23 novembro 2009

Pensar dos leitores

Reconheço a vontade da SRA DRA BERTA NUNES pensar num modelo diferente no que respeita ao bem estar dos nossos idosos até ao fim da sua vida,congratulo-me com isso e espero que consiga.
Mas também no que respeita a esta causa muitas vezes os filhos põem os Pais nos lares porque querem e não por não terem tempo de para os poderem ter na sua companhia,é que assim podem estar à vontade em suas casas,ir de férias quando assim o entenderem.Estes que assim procedem esquecem-se que a velhice também os espera e que não merecerão mais nem menos do que aquilo que fizeram aos deles.
Para os que ainda trabalham até aceito que o façam pois será melhor para ambas as partes,os filhos sabem que os seus pais estão entregues têm comida medicamentos a horas e instalações confortáveis,para os pais também será melhor do que passarem os dias e noites sozinhos nas suas casas de onde muitos também teimam em não quererem sair.

recebido de leitor não identificado

12 comentários:

Anónimo disse...

Mesmo para os que tabalham e põem os seus pais em Lares, muito embora estejam aconchegados e nada lhes falte,muitos há que depois de os lá meterem raras são as vezes que arranjam tempo para os visitar o que no meu ponto de vista é inadmíssivel.Esquecem-se esses filhos que estão a dar uma péssima lição de vida também aos seus próprios filhos.
"Lá diz o velho ditado,filho és pai serás conforme fizeres assim acharás".O que interessa é verem-se livres dos fardos,fardos esses que alguns só DEUS sabe o esforço que fizeram para os criar e educar.

Anónimo disse...

Como é possível pensar assim ,de forma tão lamechas,nos dias de hoje?
Os lares são,nos dias que correm, o menor dos males.
É preciso é que sejam bons,isto é,que tenham bons profissionais e bons apetrechos para tratar de todas as carências dos idosos.

Anónimo disse...

Um lar é, por norma, a antecâmara mais rápida e mais dolorosa da morte de um velho.
RDS

Anónimo disse...

quanto mais leio o professor, mais saudades me dá de ler as mentiras piedosas!

Anónimo disse...

Em resposta ao anónimo de seg nov 23,07:13:00 PM só quero dizer-lhe o seguinte:
Eu não sou contra os Lares e verá isso se ler e interpretar bem o meu comentário na última parte,contudo, acho que muitas vezes o egoísmo dos filhos ao pôrem os PAIS num lar podendo tê-los na sua companhia é que me choca profundamente.É verdade que hoje em dia trabalha casal durante o dia, obrigando-o também a colocar os filhos nos infantários e não é a meu ver por isso que querem menos aos filhos.
Mas se o anónimo ler bem,repito,ler bem, verá que eu apenas sensuro aqueles que até já estão reformados e não abdicam de gozar a vida em deterimento de terem os PAIS com eles,é a esses que eu me refiro.
Depois quando eles morrem choram muito,escolhem as mais bonitas flores para lhe oferecer como última recordaçãoo o que eu considero pura fantochada.
Chamou-me lamechas,bem se eu sou lamechas porque assim penso e porque estes são os meus principios como cidadã e filha que sou ,para lhe falar com franqueza o anónimo deve ser uma daquelas pessoas materialistas e sem sentimentos, o que nos dias de hoje mais se vê infelizmente.

Anónimo disse...

Os Lares podem ser bons Centros de Acolhimento....até para casais de idosos! E podem crer: são locais agradáveis, com cuidados de saude e higiene, com actividades de lazer, onde os idosos têm uma vida quase normal. E digo "quase normal" porque o carinho deve ser dado por familiares, o que nem sempre acontece. Mas o principal obstáculo é a mensalidade exigida: são bastante elevadas para aqueles que apenas recebem pensões sociais! Enfim, são injustiças sociais e humanas que atormentam quem, no final de uma longa caminhada, ainda têm que enfrentar.

Anónimo disse...

Prezada senhora:
É lamechas porque pensa que os bons sentimentos resolvem tudo.
Não.
É necessário usar os meios adequados para resolver os problemas:NESTE CASO,CAMAS APROPRIADAS,PROFISSIONAIS CONHECEDORES DOS PROBLEMAS PRÒPRIOS DOS VELHOS,CADEIRAS PRÓPRIAS,BANHEIRAS ESPECIAIS,CASAS SEM ESCADAS,ETC..
Ao seu bom coração(não ao meu,materialista,sem sentimentos)deve juntar as técnicas adequadas,que,neste sec.XXI,já são muitas.

Anónimo disse...

Quantos e quantos filhos (DEPOSITAM OS SEUS PAIS NOS LARES COMO DE UM FARDO SE TRATE E NUNCA MAIS APARECEM PARA OS VISITAR, OU PARA SABEREM SE ESTÃO BEM SE ESTÃO MAL,QUANTOS PARA LÁ VÃO CONTRARIADOS E QUE APÓS ISSO POUCO MAIS TEMTO VIVEM).NÃO SERÁ O DESGOSTO QUE OS MATA MAIS DEPRESSA?.
Vejamos o que acontece nos hospitais,quantas vezes com o pretêxto de uma dor os levam ao hospital e os deixam ficar lá para irem fazer o que bem lhes apetece?.
Quantos dão as moradas falsas para não serem mais incomodados?.
É triste mas é esta a realidade que vivemos.
HAJA CONSCIÊNCIA.

Anónimo disse...

Penso que não adianta continuar com respostas uma vêz que o anónimo ou anónima não sabe ler e interpretar o que eu escrevi no primeiro comentário.
leia-o bem e verá que eu não sou contra os Lares como ali refiro.
O resto não adianta repeti-lo.
Só um reparo,quantas pessoas há formadas para lidar com idosos na SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE CARRAZEDA DE ANSIÃES E OUTRAS SABE-SE LÁ QUANTAS.

Anónimo disse...

Qual professor?

Anónimo disse...

A discutir é que se aprofundam os temas.Mas verifico que está ansiosa por terminar a conversa.
Ainda lhe digo,no entanto,que para haver seja o que for é preciso,primeiro,concordar com a necessidade da sua existência.Depois,faremos os possíveis por que as instituições funcionem bem.
Não terá sido porque acordámos muito tarde que agora não temos os lares suficientes?
Não me parece que o lar de Carrazeda não tenha algumas pessoas competentes.Mas há-de melhorar,quero acreditar.
Apetece-me também dizer-lhe:cada época tem a sua maneira própria de resolver os problemas e já não estamos seguramente em tempo de resolver tudo no seio da família.

Anónimo disse...

Caro anónino/a eu não tenho qualquer receio de discutir consigo este tema,se o meu primeiro comentário tivesse sido bem lido e analisado não chegariamos tanto adiante.
Estou farta de lhe dizer que não sou contra os lares,mas sim sensuro os filhos que podendo acompanhar os seus progenitores em casa o não fazem.
Já que o é tão defensor dos lares para o bem estar dos nossos idosos, porque será que não os aceitam em todas as situações,senão vejamos:
Um idoso que já esteja acamado já é muito dificil ter acesso a um lugar num LAR.Porque será?.
Porque é que muitos idosos nessas condições têm de recorrer à UNIDADE PARA ACAMADOS DE VILA FLOR OU OUTRAS?.

Por outro lado porque se deixam degradar cada vêz mais as instalações do antigo HOSPITAL e não se aproveitam para criar uma UNIDADE IDÊNTICA? UMA VÊZ QUE HÁ NECESSIDADES NO NOSSO CONCELHO?.
De que estão à espera?.Ou têm medo que não seja rentável?.E digo isto porque já ouvi muitos comentários como por exemplo:
"AS SANTAS CASAS DA MISERICÓRDIA SÃO AUTÊNTICOS NEGÓCIOS".Que fique bem claro, isto são comentários que eu já ouvi várias vezes e por isso aqui os deixo.
Já que defende tanto esta causa em prol dos nossos idosos assim como eu também a defendo,então sejam justos e criem condições para TODOS.