28 junho 2010

Sobre o direito a ser informado

Tenho para mim que enquanto administrador da causa pública, devia cumprir a quem assume esses cargos o dever de informar sobre as suas decisões e seus resultados. Dirão que há órgãos próprios para que tal aconteça. Infelizmente o vulgar cidadão, se quer ser informado, tem de percorrer um calvário para o conseguir e, tal não devia ter de ser... Pessoalmente se ocupasse um cargo público, teria mesmo orgulho em informar sobre as minhas decisões. Claro que estou a partir do princípio de que havia de ter muito de bom para informar. E mesmo que tivesse más noticias, não há como justificá-las com argumentos reais e justificativos.
Desconhecendo-se o que se passa, abre-se o caminho à especulação, sem se conseguir encontrar a razão.
Informar com verdade responsabiliza e leva a partilhar também os que tomam conhecimento já que os obriga a avaliar e formular opiniões. Não está em causa o direito legal adquirido de se decidir. Simplesmente, aqueles a quem se serve, mesmo que estes não dominem todas as matérias sobre as quais se decide, não poderão depois queixar-se ou, noutra vertente, poderão encontrar pretexto para elogiar e admirar.
No caso presente e sobre o nosso município têm sido os Blogues a dar testemunho do que se vai fazendo, evidentemente que nem sempre, com a certeza da confirmação factual ou documental. Tal rigor nem sempre se lhes pode pedir.
Porque será que não se reactiva o Boletim Municipal, ou se actualiza o site da Câmara Municipal? Porque não se ouvem mais os protagonistas!? Porque não se tem melhor acesso aos comprovativos do seu trabalho!?
Enquanto se esperam melhores dias vamos especulando, pode ser que “em reacção” surja um renovado modo de estar e de actuar, por parte dos nossos protagonistas políticos e gestores autárquicos.

4 comentários:

Anónimo disse...

SEJAMOS TODOS CORRECTOS UNS PARA COM OS OUTROS.
SEJA QUAL FOR A NOSSA FUNÇAO NESTA VIDA, QUE TAO RAPIDO NOS FOGE POR ENTRE OS DEDOS.
ESTAMOS FARTOS DE VAIDADE E MENTIRA.
ESTAMOS FARTOS DE FALTA DE UMILDADE.
ESTAMOS FARTOS DE JOGADAS MAQUIAVELICAS.

ASS.FILHO PRODIGO

Anónimo disse...

Com este Executivo temos muita "parra e pouca uva",
Volta Eugénio! Estás perduado.

Anónimo disse...

VOLTA, O CARAÇAS! COM ESSE, NEM PARRA NEM UVA... como se viu durante tantos anos.

Anónimo disse...

O anónimo de ter Jun 29 não deve ter vivido aqui no tempo do Eugénio, ou é um desses independentes do PSD.