08 maio 2010

Os Lambões

Os Lambões são uma espécie animal que medrou muito nas últimas décadas, pelas nossas paragens.
Há quem os compare aos leirões já que também são mamíferos e ocupam o mesmo “habitat”. Ultimamente tenho reparado que, pelos locais onde antes os vislumbrava, verifico agora, andarem mais desaparecidos. È esta preocupação que aqui trago pois temo pela sua extinção. Conhecido por exemplo o esforço que tem sido feito para salvar o Lince da Malcata, considero eu que, de algum modo nos devemos também preocupar em preservar os nossos Lambões. Afinal de contas nenhum outro “habitat” melhor que o nosso propiciou as condições excepcionais para a sua reprodução. Os Lambões tornaram-se património nosso.
Ainda recentemente passei pelos comedouros mais usados por estes e dei-me conta do abandono e negligência a que os lugares estavam votados. Pareciam na eminência da falência, com as consequências que sobrarão para todos.
E assim que dou por mim a fazer algumas sugestões que contribuam para a salvação desta espécie.
Porque não criar-se um departamento camarário, como há para a cultura e os jardins, para preservar estes mamíferos!? Faltará o dinheiro, dirão. Mas porque não poupar antes na electricidade que se gasta a iluminar capelinhas ou a plantar violetas! Porque não passar a patacos e vender aos sucateiros os nossos parquímetros! Sejamos claros. O que sabe melhor? Apreciar um jardim de violetas ou degustar um bom naco de carne!?
Porque não repartir também pelos Lambões as despesas de representação que se atribuem aos nossos digníssimos representantes autárquicos!? Porque é que em vez de subsidiar excursões não se patrocina antes o tratamento, da cárie dentária ou da disfunção eréctil, dos nossos Lambões!?
Em suma, a ideia é mesmo a de propor a preservação de que temos tido de mais genuíno e identitário.
Afinal ainda está por se saber da importância que esta espécie tem tido, na sustentabilidade económica e melhoria da qualidade de vida da nossa região.
Que percentagem do PIB aqui foi gerada por esta espécie? Que importância social e cultural têm tido os Lambões e que influencia têm exercido nas decisões de governabilidade do nosso concelho? Qual o numero dos que seguiram este “mundus vivendi” e que sucesso se lhes perspectiva no futuro?
Tudo perguntas para as quais não tenho respostas, mas que são importantes para imaginar-mos um destino com mais ou menos Lambões.

7 comentários:

Anónimo disse...

ó glorioso slb! e vivam os lambões!

Teresa disse...

Do melhor que já escreveste!
Muito bom!

Teresa

Anónimo disse...

Estarão eles saciados ??? mj

mario carvalho disse...

Para corar de vergonha

13/05/2010

"Nós estamos num estado comparável somente à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesma trapalhada económica, mesmo abaixamento dos caracteres, mesma decadência de espírito. Nos livros estrangeiros, nas revistas, quando se quer falar de um país caótico que pela sua decadência progressiva poderá vir a ser riscado do mapa da Europa - citam-se, a par, a Grécia e Portugal. Nós, porém, não possuímos como a Grécia, além de uma história gloriosa, a honra de ter criado uma religião, uma literatura de modelo universal e o museu humano da beleza da Arte. Apenas nos ufamos do Sr. Lisboa, barítono, e do Sr. Vidal, lírico."

Eça de Queiroz, in "Uma Campanha Alegre", (1872) pág. 235, edição Livros do Brasil

Eça de Queiroz escreveu esta reflexão em Janeiro de 1872. Ou seja, passaram-se entretanto 138 anos e cinco meses. Reler, agora, as observações de Eça faz o país corar de vergonha. O diagnóstico, pela sua actualidade, é aterrador. A terapia, por seu lado, continua ausente. Portugal continua entretido a enganar-se a si próprio, praticando o desporto preferido das avestruzes - o de enterrar a cabeça na areia.

Anónimo disse...

LAMBÕES, há muitos: os que se saciam do "repasto" e aqueles que se ficam, apenas, pelas fragrâncias dos condimentos aromáticos e aromatizantes que as "boas almas" lhe adicionam.

Entretanto, pena é que, muitas dessas "boas almas", apesar do empenho e trabalho que colocam, despretensiosamente, à causa pública, nunca chegam a ser ressarcidas do seu precioso TEMPO, na busca do que julgam ser o melhor para o bem de TODOS.

Porém, ao que julgo saber, muitos desses "LAMBÕES", não se ficam apenas, pelos "comes e bebes", vão muito mais para além disso!... Talvez por isso, consta-se que, alguns fazem oferendas de algo que não lhes é pertença, porquanto foram adquiridas, por outros, à custa de muito suor e TRABALHO.

Por conseguinte, esses VAMPIROS, são os tais "LAMBÕES que, apesar do chefe deles já ter partido para outra, outros há que proliferam por aí. Mas, se me é permitido, o meu desejo é que partam também, e jamais em circunstâncias algumas, voltem a sugar a seiva que nos alimenta a alma, o coração e sacia o corpo.

Cumprimentos,

LVS

Isaura disse...

Realmente agora as nossas dificuldades acabaram o bemfica foi campeão.Como já não acontecia há onos....vieram daí todas as coisas más.Agora tudo vão ser rosas.Há dinheiro e comida para todos.

Anónimo disse...

LAMBÕES...

De todo o texto que li com a devida atenção fala de muita coisa veridica, que são problemas, só fiquei com uma dúvida no tratamento da disfunção eréctil, mas essa será para quem tiver tiver esse problema, julgo...

Quanto aos nossos sucateiros? quais em Carrazeda? Talvez Vila Flor ou Macedo de Cavaleiros...

Parquímetros de facto é uma invenção que não lembrava nem ao diabo, mas os governantes da altura pensaram que seria uma modernice, mas não o é, é sim uma forma de dinheiro fácil, que digamos não deve justificar uma gota de água no oceano.

Sejam conscientes o dinheiro gasto e manutenção dos aparelhos, não justificam o (possível) lucro que estes mesmos dão.

Outras soluções existiram, mas enfim cabecinhas pensadoras!

Anónimo dixit.