23 fevereiro 2011

Barragem com património mundial ao fundo: Paula Ferreira

A paisagem, tal como a conhecemos hoje, acabou. Restam alguns dias, antes que as máquinas esventrem tudo, para se observar a excelência do vale, depois será matéria documental. Até podem dizer-nos que o espelho de água criado pela albufeira será de uma beleza extraordinária, capaz de potenciar o turismo, de captar investimento e por aí fora. Mas jamais será paisagem única, património da humanidade.

A barragem do Tua, um investimento de 305 milhões de euros, criará, de acordo com dados do Governo, quatro mil postos de trabalho, mil dos quais directos. Tal como aconteceu noutros locais, estes postos de trabalho existem enquanto a barragem estiver em construção. Depois, a história será idêntica ao que acontece em todos os locais onde foram construídas barragens.

Que benefícios retirou a população de Vieira do Minho das inúmeras barragens construídas no concelho? Nenhum. E em Trás-os -Montes? Se o nível de emprego e de desenvolvimento fosse proporcional aos empreendimentos hidroeléctricos, a região do Douro estaria na linha da frente, e não está.
(...)
Paula Ferreira no JN

7 comentários:

Anónimo disse...

Depois de ler o artigo de Paula Ferreira no JN também eu me questiono,e questiono-me porquê?.
Se não há dúvidas que a linha do TUA era uma linha de rara beleza e um potencial ponto de atracção Turistica, não será demais lembrar que o Turismo naquele percurso pode e deve continuar podendo ser até mais rentável para as populações dos Concelhos limitrofes,tudo dependerá da vontade de trabalhar dos SRS Presidentes das Câmaras que integram todo aquele percurso.Se calhar o Concelho de Carrazeda será um dos que mais terá a ganhar com a construção da Barragem, assim como Alijó, Murça e Vila Flor.Estes Concelhos também têm produtos de qualidade para dar a conhecer a quem decida visitá-los.Uma vêz que a Barragem vai ser construida, no final veremos quem está mais certo,que é o mesmo que dizer, eu tenho em casa uma peça de muito valor que apenas só serve para vista,mas eu até preciso de dinheiro para fazer investimentos,então o que é que eu devo fazer, desfazer-me da tal peça e investir naquilo que me der mais rendimento, ou ficar a olhar para a dita peça?
O futuro ditará o que vai acontecer.

mario carvalho disse...

com capacidade e imaginação rentabiliza a sua peça rara . não
a vende a um sucateiro por meia dúzia de tostões.

cumprimentos

mario

exemplos..

a serra de sintra seria muito mais util se estivesse cheia de ventoinhas para produzir a "energia
limpa" para iluminar as discotecas da capital.. então porque estão lá aqueles mamarrachos velhos aqueles casarões que nos roubam milhões só em manutenção?

Qual o lucro de um palácio de S. Bento ou da Assembleia da Républica?... só prejuízo e pelos vistos nunca deu tanto ao longo da nossa História.. Não seria mais rentável transformar aquilo num bordel.. a sério

Anónimo disse...

Os exemplos que o senhor mário me deu para mim não valem nada,nem sequer têm comparação alguma com o tema em questão-barragem.
Porque não vai derrubar os geradores que se encontram nas nossas serras?.Veja que já não são assim tão poucos.
Se aproveitamos a energia que o ar nos dá porque não aproveitar o rio tua para obtermos ainda mais.

Anónimo disse...

O que é realmente importante neste País de alguns, é manter as quintinhas e os quintais, dos que são da nossa cor, e os outros que se danem.Agora comes tu, depois como eu!... PS - PSD.
E o zé povo com toda a informação que hoje em dia existe não querem ver nem saber.
Será que o povo Transmontano não sente o desprezo por toda a classe politica deste País? Será que não existe juventude em Trás-Os-Montes com vontade de dar seguimento aquilo que os seus antepassados lhe deixaram?
Acabam as Escolas, os Centros de Saúde,os Comboios, serviços que são transferidos,Comércios que encerram,e a sangria demográfica intensifica-se até que se extingue a espécie humana em muitas aldeias e que por arrastamento as Vilas vão também.

Anónimo disse...

o que revolta é isso mesmo, que este povo anda todo adormecido. porque é que uns hão-de lutar se todos os outros ou comem com eles ou vivem num alheamento total?

Anónimo disse...

Houve eleições recentemente, vejam o comportamento do nosso povo!
Se havia dúvidas nas autárquicas, vejam o que fazem nas restantes. Aqui vive-se na pré-historia, os partidos mais votados poderao colocar nas suas listas os mais ilustres azininos( com o devido respeita para com a raça) que o povo porque ali sempre fez a cruz ali a vai voltar a fazer novamente. E dizem os nossos sábios! isto sim é coerência.

Meus amigos só os burros é que não mudam de opinião!
Afinal o que nós somos?

Anónimo disse...

Vejam a notícia no local da Sapo de hoje. Já vão nomear os comissários políticos.Esperem para ver!