28 novembro 2010

Um milhão para limpar o Douro Superior

A empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste vai arrancar com um projecto de perto de um milhão de euros para a remoção de depósitos ilegais de resíduos e a requalificação de zonas ribeirinhas(....)

O Valor Douro está direccionado para intervenções que visem a recuperação de depósitos clandestinos de resíduos sólidos, nomeadamente urbanos, indiferenciados, de construção, de demolição e utensílios domésticos fora de uso; a remoção e desmantelamento de embarcações e veículos abandonados e a recuperação das margens do rio Douro.

A ideia é «corrigir intrusões ou disfunções paisagísticas que constituem manchas na
paisagem excepcional do Vale do Douro decorrentes, nomeadamente, da deposição clandestina de resíduos sólidos ao longo das vias de comunicação, nas linhas de água e zonas de talude e da existência de sucatas abandonadas», esclarece a empresa em comunicado.

A Resíduos do Nordeste apresentou, em Abril de 2009, a candidatura no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013, Turismo Douro – Infraestrutural, para a preservação do património ambiental e desenvolvimento rural e local, tendo sido aprovado em Setembro deste ano.

Os concelhos abrangidos são Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor e Vila Nova de Foz Côa.

Daqui

Quanto dinheiro já se gastou em projectos desta natureza? Muito. Iremos limpar e continuar a poluir...A solução encontrada tem sido deitar dinheiro para cima dos problemas sem os resolver. Enquanto os alemães e os franceses financiarem através dos fundos comunitários projectos do género, havemos de mascarar a nossa incúria e incivilidade. Só que eles já perceberam que não somos capazes de aprender e a torneira do dinheiro está perto de fechar...

5 comentários:

Anónimo disse...

Ele há tanto para limpar no Douro (e não só!) que, não sei se a importância referida será suficiente!...

Anónimo disse...

Em cintonia caro anónimo..........após tanto esforço para o tentar preservar......já nem sei se vale a pena........

Anónimo disse...

Se pusessem os beneficiários do Rendimento Social de Inserção a fazer esse serviço em conjunto com os trabalhadores de cada Autarquia esse tal MILHÃO DE EUROS não seria poupado?.
E se a esta situação se juntassem as iluminações de Natal não se pouparia mais um pouco?.
Com a crise que estamos a atavessar,um pouquinho aqui,mais um pouquinho além por pouco que seja significa muito.
O NATAL não são as iluminações que o fazem, mas sim as pessoas e mesmo as pessoas não deviam fazê-lo só uma vêz por ano mas sim todos os dias,então aí sim teriamos uma sociedade mais justa.
MARIA RITA

Anónimo disse...

Realmente o anónimo anterior tem razão,não são as iluminações de Natal que vão aquecer todos aqueles que precisam,como por exemplo os Sem Abrigo,as Familias Carenciadas,Aqueles que tinham os seus empregos e de repente por interesses maiores das entidades onde trabalhavam se viram e vêm a braços com a pobreza.
Só por isto dá para fazer a diferença,fala-se em crise e continua a desperdiçar-se dinheiro em coisas surpéfluas.
Senhores Governantes do 1º ao último assim nunca saírão da crise.

Anónimo disse...

E ainda faltam as descargas de FOGO DE ARTIFICIO no fim do ano.
Ora isso é queimar dinheiro.
Quem em tempo de crise profunda como vive o nosso País queimar dinheiro, não é bom governante e só lhe poderemos chamar maluco e inimigo do Povo.
O que eles precisam é de ir fazer um tratamento mental e depois serem reformados da politica.
Haja alguém que explique o que é que isso trás de bom para o PAÍS.