonância com o de outros concelhos, e um plano de sustentabilidade financeira, ONDE ESTÂO?????????
Porque Sr. Mário Carvalho, se tudo isto estivesse feito a região seria próspera garanto-lhe que a linha do Tua se manteria por muitos anos.
Ao invés apoiaram-se políticos e ideias que pura e simplesmente só ESTURRARAM e ESTOIRARAM dinheiro com a agravante de ainda terem empenhado os concelhos para as décadas seguintes!
Porque nós, quase podíamos ser auto-sustentáveis. Só os tapados e os limitados é que sempre pensaram que alguém nos havia de resolver os problemas. Não tiveram competência para mais.

Nordestino

Anónimo disse...

A linha tem quantos anos ? Porque é que até aqui ninguém lhe viu "potencial turístico", quando tiveram todas as oportunidades e mais algumas para a rentabilizarem. Até lhes foi dada de bandeja pelo Governo. Como nada fizeram por ela, agora que chegou ao fim (parcialmente, claro) é que choram lágrimas de crocodilos... Viva o vale do Tua com as suas águas. Fora o ferro velho.

Anónimo disse...

Sempre se criticaram ne criticam políticos por esbanjarem dinheiro público. Porquê se pretende continuar a esbanjar dinheiro na linha do Tua, quendo já deu provas de que não é rentável ?

mario carvalho disse...

Caro Nordestino

Agradeço a aua preocupação que é de todos e agradeço a oportunidade de, mais uma vez, poder dar uma opinião ( neste blogue´já a transmiti mais de 10 vezes ,ao longo destes quasi 6 anos de dedicação exclusiva)
...........................

Antes dos ultimos 20 anos

Quantos se queixaram quando começaram a fechar as estações, terminaram os despachos, terminaram com o correio e quando tratavam os transmontanos como animais quando os transportavam em cima das galinhas e dos sacos de batatas em carruagens apinhadas??

recorda-se ..? pois eu recordo-me bem... quantas vezes eu reclamei e no tempo em que era proibido reclamar porque todos ouviam? (hoje todos reclamam mas niniguém ouve).

Quem tinha a obrigação de defender a linha . S. Lourenço e sobretudo os Trasmontanos?



Nos ultimos 20 anos

Recordo-lhe os heróis em 1992

LINHA DO TUA o grande roubo 1

http://www.youtube.com/watch?v=zKqVyVKh3KM

LINHA DO TUA o grande roubo 2


http://www.youtube.com/watch?v=H9c7ayl_xxQ

e
o Pare escute e olhe

http://www.youtube.com/watch?v=k4wdBrFB9T8

e este que que lhe permite , a si e a todos, fazer uma retrospectiva

das promessas dos politicos , das suas intenções e da maneira como defraudam aqueles que neles acreditam( para não dizer outra coisa que possa susceptibilizar o amigo CT, que eu admiro porque não se cala, intervém e isso é que é necessário)

http://www.youtube.com/watch?v=HVG3h70WnGY

e

http://www.youtube.com/watch?v=v9Thg70yU0A

e já agora coloco este site

http://www.dodouro.com/noticia.asp?idEdicao=343&id=22882&idSeccao=3901&Action=noticia

Autarcas trocam Vale do Tua por agência

(A Linha Ferroviária do Vale do Tua, vai acabar. A EDP ganhou e vai construir a sua barragem e alagar o Vale. O Governo mais uma vez pactuou com os interesses das grandes empresas. Os autarcas de Murça, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela e Vila Flor, cederam, e trocaram o Vale do Tua por uma Agência de Desenvolvimento Regional. Esta Agência será mais um albergue de políticos, prontos a sentarem-se no Conselho de Administração e afins, para auferirem lautos salários e estourarem orçamentos Mais uma Agência à portuguesa: que não vai servir para nada a não ser para aumentar o défice)

...............

Perante isto e mais que podemos disponibilizar ... penso que estão detetados os responsáveis e os defensores

Muitos de hoje .. não estariam na defesa da linha e vale do tua porque não teriam mais de 5 ou 6 anos.. mas estavam os seus pais

não sei se o amigo Nordestino esteve ou não mas presumo que sim

.........

Quanto a S Lourenço e porque não Castanheiro, Amieiro, Brunheda . Codeçais,Sobreira, Abreiro/ Vieiro

e por aí adiante.........

Já aqui escreevi isso também..

conseguimos sem grandes condições que a carruagenzita do metro viesse completamente cheia até ao dia do ultimo acidente (em que a linha foi considerada segura pelo IMTT, CP, IST,METRO, e MO Publicas
e defendida por Mário Lino e pela secretária Ana Vitorino que o declarou no dia anterior que a linha não fechava)..

continua...

mario carvalho disse...

Agora pergunto mais uma vez,, Porque iam as pessoas para Mirandela.. fazer mais 1 hora de viagem... já sem grande interesse?

Que fizeram os responsáveis de Carrazeda, Alijó, Vila Flor e Murça para que essas pessoas ficassem , consumissem e gasrassem nos seus concelhos?.. NADA; SUPLICAVAM POR MAIS UMA BARRAGEM.. enquanto iam construindo centros civicos , cemitérios, piscinas Olimpicas , gimnodesportivos e rotundas.!!!!!!!!!!

SE A BARRAGEM FOR PARA A FRENTE
E SE HOUVER CONBÓIO ATÉ À BRUNHEDA
PORQUE NÃO DEFENDERAM QUE O COMBÓIO FOSSE ATÉ S.LOURENÇO?

bem.. penso que nem os "negociadores" acreditam já no comboio, nos barcos, nos funiculares nem em nada a não ser nuns conviviositos

SEA AS BARRAGENS TOUXESSEM RIQUEZA E DESENVOLVIMENTO TRÁS OS MONTES SERIA HOJE A REGIÃO MAIS DESENVOLVIDA DO PAÍS

ps .mais uma vez.. não vou reler.. escrevo o que sinto e está disponível para todos.. se

ASSIM NÃO FOSSE , NESTES 30 ANOS TINHA ESCRITO UM LIVRO, TIRADO UMA FOTOZITAS E GANHO DINHEIRO COM A DESGRAÇADA LINHA DO TUA

cumprimentos

mario carvalho

ps www.linhadotua.net

aqui têm toda a estória da linha do tua... trabalho de voluntários que não ganharam 1 centimo... antes pelo contrário gastaram do seu próprio bolso para defenderem valores em que acreditam

Anónimo disse...

Mas Sr. Mário, essas reclamações só vinham a público quando os governos anunciavam e encurtavam a linha.
Também me quer parecer que essas manifestações de discordância tiveram sempre o alvo errado; Os Governos, quando deveriam ter sido direccionadas para o poder local numa lógica de desenvolvimento regional enquadrando a linha do Tua de forma a que quando pensaram fazer a barragem teriam que pensar muitas vezes e, então sim não acredito que fosse feita.
A minha foi luta, se assim lhe posso chamar é curta porque ainda sou novo.

Nordestino

mario carvalho disse...

Caro Nordestino

Fico muito feliz por ser novo e ter já essa preocupação com a nossa terra.. é sinal de que a juventude em que que acredito , ao contrário de muitos que só evoluidos para ver sucata em obras primas, vai mudar o triste fado português.

Tem alguma razão qundo diz que foram mais direccionadas para o Governo do que para o poder local

mas permita-me que lhe sugira que analize o poder o local que conhece e verificará que não há poder local .. há seguidistas dos governos que lhes garantem os tachos..

e as populações estão cansadas de der enganadas pelo emigram , fogem ou resignam-se...

ESTÁ NAS VOSSAS MÃOS (OS JOVENS) NUDAR ESTE ESTADO DE COISAS.. PARA VOSSO BEM E DE TODOS

UM GRANDE ABRAÇO PARA SI E PARA TODOS OS JÓVENS

com admiração e orgulho

mario carvalho

Anónimo disse...

Caros comentadores que a Barragem vai ser construida já todos sabemos.
Agora deixem que as obras comecem e que TERMINEM,e no final façam-se as diferenças.Tanto faz fazerem comentários como não,eu acho que até já se falou demais sobre este caso e o que é demais é moléstia.
Mas porque será que nunca nada está bem.
Caso para dizer (BASTA,O QUE NÃO TEM DEFESA DEFENDIDO ESTÁ.)

mario carvalho disse...

Barragem do Tua: uma pedra sobre 'defunto' e um 'insulto'
18 de Fevereiro, 2011
A associação ambientalista Quercus considerou hoje que o início da construção da barragem de Foz Tua «simboliza» a «morte» da linha do Tua e de «todas as potencialidades do vale do rio Tua».
O primeiro-ministro, José Sócrates, lançou hoje a primeira pedra da barragem que, para a Quercus, «simboliza a pedra que se quer colocar em cima de um defunto aquando do seu enterro».

A associação refere, em comunicado, que a construção da barragem «viola a Directiva Quadro da Água, acaba com a linha do Tua e com a acessibilidade ferroviária ao Nordeste e irá afectar muito negativamente os últimos dois pilares de desenvolvimento da região de Trás-os-Montes e Alto Douro: a agricultura e o turismo».

Para a Quercus, «se as barragens fossem sinónimo de riqueza e emprego, esta região seria uma das mais ricas e teria das taxas de desemprego mais baixas da Europa», pelo número de empreendimentos que ali existem.

«A estimativa do custo do Plano Nacional de Barragens é de 7.000 milhões de euros a serem pagos pelos consumidores, em vez de um investimento em alternativas energéticas que custariam somente 360 milhões de euros para obter os mesmos benefícios em termos de protecção do clima e de independência energética».

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) reagiu ao início da obra, afirmando que «não é com uma pedra que vão enterrar o vale e a linha do Tua».

O partido promete continuar «a lutar» contra o empreendimento e lembra, em comunicado, que «Foz Côa não se construiu e, no entanto, parte do paredão da barragem já estava erguido».

O PEV acusa o Governo de utilizar a «estratégia do facto consumado que visava e visa ainda inibir a mobilização e toda e qualquer decisão e posição contra esta barragem, dando-as como inúteis perante uma situação irreversível».

Os Verdes consideram, no entanto, que «esta primeira pedra não deixa de ser um insulto e uma afronta ao bom senso, ao interesse regional e nacional, ao património e à entidade cultural do povo desta região».

O partido entende ainda que «é uma afronta aos procedimentos legais e à transparência democrática, que estão a ser, em todo este processo, várias vezes lesados».

Mas está convicto de que «esta primeira pedra não é, por certo, um pilar da barragem e que debaixo da ponte de Foz Tua ainda vai correr muita água e que a luta de todos quantos se opõem à barragem de Foz Tua, na qual o PEV teve uma forte intervenção desde a primeira hora, continuará».

O PEV lamenta ainda «a afinação do coro dos autarcas do Vale do Tua, que, por alguns 'tostões' que ainda não estão garantidos e não passam de promessas no papel que facilmente são postas em causa em nome de qualquer crise ou défice, estão prestes a hipotecar o desenvolvimento futuro dos seus concelhos e da região

lusa